TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Real

Dissertações: Plano Real. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

INFLAÇÃO

INFLAÇÃO

A Hiperinflação era um problema sério no Brasil, ela era uma herança de governos anteriores. A inflação era gigantesca que deixava a nossa moeda frágil, a chamada inflação galopante (embaixo, em cima) o trabalhador ía ao supermercado pela manhã e a mercadoria custava certo preço e à tarde do mesmo dia ela custava outro.

Deixando assim o país economicamente dependente devendo encontrar soluções para valorização de sua moeda e desenvolvimento de sua economomia.

A circulação de papel-moeda em uma economia que não tem riquezas correspondentes àquele total de dinheiro disponível acaba desvalorizando a moeda gerando uma crise inflacionária com o acumulo de dívidas.

No Brasil essa contração de dívidas tem longa data e veio se desenhando desde o período colonial. Rui Barbosa em sua gestão procurou modernizar a economia nacional permitindo que os bancos fabricassem papel-moeda e facilitando a contração de empréstimos para a criação de empresas gerando uma enorme crise inflacionária.

RUY BARBOSA – 05/11/1849 – 01/03/1923

Por causa da inflação tivemos vários planos de governo, que criou diferentes moedas no Brasil.

O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

De 1942 a 1994:

CRUZEIRO (com centavos) – 01/11/1942 Getúlio Vargas

CRUZEIRO (sem centavos) – 02/12/1964 Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco

CRUZEIRO NOVO (com centavos) – 13/02/1967 Artur da Costa e Silva

CRUZEIRO (com centavos) – 15/05/1970 Emílio Garrastazu Médici

1. CRUZEIRO (sem centavos) – 16/08/1984 Tancredo Neves (morreu antes de tomar posse)

José Sarney (vice que assumiu a presidência)

CRUZADO (com centavos) – 28/02/1986 José Sarney

CRUZADO NOVO (com centavos) – 16/01/1989 José Sarney

CRUZEIRO (com centavos) – 16/03/1990 Fernando Collor

Plano do Governo Collor:

-Abertura do mercado nacional às importações

-Um programa nacional de desestatização.

Seu Plano, que no início teve uma boa aceitação, chegou a ter uma inflação na casa dos 1200% ao ano; junto a isso, denúncias de corrupção política envolvendo o seu tesoureiro gerando um processo de Impeachment. O processo, antes de aprovado, fez com que o presidente renunciasse ao cargo em 29 de dezembro de 1992, deixando-o para seu vice Itamar Franco assumir a Presidencia.

Após ter assumido a Presidência da República, Itamar Franco indica e em seguida nomeia Fernando Henrique Cardoso (FHC) a Ministro da Fazenda.

Fernando Henrique Cardoso (FHC) que ocupava o cargo de Ministro das Relações Exteriores assume o cargo de Ministro da Fazenda.

ITAMAR e FHC (Plano para acabar com a Inflação)

O novo ministro reuniu um grupo de economistas para elaborar um plano de combate a inflação, nesse grupo tinha: Persio Arida, André Lara Resende, Gustavo Franco, Pedro Malan, Edmar Bacha, Clóvis Carvalho e Winston Fritsch.

Obs. Informando sempre o Presidente Itamar Franco o que estavam preparando.

O cenário era critico!

- Sem perspectiva de Fundo Monetário.

- O Congresso estava com um processo chamado CPI dos Anões do orçamento.

- E o Presidente era um vice (Itamar Franco).

CRUZEIRO REAL (com centavos) – 01/08/1993 Itamar Franco

Em 1 de agosto de 1993, o ministro promoveu a sétima mudança de moeda do Brasil, de Cruzeiro para Cruzeiro Real, para efeito de ajuste de valores. A intenção do governo era repetir mais uma vez

a prática de "cortar três zeros", porém, no mesmo mês de lançamento do Cruzeiro Real a inflação foi de 33,53%, e em janeiro de 1994, de 42,19%.

CRUZEIRO REAL (menor padrão monetário que já existiu)

Vigente: 01/08/1993 – 30/06/1994

Para o Cruzeiro Real, não foram emitidas moedas com valores em centavos, sendo que se consideravam como centavos as cédulas e moedas do padrão anterior na razão de 10 "cruzeiros" por centavo.

Em substituição as cédulas mais antigas do padrão anterior, foram lançadas inicialmente as moedas de 5 e 10 cruzeiros reais, sendo que mais adiante foram lançadas também as moedas de 50 e 100 cruzeiros reais

O então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso (FHC), efetuou uma medida econômica que tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação. O atual presidente na época Itamar Franco, autorizou que os trabalhos se dessem de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com