TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual 4 Semestre

Artigos Científicos: Portfólio Individual 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O objetivo básico na teoria e prática de Administração Financeira de Empresas, conhecida como Finanças Empresariais, é o de maximizar o valor da empresa, isto é, maximação do patrimônio líquido da empresa.

Partindo dessa premissa serão apresentados nesta atividade os resultados de uma consultoria realizada para empresa “GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A”, em que o acadêmico usufruirá da oportunidade de desempenhar o seu importante papel como administrador e consultor financeiro, a fim de atender as informações requisitadas, em busca do objetivo financeiro a ser alcançado pela referida empresa, sua maximação, que nada mais é que o lucro.

Com o objetivo simples e detalhado, durante o estudo deste trabalho, trago para o querido leitor uma demonstração objetiva dos seguintes recursos: DRE e FLUXO DE CAIXA. Em primeiro contato com planilhas e explicações textuais. Levando a entender como funcionam ambos citados. Em seguidas vamos aprofundar com deduções lógicas.

Pode ser visto, como se podem calcular os juros, comissões, tributos e outros. Trarei também, um pequeno questionário de perguntas e respostas, falando sobre a importância de fluxo de caixa, custo de oportunidade, orçamento empresarial, contribuições sociais, impostos e outros.

2 DESENVOLVIMENTO

CONFORME EFETUADO AS SEGUINTES PLANILHAS, O RESULTADO DE LUCRO ESTIMADO PARA MARCOS E GABRIELE É FAVORÁVEL. CALCULANDO-SE UM AUMENTO DE APROXIMADAMENTE 5,67% DE LUCRO LIQUIDO MENSAL. ASSIM FICA SUBESCRITO QUE, SEGUINDO AS NORMAS BRUTAS DA PESQUISA, ESTÁ COMPROVADO QUE UM DOS MELHORES MEIOS DE SE CALCULAR FLUTUANTEMENTE O LUCRO, É O ORÇAMENTO EMPRESÁRIAL.

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA: O fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial. A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado. Assim, após o ocorrido os dados são comparados para avaliar o que aconteceu com o que havia sido projetado. Caso ocorra algum fato que não estava previsto, isso faz com que sejam alterados os dados para o período projetado.

CUSTO DE OPORTUNIDADE: É um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo , até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.Corresponde àquilo que se deixa de ganhar na segunda melhor alternativa por se escolher a primeira. Exemplo: Uma fábrica de almofadas que produzia 10 almofadas por mês e que o mercado absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: Colchões Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 almofadas para alimentar a demanda de 2 colchões. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 almofadas que deixaram de ser fabricadas.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL: Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Os orçamentos podem ser anuais ou não, isso depende muito do tipo de empresa e de suas características e necessidades.

PAYBACK DESCONTADO: É o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. O payback pode ser nominal, se calculado com base no fluxo de caixa com valores nominais, e presente líquido, se calculado com base no fluxo de caixa com valores trazidos ao valor presente líquido.

IMPOSTO E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL : É muito comum ocorrer confusão entre o que é um imposto, uma taxa ou contribuição. Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública. Impostos, Taxas ou Contribuições são diferentes:

IMPOSTO: Os impostos podem incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamento de serviços universais. Sobre o patrimônio: IPTU, IPVA. Sobre a renda: IR, IRRF. E outros.

CONTRIBUÇÃO SOCIAL: As Contribuições estão divididas em dois grupos: Especial: É cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: INSS, PIS (Programa de Integração Social), Contribuição de Melhoria: É quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo, quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão, pois ele teve um claro benefício.

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA: Competência tributária é o poder de criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com