TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGICA planejamento de marketing

Tese: ESTRATÉGICA planejamento de marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 10

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

O que é um Plano e um Planejamento de Marketing?

Plano de marketing é o documento que resume o planejamento de marketing. Este, por sua vez, é um processo de intenso raciocínio e coordenação de pessoas, recursos financeiros e materiais cujo foco central é a verdadeira satisfação do consumidor. Em outras palavras, é ajudar o consumidor a se sentir um pouco mais feliz e, em conseqüência, gerar resultados positivos para a empresa e a sociedade.

Por exemplo, considere o lançamento de um xampu. A gerência de produtos coordena a elaboração do plano de marketing do produto, um diretor ou gerente de marketing o aprova, o departamento de compras adquire os componentes, diversas empresas os fornecem, uma fábrica produz o xampu, a equipe de vendas negocia e vende o produto, uma agência de propaganda desenvolve a comunicação da marca, uma ou várias empresas de transporte entregam o produto físico, o governo coleta impostos, o departamento de finanças mede os resultados financeiros, a diretoria avalia o desempenho do produto e, por fim, o consumidor – foco central de todo esse processo – satisfaz o seu desejo de Ter cabelos mais bonitos, limpos e perfumados e, portanto, fica um pouco mais feliz.

Marketing em si é planejamento e ação de detalhes

O processo descrito acima está cercado de inúmeros detalhes, o que torna o planejamento a principal atividade do profissional de marketing. São os detalhes que fazem a diferença, que levam um produto / serviço / empresa alcançar o sucesso. Para ter êxito o profissional de marketing precisa saber com segurança o que fará; é indispensável que tenha domínio sobre todo o processo, reduzindo incertezas e riscos – especialmente quanto a custos e investimentos. Em um mercado que gira cada vez com mais velocidade, de grandes mudanças, com crescentes exigências quanto à qualidade e aos custos, planejamento é questão de sobrevivência. Para subsistir – e, mais, para crescer – é essencial unir os esforços de todas as pessoas em direção a um só objetivo, dando sentido de unidade à organização. É imprescindível também evitar o desperdício de recursos causado por decisões erradas, assim como reduzir a necessidade de improvisos e o perigo do esquecimento de pormenores importantes, que muitas vezes fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso, ou entre o sucesso e o sofrível.

Planejamento é a reflexão sobre a realidade. Um plano é um guia, a linha central da estrada que nos leva ao objetivo

Ao trafegar por uma estrada, é praticamente impossível seguir em linha reta. Em geral há obstáculos repentinos que precisam ser superados, que provocam uma direção sinuosa. Daí a importância da linha central, guia e ponto de referência que torna a viagem mais fácil e segura, norteando com clareza.

O planejamento bem feito permite ações rápidas e precisas, base da força de uma empresa, e o plano de marketing nos orienta quando aparecem obstáculos imprevistos. Sem planejar, corremos o risco de parar no acostamento ou na contramão do mercado.

Planejamento é a elaboração, por etapas, com base técnica, de planos e programas com objetivos definidos

É importante também considerar a necessidade do planejamento formal. Embora já estejamos planejando tão logo pensemos em uma ação qualquer de negócios, esse planejamento é informal. A complexidade do mercado quase já não oferece espaço para aventuras de criatividade. Como sabem os publicitários experientes, “ propaganda consiste em 1% inspiração e 99% transpiração” , e o mesmo ocorre com o marketing.

A criatividade gera a “grande sacada” que permite a identificação de uma oportunidade de negócio e a construção de um sonho, mas constitui 1% dele. Para transformar sonho em realidade, é fundamental “transpirar”, elaborar um bom planejamento de marketing, detalhado e perspicaz – e formal.

É nesse conjunto harmonizado de fatores – criatividade, planejamento e ação rápida – que reside o caminho do sucesso.

Níveis de Planejamento

Como mostra a figura abaixo há três níveis fundamentais de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional. A ilustração também apresenta exemplos de planos relativos aos diversos níveis de planejamento e indica seus respectivos escopos. As linhas com setas indicam o processo de feedback que existe entre os três níveis de planejamento. Por exemplo, um plano promocional gera experiências que podem afetar o plano de marketing e o plano estratégico.

OS TRÊS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Plano estratégico ( cinco anos ou mais )

PLANEJAMENTO TÁTICO Plano de Marketing ( um ano )

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Plano promocional ( menos de um ano )

PLANEJAMENTO TÁTICO

O planejamento tático envolve uma unidade da organização, que pode ser um departamento ou uma divisão. No planejamento tático, o planejador se preocupa com a interpretação do planejamento estratégico, trazendo-o para mais perto da realidade do mercado por meio de planos específicos para cada departamento ou divisão, os planos táticos.

Os planos táticos de modo geral traduzem-se em planos de marketing, financeiro, de produção e de recursos humanos, dentre outros.

Por exemplo, se o plano estratégico define um objetivo de se aumentar a participação de mercado de uma empresa em determinado mercado de 10% para 25% ao longo de cinco anos, podemos traduzir esse objetivo nos seguintes planos táticos:

• Plano de marketing: lançar um produto novo a cada 18 meses;

• Plano financeiro: emitir ações para aumentar o capital;

• Plano de produção: construir uma fábrica nova;

• Planos de recursos humanos: contratar e treinar novos empregados.

Os planos táticos costumam se concentrar no médio prazo, qualificação que também depende de vários fatores, como as características do negócio, do mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com