TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 1 Economia E Mercado

Trabalho Escolar: Portfólio 1 Economia E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 2

.............................................................................................................

1 - O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?

R: Permitir ao mercado que você tem escolhas, existindo o livre acesso dos competidores, e as suas principais características são: um grande número de compradores e vendedores do produto; produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes; não existem barreiras para o ingresso de empresas no mercado; transparência: as informações sobre lucros, preços etc.

São conhecidas por todos os participantes do mercado; como o Estado não intervém, o mercado regula-se através da chamada "mão invisível da concorrência". Os preços são definidos pelo livre jogo da oferta e demanda. Assim, o equilibrio seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo.

2 - Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?

R: Porque ela não tem como influenciar o preço de mercado, determinando seu próprio preço ao nível daquele de mercado, por isso se torna uma tomadora de preços.

3 - Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?

R: Os lucros no mercado de concorrência perfeita são em longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, mas apenas o chamado lucro normal que representa a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra atividade, que pode ser associado a uma espécie de rentabilidade média de mercado).

4 – Na concorrência perfeita, qual é a relação entre a demanda pela produção da empresa e a demanda do mercado?

R: Em mercado “perfeitamente competitivo”, um modelo idealizado, firma não lucrar, vender ou ofertar a preço de custo, e a demanda, da mesma forma, comprar ao preço de custo oferecido a quantidade máxima.

5 - Faça uma pesquisa na internet ou na biblioteca da faculdade, consultando livros de economia, artigos acadêmicos, jornais, revistas e periódicos em geral, buscando empresas ou setores do mercado de concorrência perfeita, escolham um case a ser mencionado/anexado no seu portfólio e explique o porquê do enquadramento dessa empresa nesse mercado.

R: Uma empresa que a meu ver se enquadra no mercado da concorrência perfeita e as Casa Bahia, pois ela não aumenta o valor do preço de sua mercadoria para não perder seus clientes já fidelizados garantindo cobrir ofertas de seus concorrentes e disponibilizando facilidades de pagamento para aqueles clientes com baixo poder aquisitivo.

CONCLUSÃO

Conclui com este trabalho que a concorrência Perfeita corresponde a uma situação de mercado limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço ou a quantidade transacionada, e ela permitir ao mercado que você tem escolhas, existindo o livre acesso dos competidores, já o seu lucro em uma concorrência perfeita de mercado é em longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, mas apenas o chamado lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com