TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamentos: estratégico, tático e operacional

Pesquisas Acadêmicas: Planejamentos: estratégico, tático e operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.947 Palavras (20 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 20

PLANEJAMENTOS: ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL.

O planejamento é um processo contínuo, desenvolvido com a finalidade de alcançar uma determinada situação almejada, com maior eficiência, utilizando esforços, talentos, competência e os demais recursos disponíveis na organização. Envolve todos os níveis de uma organização. Cada nível cuida de um tipo específico de planejamento: estratégico, tático e operacional.

Segundo Chiavenato (2006):

O planejamento estratégico tem como características fundamentais: é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre a empresa e seus ambientes de tarefa, e envolve a empresa como um todo.

É formado pelos altos executivos das organizações, que defini os objetivos e define o Plano para tomada de decisões, analisando os pontos fortes, e evidenciando os pontos fracos pra que seja corrigido, estabelecendo os objetivos e metas a serem cumpridos.

O planejamento estratégico exige sete etapas: 1º determinação dos objetivos, onde se quer chegar. 2º análise ambiental externa, o que há no ambiente. 3º análise organizacional interna. 4º formulação do planejamento. 5º elaboração do planejamento. 6º implementação e execução. 7º avaliação dos resultados.

Já o planejamento tático tem por finalidades atingir objetivos específicos determinados pela cúpula da organização, com o objetivo de integralizar os setores pra realização das metas definidas no plano estratégico. Atingindo o objetivo em médio prazo, que serão realizados por cada setor de forma independente. Promovendo um contato entre o nível estratégico e o operacional, desenvolvendo a direção do planejamento estratégico.

No que diz respeito ao planejamento operacional é o executa as ações determinadas pelo plano tático, dentro de um curto prazo observando detalhes das etapas dos projetos, métodos a serem utilizados, pessoas, responsabilidades, materiais e equipamentos para que a ação seja executada com eficiência e com resultado satisfatório, conforme as metas estabelecidas pelo plano estratégico.

Para Maximiano (2006):

Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia definindo a relação entre a organização e o ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir.

Planejamento segundo Santos, (O desafio do administrador do futuro):

O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer...

O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas. Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos como vai acontecer. O planejamento não é uma iniciativa onde pretende-se acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficácia nos projetos e processos decorrentes.

Para Roberto Shinyashiki o bom empreendedor é aquele que consegue ver o futuro, o que está nas entrelinhas, sabe antecipa-se ao fatos. Ver o futuro como consequência do presente.

2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS PARA PROJETO NOSSA CASA.

O planejamento estratégico do grupo consiste em realizar a arrecadação de alimentos de primeira necessidade para o Projeto Nossa Casa, situado à Vila Vitória, Porto Seguro, BA, sendo a cuidadora responsável a Irmã Cecilia, a qual pertence a ordem das irmãs Sagrado Coração de Maria. A instituição foi fundada com o objetivo de resgatar as mulheres da comunidade a margem da sociedade, com o início dos trabalhos, criou-se a necessidade de creche para que as mesmas pudessem participar das atividades do Projeto. Sua missão é ajudar ao próximo sempre.

O Projeto tem como atividade principal apoiar crianças, adolescentes e mães carentes da comunidade, que fora de seu horário de aula estão ociosos e pelas ruas. No Projeto são desenvolvidas atividades de artesanato como, ponto cruz, futebol, teatro, aula de informática, dança, flauta, e brincadeiras de rua, além disso é oferecido uma boa alimentação.

O Projeto conta com a colaboração de algumas empresas da região, e também com a ajuda do cidadão comum, sendo este, sempre prestativo, com a contribuição do pouco que sua situação financeira permite. E pelo fato de Porto Seguro ser uma cidade sazonal, nos períodos de baixa temporada a entidade passa por diversas dificuldades, pois nesse período à uma grande redução de doação por parte dos empresários, o seja, as empresas. Nossa meta é justamente arrecadar alimentos suficiente para este período de baixa estação.

3.1 Desenvolvimento

Dividimos os participantes em departamentos para melhor realização do planejamento. Integrantes do grupo de n°1 (organização e funcionamento dos departamentos), nº2 (divulgação), nº 3 (separação dos alimentos por gêneros), n°4 (logística), nº 5 (entrega).

O organizador responsável teve a função de perpetrar parceria junto a administração do POLO e demais parceiros para realização dos trabalhos e supervisionou o andamento dos mesmoS, DIVIDINDO OS DEPARTAMENTOS E funções dos responsáveis e colaboradores. O departamento de divulgação realizou seu trabalho através de redes sociais e E-MAILS dos alunos da faculdade junto a secretaria e com cartazes nas áreas comuns, EXPLICANDO a todas AS TURMAS DO POLO PORTO SEGURO DA FACULDADE ANHANGUERA, A NECESSIDADE DA AJUDA E SOLICITANDO A DOAÇÃO DA “semana d´ajuda”.

Foi solicitado jUNTO A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL CDL, a ajuda da divulgação para empresários de todos os setores da economia de Porto Seguro. Arrecadados os alimentos o departamento responsável pela separação dos alimentos doados começa a distingui-los por gênero, colocando-os separados. Sendo necessário o espaço cedido pelo POLO para realização da tarefa.

Alimentos separados, a logística começa a executa-lo através dos veículos disponíveis dos integrantes do grupo separando cada VEÍCULO com um determinado gênero de alimento. O Responsável pela entrega já se encontra na entidade afim de que sejam arrumados os mantimentos por data de validade em seus respectivos locais de armazenamento.

3.2 Organização

Todo planejamento contem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com