TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio De Administração Financeira

Ensaios: Portifolio De Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 5

Portifolio de Administração financeira e orçamentaria.

Porque uma empresa necessita de um administrador financeiro?

Assuntos abordados

- a finalidade dos índices de liquidez

- a finalidade dos índices de atividades

- a consideração do risco econômico

- a consideração do risco financeiro

1- Porque uma empresa necessita de um administrador financeiro?

Segundo DRUCKER “não se pode gerenciar as mudanças, somente estar à sua frente”. Como se pode perceber desta frase, é necessário que, em qualquer profissão, os profissionais sempre estejam à frente de seu tempo, de sorte a enfrentar a concorrência.

” Trabalhamos com o propósito de tonar nossos produtos obsoletos, antes que nossos concorrentes o façam.”

Bill Gates

O administrador financeiro é peça chave na organização , pois pode tomar decisões de forma eficiente no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planejamentos, analisar investimentos, negociar recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sua meta. Tudo isso para evitar gastos desnecessários, desperdícios observando os melhores caminhos para empresa obter sucesso financeiro.

Hoje o Administrador Financeiro, além de uma boa área de atuação, é imprescindível para as empresas e organizações, tendo a responsabilidade de analisar os dados retirados do balanço patrimonial, priorizando o fluxo de caixa que é dela que se percebe a quantia real disponível circulante para novas atividades. Além disso, têm como funções básicas: Análise, Planejamento e Controle Financeiro, Tomada de decisões de Investimentos e Tomada de decisões de Financiamento. Podendo ser um profissional Analista Financeiro, Gerente de orçamento de capital, Gerente de projetos de financiamentos, Gerente de caixa, Analista/Gerente de créditos e Gerente de fundos de pensão.

Dentre várias áreas, funções e posições da Administração Financeira, o ponto mais importante para todas as empresas e organizações é o cumprimento de suas metas, as metas que o administrador financeiro propôs, traçou, para que se obtenha uma maior maximização de lucros e recursos, vejamos agora situações que o administrador financeiro precisa analisar para o alcance dessas metas.

Conta com auxilio de indicadores para melhor atuação da empresa, os índices de liquidez e índices de atividades.

Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos.

2 - A finalidade dos índices de liquidez

Os índices de liquidez mostram a saúde financeira da empresa, ou seja, a capacidade da empresa de pagar seus débitos frente aos seus credores e poderem assim ganhar credibilidade e conseguirem novos empréstimos. Tem como principal finalidade, avaliar a capacidade financeira que a empresa possui para satisfazer compromissos de pagamentos de dívidas com terceiros. Quanto maior o índice, melhor.

Os índices de liquidez que normalmente são utilizados são: Índices de Liquidez Geral(ILG), Índices de Liquidez Corrente(ILC), Índices de Liquidez Seca(ILS) e Índices de Liquidez Imediata(ILI).

-O índice de liquidez geral que irá refletir a situação financeira de forma global, servindo como base para se detectar a capacidade de pagamento à longo prazo da empresa;

-O índice de liquidez corrente, que é um índice muito divulgado, e que com muita frequência é tido como o melhor indicador da situação de liquidez, revelando a capacidade que possui a empresa em quitar suas dívidas de curto prazo com o seu ativo circulante.

-O índice de liquidez seca considerado como o mais rigoroso dos índices, uma vez que elimina os estoques que são considerados como fontes de incertezas e responsáveis por muitas vezes se ter uma falsa ideia de liquidez. Este índice revela se a empresa depende dos seus estoques para ter uma liquidez equilibrada.

-E o índice de liquidez imediata que por sua vez mostra se a empresa somente com as suas disponibilidades é capaz de honrar suas obrigações de curto prazo.

Todos esses índices relacionam bens e direitos com obrigações da empresa, medindo assim quanto à empresa possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com