TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento, planejamento e controle de produção

Relatório de pesquisa: Planejamento, planejamento e controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.755 Palavras (24 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 24

- UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Superior Tecnológico em Logística

Planejamento, Programação e Controle de Produção

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Elen Cristina da Silva Santos RA: 6580295535

Jallison Gomes da Costa RA: 6580322705

Robert Wagner Ribeiro Silva RA: 8332016354

Udenei Ferreira dos Santos RA: 8142757617

Tiago de Souza Silva RA:6377220041

Professor: Álvaro Geraldo

Anápolis, 26 de abril de 2014

Apresentação

O presente estudo tem o objetivo de enfatizar a importância do Planejamento e Controle da Produção - PPCP- nas empresas, através da visão profissional e acadêmica, demonstrando os impactos positivos da administração da produção e os efeitos danosos do mau planejamento. Planejamento e controle da produção hoje em dia é de suma importância para uma organização, podendo se dizer que é indispensável um departamento de PCP dentro de uma organização que quer se manter viva no mercado de negócios. O PCP tem a função de garantir que os produtos estejam disponíveis na quantidade, qualidade e prazo necessário para envio ao cliente.

ETAPA 1

Planejamento e Controle de Produção

Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não produzem ao acaso e nem funciona de improviso. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Para isso existe o Planejamento e Controle de Produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e a eficácia da empresa. O PCP como é mais comumente referenciado, é o departamento da empresa que determina: o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, onde vai ser produzido, como vai ser produzido e quando vai ser produzido.

O planejamento é a função administrativa que determina os objetivos a serem atingidos. Ele está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A tarefa do controle e verificar se tudo está sendo feito de acordo como foi planejado e organizado para identificar os erros e desvios, afim de corrigi-los. O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo e o controle a ultima, sendo que planeja a produção e controla seu desempenho. O PCP estabelece o que vai produzir e o que deverá dispor de matéria – primas e matérias, de pessoas, máquinas e equipamentos, bem como estoque de produtos acabados para suprir as vendas.

Ao desenvolver as suas funções, o PCP mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa, são elas:

- Com a área de engenharia industrial: o PCP programa o funcionamento de maquinas e equipamentos e baseia-se em boletins de operações (BO) fornecidos pela engenharia industrial. E a engenharia industrial programa a paralisação de máquinas e equipamentos para a manutenção e reparos.

- Com a área de suprimentos e compras: o PCP programa materiais e matéria – primas, que devem ser obtidos no mercado fornecedor pelo órgão de compras e estocados pelo órgão de suprimentos. E a área de suprimentos e compras funciona na base daquilo que o PCP planeja.

- Com a área de recursos humanos: o PCP programa a atividade da mão de obra, estabelecendo a quantidade de pessoas que devem trabalhar no processo de produção. O recrutamento, a seleção e o treinamento do pessoal são atividades em função do PCP.

-Com a área financeira: o PCP se baseia nos cálculos financeiros fornecidos pela área financeira para estabelecer os níveis de estoques de matérias-primas e de produtos acabados, alem dos lotes econômicos de produção.

O PCP baseia em princípios fundamentais e não em leis. Quando trata de planejamento de produção, o PCP utiliza os princípios fundamentais do controle. Os princípios que regem o planejamento são:

- Principio da definição do objetivo: o objetivo deve ser definido de forma clara e concisa, para que o planejamento seja adequado, porque este é feito em função do objetivo que se pretende atingir.

- Principio da flexibilidade do planejamento: o planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas.

No PCP existem três tipos de sistemas de produção: sob encomenda, em lotes e continua. O PCP é feito sob medida para cada encomenda na produção sob encomenda; é feito por lotes para o conjunto de lotes na produção em lotes; e é feito para o exercício mensal ou anual na produção continua.

Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração

A Administração de Materiais tecnicamente bem aparelhada é, sem dúvida, uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa. (FRANCISSH & GURGEL,2002). Geralmente, pode-se observar uma correlação entre a má administração de materiais em uma empresa e conseqüências com problemas financeiros. Daí, a importância de elaborar um programa para a implantação de uma Administração de Materiais bem organizada, estabelecendo-se objetivos financeiros e administrativos bem definidos. Uma administração de materiais deficiente utiliza mal os recursos financeiros escassos, muitas vezes sem resultados na área produtiva ou, como é mais grave, no nível de atendimento ao público. (Francischini & Gurgel, 2002,p.2)

O grande objetivo da administração de materiais é com muita estratégia eliminar da produção todos os itens que não tem uma certa rotatividade no estoque, ou seja, retirar de movimentação os itens que estão inertes no estoque, sem muita demanda, transferindo, portanto o investimento que ficaria sem movimentação por um período mais longo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com