TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico Tatico E Operacional

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Estrategico Tatico E Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 4

Processos Gerenciais

Planejamento

De acordo com Chiavenato (2007), planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado a preocupação exagerada em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo.

O Professor Roberto Shinyashiki (2011), acredita que antes do planejamento tem que ter a visão e saber como aproveitar as oportunidades, onde a maioria das pessoas enxerga os problemas, o empreendedor enxerga oportunidades de desenvolver uma atividade que possa lhe trazer lucros e o realize profissionalmente. Após enxergar esta oportunidade, inicia-se um planejamento, onde são verificadas todas as oportunidades e riscos que são assumidos com este empreendimento. O empreendedor sempre se antecipa ao problema e identifica as necessidades, nunca se esquecendo do seu público alvo, ele observa o que as pessoas estão buscando.

Já o Professor Paulo Barreto (2011), planejamento sempre foi necessário para o homem desde os tempos mais antigos. Ele cita a agricultura como o primeiro planejamento feito pelo homem, e que os homens primários começaram a plantar e tiveram visão de que plantando sempre teriam alimento, e assim começou a planejar como seria o melhor jeito de fazer o plantio: primeiro preparando o solo, também fizeram armazéns, para estarem alocando tanto a colheita quanto as sementes para o próximo plantio, assim foi o primeiro planejamento realizado pelo homem.

Assim o homem começou a planejar para tudo em sua vida, então ele obteve a eficácia e, ao longo do tempo com muito planejamento, a eficiência.

Tanto para Chiavenato, quanto para Shinyashiki, como para Paulo Barreto, existem 3 tipos de planejamentos, que são:

Planejamento Estratégico: é o planejamento de nível institucional, ou seja, voltado para a empresa e seu ambiente geral (ambiente interno e externo) e devido a essa característica, esta sujeito as incertezas do ambiente e do mercado. Este tipo de planejamento é desenvolvido sempre olhando as interações entre todas as unidades para obter sinergia entre as mesmas e fazer com que esta combinação alcance os objetivos da estratégia empresarial.

Deve ser focado em como fazer e no longo prazo, conforme ressalta Chiavenato:

Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10, 15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo (CHIAVENATO, Idalberto. Administração, Rio de Janeiro, Elsevier, São Paulo, Anhanguera, 2010, p. 142).

Planejamento Tático: é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos a partis de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura (CHIAVENATO 2007, p. 166).

O planejamento tático é projetado para o médio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com