TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Artigos Científicos: Portifolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

PARTE B

Após a leitura das páginas 28 e 30 “A importância e o sentido da ética para o homem”, responda às perguntas

31 a 37.

31) Defina “homo sapiens” e “homo faber”.

O Homo Sapiens é um ser humano dotado de inteligência e o homo faber é aquele que transforma e é transformado pelo mundo material.

32) Qual é o diferencial do ser humano frente a tudo que existe? Por quê?

O diferencial do ser humano é o uso da razão, pois o torna capaz de refletir, emitir juízos e elaborar conceitos e ideias, ou seja, é o ser humano racional, que vive de emoções.

33) Por que os seres humanos são sociais, políticos e comunitários?

Os seres humanos são sociais, políticos e comunitários porque vivem em comunidade, estão sempre se relacionando com outras pessoas de diferentes culturas, ou até mesmo da própria cultura, mas aonde podem divergir de opinião, e tem de se relacionar entre si para sua própria sobrevivência no meio.

34) O que é a dimensão ética?

Dimensão ética é como o ser humano se porta perante ao meio em que vive, seu modo de agir, de se relacionar com os outros indivíduos, desenvolvendo seu juízo de valor.

35) Segundo Santos,1994, p.24, como se define cultura?

Cultura é tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação ou então de grupos no interior de uma sociedade.

36) O que é o “ethos cultural”?

Ethos Cultural é um sistema de valores implícitos e profundamente interiorizados em cada um de nós, e que definem as nossas atitudes diante do meio cultural em que vivemos.

37) Por que quando se fala em cultura se está entrando no campo da ética?

A ética esta relacionado a aos valores morais da conduta humana, como um ser racional age perante a sociedade, perante ao meio em que vive, e isso se liga com a cultura de cada sociedade, como uma pessoa age junto a outros membros da sociedade, quais são seus princípios e valores adquiridos ao longo da sua existência e de todo conhecimento, da cultura que esta ligada ao meio em que vive.

38) Elabore uma síntese com cerca de 10 linhas sobre o texto lido.

A Ética é papel fundamental na vida de um ser humano, desde o dia do seu nascimento até os últimos dias de sua vida. Sem ética, não somos ninguém, pois esta atrelada a valorização da humanidade através de seus princípios, de suas crenças, do seu modo de agir e lidar com qualquer situação imposta no dia a dia. O saber e o ser, o viver de um modo geral, requer regras básicas dentro de uma sociedade para um perfeito desenvolvimento das relações interpessoais, de um para o outro. É necessário saber lidar com as pessoas em uma comunidade, pois com isso podemos criar um mundo melhor, podemos caminhar juntos com os membros da nossa sociedade rumo a alcançar nossos objetivos traçados, e enfrentar todas as barreiras e dificuldades impostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com