TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre o planejamento tático, estratégico e operacional no que tange a abrangência, extensão, grau de incerteza nível da empresa na qual é gerado e seu papel na ação empresaria

Ensaio: A diferença entre o planejamento tático, estratégico e operacional no que tange a abrangência, extensão, grau de incerteza nível da empresa na qual é gerado e seu papel na ação empresaria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Ensaio  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  1.271 Visualizações

Página 1 de 3

)Estabeleça as diferenças entre o planejamento tático, estratégico e operacional no que tange a abrangência, extensão, grau de incerteza nível da empresa na qual é gerado e seu papel na ação empresarial.

RESPOSTA:

O planejamento estratégico é o mais amplo, pois abrange todos os recursos e áreas de atividades, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional. É projetados no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos á vários anos pela frente. É definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados. Alto grau de incerteza, pois baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais.

Planejamento tático abrange cada departamento ou unidade da organização. Caracteriza-se para o médio prazo, geralmente para o exercício anual. Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. É definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa. Funciona como meio de orientar o processo decisório dando-lhe maior racionalidade e subtraindo a incerteza subjacente a qualquer tomada de decisão

Planejamento operacional abrange cada tarefa ou atividade especifica. É projetado para o curto prazo, para o imediato. Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. É definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade. Grau de incerteza mínimo ou nenhum planejamento operacional é desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa; é de nível operacional, tem certeza e regularidade.

2) O planejamento tático apresenta 11 características principais. Defina 3 e Procure relacioná-las com o nível intermediário entre a incerteza externa localizada e no ambiente e a necessidade de no certeza requerida nível operacional.

RESPOSTA:

O planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, pois, ao estabelecer esquemas para o futuro, funciona como o meio de orientar processo decisório, dando-lhe maior racionalidade e subtraindo a incerteza subjacente a qualquer tomada de decisão.

O planejamento seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação em função de suas conseqüências futuras e das possibilidades de sua realização.

O planejamento é uma técnica cíclica. À medida que o planejamento é executado, permite condições de avaliação e mensuração para novos planejamentos, com informações e perspectivas mais seguras e corretas.

3) Relacione os elementos comuns em toda decisão e as quatro fases essenciais do processo decisório

RESPOSTA:

Fase de Inteligência - na qual ocorre a exploração do ambiente;

Fase de Concepção - abrange a criação e a análise dos possíveis cursos de ação;

Fase de Escolha - em que há a opção por uma das alternativas de ação;

Fase de Revisão - na qual são avaliadas decisões tomadas anteriormente.

4) Relacione

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com