TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Mídia

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de Mídia

Cliente: Café da Roça

Briefing de Mídia

  1. Indicadores de Marketing:
  1. Participação de Mercado: O Café da Roça está ativo no mercado desde 2011.
  2. Antes de abrir o negócio, o casal de proprietários pesquisou sobre a viabilidade de abrir a empresa na cidade. Constatou que a prestação de serviços é um dos mercados que mais fatura na economia de Umuarama. Graças a essa crescente, logo nos primeiro sete meses, a cafeteria cresceu em média 10% ao mês em número de vendas. Baseando-se em pesquisas, os proprietários constataram que o café é uma bebida consumida regularmente, e ficou em segundo lugar como bebida mais consumida, perdendo apenas para a água. Analisando o consumo de café na cidade de Umuarama, observou-se que, apesar da existência de cafeterias, a população ainda não tem como hábito consumi-lo nesses estabelecimentos, mas em padarias. Observou-se a existência de dois estabelecimentos atuantes no mesmo segmento: o Café Mistura Fina e o Café Mania de Café. Na análise feita com a concorrência ficou claro que a cafeteria Café da Roça é a mais ativa no mercado quanto ao número de produtos oferecidos e aos preços praticados.

  1. Estratégia de Preço e Produto: Os proprietários exaltam a criatividade e a qualidade nos produtos artesanais. Todas as receitas dos produtos que são servidos no Café da Roça são exclusivas, ou seja, em nenhum outro local da cidade o consumidor encontrará um produto igual ou com o mesmo sabor do que os vendidos no estabelecimento. Além disso, todos os drinks servidos são elaborados pelos proprietários. Como diferenciais apontados dentro das linhas de produtos temos o tiramisu, o empadão e o lanche natural. Quantos ao preços, comparados a outras cafeterias, possuem preços similares e alguns mais elevados, que são estipulados a partir do calculo sobre os gastos para a produção e manutenção dos produtos.

  1. Estratégia de Distribuição do produto: Segundo pesquisa da ABIC (Associação Brasileira de Indústria de Café), no mercado de cafeterias os clientes normalmente consomem os produtos dentro de seu próprio estabelecimento. A distribuição dos produtos é feita no próprio estabelecimento. Sem vendas externas, o Café da Roça possui um quadro de seis funcionários, sendo um confeiteira, uma ajudante e quatro atendentes no balcão, duas no período matutino e duas no vespertino. O café não oferece o serviço delivery, e os clientes tem que se deslocar até o estabelecimento. O café ainda não possui uma estrutura para uma grande demanda de entrega e nem embalagens customizadas.
  1. Diferencial do produto em relação a concorrência: O diferencial está na quantidade de produtos oferecidos comparados a concorrência. Além disso, também se encontra pelos drinks artesanais e pela qualidade dos produtos.
  1. Estágio de Ciclo de Vida do produto e da marca: O ramo alimentício geralmente está em alta, principalmente neste momento, onde as pessoas estão cada vez mais optando por se alimentar na rua, por ser mais prático e rápido. Além disso, o consumo de café no Brasil mantém a economia constante. O Café da Roça, ao trazer drinks diferenciados, busca se manter inovador na cidade de Umuarama.
  1. Fatores de decisão de compra: Um dos fatores na decisão de compra, é pelo Café da Roça se encontrar em local estratégico da Avenida Paraná. Além disso, é o único café da cidade que oferece tanta diversidade de produtos.
  1. Público-alvo:

Público-alvo primário: homens e mulheres, das classes B e C, entre 30 a 50 anos. O perfil do nosso público são pessoas interessadas por leituras, conectadas nas redes sociais, bem informadas, e que gostam de lugares aconchegantes.

Público-alvo secundário: homens e mulheres, das classes B e C, entre 20 e 30 anos.

  1. Aspectos Sazonais

Segundo os proprietários, o fluxo maior de clientes começa no início do mês e permanece até o dia 20, sendo os horários de maior movimento das 15h as 21h30min.

  1. Atuação da concorrência

Concorrentes diretos: Mania de Café e Mistura Fina

Café da Roça: faz promoções em sites de compras coletivas e no ponto de venda. Fazem propaganda em TV, jornal e flyer.

Mania de Café: faz promoção de pão de queijo apenas no estabelecimento. Quanto a propaganda, não foi encontrada nenhuma divulgação na época.

Mistura Fina: Não possui promoções e não foi encontrado nenhuma forma de divulgação.

  1. Necessidade de atingimento

Fazer uma campanha de posicionamento e posteriormente focar em uma campanha que vise atrair mais público para aumentar o fluxo de pessoas nos horários de menos movimento.

  1. Tipos e fases da campanha:

6.1) Classificação quanto ao âmbito da campanha: Concorrência

6.2) Classificação quanto à abordagem da campanha: Campanha guarda-chuva (conceitua a empresa, fixa sua imagem e informa sua linha de produtos, objetivando o estabelecimento e o reconhecimento de marca da empresa e dos produtos).

  1. Período da campanha

O período mais favorável para nossa campanha, é o inverno e outono. Como o foco principal é divulgar os drinks com café, vemos nesse período uma maior procura pela bebida, apesar do Café da Roça oferecer opções de drinks de café gelados. Usaremos continuidade linear, que são indicadas para categorias de consumo horizontal, com curto ciclo de compra, que tem desempenho pouco diferenciado com a concorrência, baixa fidelidade e necessidade de manter Share of Mind

  1. Área geográfica

A campanha será direcionada principalmente a cidade de Umuarama. Como a campanha é direcionada para o público B e C, queremos atingir principalmente aqueles que fazem suas atividades no centro da cidade, ou que morem perto do Café da Roça, e que possam ao pensar em tomar um café ou lanchar, pensar primeiramente no nosso cliente. Logo, uma das estratégias é usar painéis urbanos no centro da cidade, ao longo da Avenida Paraná, e principalmente próximo a praça Santos Dummond, onde se encontra um dos nossos concorrentes secundários, porém que é muito forte, a Panificadora Real

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (96.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com