TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Marketing Da RACCO

Trabalho Universitário: Planejamento De Marketing Da RACCO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O mercado brasileiro de cosméticos vive há alguns anos uma excelente fase de ascensão e expansão. Sendo considerado o terceiro país do mundo em produção de cosméticos, o Brasil cresceu mais de 300% em termos de faturamento desde 1996, segundo pesquisas da empresa MITI. Este trabalho abordará o assunto em questão, correlacionando-o com uma das maiores empresas brasileiras de cosméticos, a Racco Cosméticos. Os motivos que levaram à escolha desta empresa foram o seu rápido crescimento em um curto período de tempo, suas estratégias mercadológicas e o relacionamento com o cliente, além da falta de posicionamento no mercado em relação a outras grandes empresas de cosméticos como a Avon e a Natura. Tem como objetivo geral analisar mercadologicamente os diversos aspectos da Racco Cosméticos, e como objetivos específicos, procurar novas e diferentes formas de a empresa lidar com os problemas presentes na gestão atual.

2. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A Racco foi fundada em 1987, na cidade de Curitiba – PR, pelo casal Gisela e Felipe Rauen, com o propósito de criar e fabricar cosméticos inseridos nos padrões e normas internacionais de qualidade. A fábrica da Racco está localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e tem uma área construída de 6500 metros quadrados, e é equipada com máquinas italianas e inglesas que possuem uma capacidade de produção de 2,5 milhões de unidades/mês, chegando a 10 milhões de unidades/mês. Internacionalmente, a Racco atua hoje nos Estados Unidos, em Portugal e em Angola, no Paraguai e na Bolívia.

Fabricam produtos de beleza e de tratamento cosmético para os públicos feminimo, masculino, jovem e infantil. São cerca de 300 produtos divididos em linhas Ciclos d' Racco, Rosto, Solar, Corpo, Erva Doce, Nutriplus, Cabelos, Fibra Life, Vida, Maquiagem, Infantil, Perfumaria Feminina e Perfumaria Masculina. Todos esses produtos chegam ao mercado por meio de mais de 1600 Promotores em todas as regiões e mais de 400 mil Consultores(as) e Dirigentes RACCO.

No Brasil, é uma das poucas indústrias de cosméticos que mantém um laboratório amplo e moderno de análise físico-químico e microbiológica, um departamento de pesquisa e desenvolvimento que acompanha as tendências cosméticas mundiais e um departamento de marketing e design voltado para o desenvolvimento de embalagens diferenciadas, modernas e inovadoras. É a única que adota um meio de distribuição inovador: o sistema marketing multinível chamado de Sistema Racco de Marketing (SRM), em que todos os colaboradores podem se tornar dirigentes e ter seu próprio negócio.

3. ASPECTOS ESTRATÉGICOS

3.1. ANÁLISE DO MERCADO EM QUE A EMPRESA ATUA

A Racco atua no mercado de cosméticos que inclui também o de alimentos e nutricosméticos. No mundo, e em especial no Brasil, esse ramo vem crescendo a um ritmo bastante grande nos últimos anos, atingindo cifras na casa dos trilhões de dólares. O que leva a esse crescimento é a preocupação um tanto obsessiva pela beleza; a auto-estima não só da mulher, como também a do homem eleva-se em uma posição importante para ambos. Há também a preocupação com a saúde, cujo consumo dá-se em produtos como protetor solar, cremes corporais e faciais; e alimentos como fontes de fibras e vitaminas, sopas e bebidas.

O consumidor destes produtos tem a necessidade de se sentir mais bonito e feliz, como uma forma de auto-afirmação. Mesmo em classes sociais mais pobres, o consumo é bastante relevante, uma vez que a necessidade de auto-estima e confiança são universais, e acabam sendo conseguidas por meio da compra e uso de cosméticos. Quanto mais pessoas ascenderem socialmente para a classe média, maior será o potencial aquisitivo e, consequentemente, maior o consumo.

Esse mercado tornou-se muito concorrido devido à grande procura de novos produtos que pudessem satisfazer o consumidor tanto psicologicamente quanto financeiramente. Logo, a demanda de cosméticos começou a se expandir cada vez mais com o intuito de atrair e adquirir a confiança do consumidor, por meio de produtos com preços mais acessíveis e com a mesma ou até mesmo melhor eficiência e qualidade que produtos de alto renome. O que diferencia as marcas desse tipo é o posicionamento de mercado que elas possuem, ou seja, é a posição relativa que ocupam nas mentes dos seus respectivos consumidores em relação às marcas concorrentes. Para se obter um bom posicionamento e consequentemente permanecer no mercado é preciso que a empresa tenha planejamento, marketing, design, desenvolvimento, produção, publicidade, divulgação e qualidade.

3.2. REFERENCIAL ESTRATÉGICO

A missão de Racco consiste no crescimento pessoal, profissional e financeiro de suas equipes, levando em conta o nível de motivação e envolvimento dos funcionários para com o seu trabalho, além da garantia no ambiente externo e interno da empresa e do aprimoramento da qualidade do serviço prestado; tudo em prol da sustentabilidade e da durabilidade do relacionamento profissional.

Sua visão é ter o maior Sistema Brasileiro de Relacionamento através do Sistema Racco de Marketing; ser símbolo de inovação no segmento de cosméticos para produtos de rejuvenescimento e anticelulite, procurando sempre a ousadia e contribuindo para o bem-estar da sociedade com oportunidades.

Humanização, inovação, ética e comprometimento são os valores da Racco Cosméticos. Procuram estimular o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores internos, diretorias regionais e do SEM, manter relações de confiança e transparência com clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e com o mercado. No quesito inovação, a empresa procura estimular a criatividade, liderando o uso de tecnologias de ponta na produção de cosméticos, implantando soluções diferenciadas, antecipando-se no lançamento de produtos e assegurando a competitividade. Agindo com ética, respeitam os princípios, as políticas e o procedimento definidos pela empresa, pela lei e pela sociedade, além de contribuírem para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A Racco compromete-se em identificar e satisfazer as necessidades das pessoas, oferecendo produtos de qualidade.

3.3. ANÁLISE SWOT

3.3.1. PONTOS FORTES

Os pontos fortes que a Racco possui são a política de qualidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com