TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política e Prática de Recursos Humanos

Projeto de pesquisa: Política e Prática de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 11

ÍNDICE

Introdução............................................................................................pág. 03

Etapa 1..................................................................................................pág. 04

Etapa 2..................................................................................................pág. 06

Etapa 3..................................................................................................pág. 12

Etapa 4..................................................................................................pág. 14

Plano de Ação.......................................................................................pág. 15

INTRODUÇÃO

A visão de que as pessoas são o ativo mais importante das empresas, vem ganhando notoriedade há algum tempo nas esferas acadêmicas e empresariais. Algumas organizações perceberam que investir em pessoas, pode proporcionar uma grande vantagem competitiva perante seus concorrentes. Em muitas empresas, a área de gestão de pessoas tem apresentado uma grande evolução em suas políticas e práticas, deixando de ser apenas o órgão que seleciona, treina e mantém pessoas, para se tornar uma área estratégica. As organizações perceberam que a fonte de vantagem competitiva, não poderia mais ser procurada apenas externamente, e sim, dentro do seu ambiente organizacional. Essa percepção ocorre porque vantagens advindas do capital financeiro, tecnológico e de recursos naturais são mais facilmente copiadas do que práticas e políticas de gestão de pessoas, e principalmente seu resultado.

As políticas e práticas de gestão de pessoas são tão importantes para as empresas e para os colaboradores, que empresas presentes nos rankings das melhores empresas para se trabalhar de todo o mundo, são aquelas que conseguem atrelar boas práticas de gestão de pessoas à estratégia organizacional.

ETAPA 1

PASSOS 1 (EQUIPE)

Numa realidade de mudanças, o gestor de pessoas deve identificar as implicações das pessoas na organização, de modo a facilitar os processos em concordância com a cultura organizacional, alinhando as estratégias organizacionais às condições viáveis das relações de trabalho, e consolidando um comportamento organizacional que transite positivamente para o novo cenário.

O desafio do Gestor de Pessoas acontece quando a organização em crescimento exige medidas mais eficazes de gestão. A primeira vista, para muitos gestores, fazer uso de ferramentas de controle e monitoramento consolida-se no caminho mais viável, visto que alinhar o indivíduo com os valores empresarias não seja tarefa fácil. No entanto, seguir a linha estratégica constitui-se em compreender, que as pessoas formam a cadeia de valor na empresa e, portanto, são capazes de orientar-se num objetivo comum, através de uma forma de administração que preserve o seu capital intelectual.

PASSO 3 (EQUIPE)

Vivemos em uma sociedade marcada fortemente pela mudança, tudo muda em instantes. As relações de trabalho também mudam, não apenas as leis, mas em princípio o modo como às pessoas são tratadas e administradas nas empresas.

Nos dias de hoje, a tendência em valorizar as pessoas no ambiente organizacional se difere do início do Século XX, quando o trabalho humano era caracterizado pela exploração das pessoas como se elas fossem uma peça dentro do processo produtivo.

No filme “Tempos Modernos”, estrelado por Charles Chaplin, mostra com exatidão como no passado o homem era empregado nas empresas. Aponta bastante para as situações da nossa atual realidade, agregando a história da humanidade como herança nos traços do passado. Demonstra também a abusividade do regime trabalhista, onde naquela época as pessoas trabalhavam muito e eram pouco remuneradas, dando ênfase a extrema diferença entre a classe trabalhadora e a burguesia em sua totalidade, onde existia uma forte evidência à exploração nas categorias operacionais dos setores das empresas.

A excessiva carga horária de trabalho, o aumento da produção em condições subumanas onde às pessoas eram expostas em seus locais de trabalho, ratifica a luta por uma carga horária menor, aumento salarial e condições adequadas para exercer um bom trabalho até os dias de hoje. O filme relata que a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas a remuneração salarial que as pessoas recebiam pelos seus trabalhos, muitas vezes não pagava o preço do produto que era produzido, o que certamente podia ser considerado como algo injusto. Fala um pouco a respeito da transição de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde ocasionava a dispensa de muitos após a adoção desse método de trabalho. A inflexibilidade da situação elevou demasiadamente no desempenho das indústrias, gerando demissões, insatisfação e estresse para seus subordinados e sindicalistas. O filme aborda a história da Revolução Industrial e a abordagem básica da Escola Científica que se baseia na teoria das tarefas.

Para o nosso tempo, os trabalhadores se organizam e exigem condições mais justas de trabalho, através do surgimento de sindicatos, que são associações onde esses trabalhadores se agrupam em defesa dos seus direitos fundamentais no trabalho, resultando no surgimento de uma série de leis que visaram a proteção ao bem estar e a segurança dos trabalhadores por melhores condições para o seu exercício.

Um exemplo disso é a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como o principal conjunto de normas sobre o trabalho humano.

Com o aumento da competitividade do mercado de trabalho, as empresas não buscam unicamente pessoas conhecedoras de técnicas, mas que apresentem características de iniciativa e de liderança.

As pessoas capazes de criação, de envolvimento, de inovação e iniciativa, tendem a elevar as empresas rumo ao sucesso no mercado. São características importantes, principalmente quando se tem a visão de que todos possuem a tomada de decisão e responsabilidade no desempenho da empresa como um todo.

Com a globalização dessas ações, nota-se que a gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com