TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Trabalho

Ensaios: Plano De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Jubilato (2006) enfatiza que o profissional de DP existe antes da própria área de Recursos Humanos. Esse setor veio evoluindo de tal forma que agregou muitas outras atividades, inclusive às inerentes ao Departamento De Pessoal. E fundamental que os profissionais dessa área tenham conhecimento da legislação trabalhista, pois mantinha atualizados os registros, os quadros e as relações exigidas por lei, visando evitar problemas para o empregador. De qualquer modo, independente do porte da empresa e do papel de RH na organização, onde o profissional de DP está inserido, os processos para obter um departamento de pessoal competitivo, com a pretensão de não ser apenas um "centro de custo" da organização, e sim, um "centro de resultados". Para isso, é fundamental que os profissionais do DP se preparem para exercer suas funções, visando assim orientar as demais áreas da empresa quanto ao correto cumprimento da legislação trabalhista e da previdenciária, bem como a participação do DP no processo demissional, onde cabe o esclarecimento de modo harmônico, das verbas rescisórias e sua homologação, podem evitar a abertura de futuras reclamações trabalhistas, evitando perdas financeiras. Portanto o DP, bem preparado e com profissionais capacitados a desempenhar tais atividades, torna-se um diferencial competitivo da área de RH no contexto organizacional.

Foi a partir da década de 80 que começou a se ouvir falar em Administração de Recursos Humanos de maneira mais estratégica, como uma forma mais humana de tratar as relações de trabalho, tornando se a área da Administração de Recursos Humanos responsável pelas atividades que antes eram do departamento de pessoal e também aderindo outras atividades inerentes às relações dos profissionais com a empresa desde seu primeiro contato até o último. As empresas começaram a perceber que seus funcionários poderiam fazer toda a diferença para o sucesso da empresa, então, começaram a investir nesta área, que antes era apenas burocrática, para que ela se tornasse mais estratégica, oferecendo-lhe responsabilidades sobre vários aspectos organizacionais.

Para que os profissionais de departamento de pessoal obtenham destaque, não devem limitar-se nas atividades rotineira como cadastros admissionais e cálculos trabalhistas, mas sim buscar atualização para tornassem capazes de orientar as demais áreas sobre as legislações trabalhistas evitando assim problemas futuros com fiscalizações e processos.

O que nos foi proposto nesta atividade é a Elaboração de um Plano de Trabalho para um Departamento Pessoal.

Para isso a organização se torna imprescindível para lidar com as obrigações impostas, assim consequentemente se chega aos objetivos esperados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com