TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas De Gestão De Pessaos

Trabalho Escolar: Praticas De Gestão De Pessaos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

As práticas de Gestão de Pessoas estão inseridas dentro das políticas de Gestão de Pessoas e seus preceitos filosóficos influenciam diretamente no clima organizacional e consequentemente no desempenho organizacional.

A Gestão de Pessoas é um fenômeno contemporâneo que tem sido alvo de grande interesse, não apenas do setor acadêmico, bem como do setor empresarial, visto que, sofrem no cotidiano de suas práticas organizacionais as consequências desse fenômeno. Isto, porque existe uma distância considerável entre a teoria e a prática da gestão de pessoas. (BOSQUETI, 2009).

As diferenças entre a academia e a prática das empresas tornam-se muitas vezes equivocadas, uma vez que a literatura indica um caminho e a realidade das empresas mostra outro panorama, como diz o autor:

É curioso observar que, enquanto a literatura defende o alinhamento da gestão de pessoas a partir da estratégia empresarial como fórmula para o sucesso da organização, este estudo empírico aponta o sentido inverso da relação. Ou seja, a força motriz que define o alinhamento entre estratégia e gestão de pessoas nas empresas estudadas não tem sua base na estratégia empresarial, mas sim, na filosofia de gestão de pessoas, aspecto esse que influencia de forma significativa, para não afirmar que determina a estratégia e o sucesso das organizações. Apesar de fazer sentido e de ocorrer na prática organizacional, tal possibilidade não está presente nos modelos de integração propostos pela literatura (Bosquetti, 2009. p. 10).

Todos os anos a Revista Exame aplica e divulga a pesquisa nacional: Guia Você S/A - Exame - As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. O estudo é feito em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração) e na sua 12ª edição (2008) a multinacional sueca, Volvo foi considerada a melhor empresa para se trabalhar no Brasil. A empresa é referência em tudo que envolve Gestão de Pessoas, do recrutamento, desenvolvimento à qualidade de vida. Como exemplo, pode-se citar que a empresa busca garantir a boa saúde dos funcionários, oferece uma equipe médica com diferentes especialistas, em tempo integral, além de um excelente plano de saúde e odontológico, auxílio de 70% na compra de medicamentos, óculos de grau e lentes de contato, e programas de combate ao tabagismo e ao estresse.

Destaque também em 2008 na categoria saúde, a mesma pesquisa aponta que a empresa Eurofarma desenvolve ações simples a programas estruturados, garantindo uma vida equilibrada ao seu grupo de colaboradores. A empresa, por exemplo, incentiva que o funcionário se desligue totalmente da empresa no período de férias para realmente descansar. O laboratório também oferece academia de ginástica a valor simbólico de um quilo de alimento não perecível como mensalidade, o que estimula a adesão de funcionários. Há acompanhamento com "personal trainer" e nutricionista, alimentação diferenciada para quem precisa e salão de beleza, entre outros.

Com todos esses benefícios que buscam melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, a empresa tem experimentado um crescimento notável. A empresa já é um dos três maiores laboratórios do mercado brasileiro e busca estar em breve entre as três melhores companhias do ramo e conquistar 90% do mercado latino-americano.

Conforme a pesquisa realizada em nível de doutorado com o tema: Avaliação dos programas de qualidade de vida no trabalho - análise crítica das práticas das organizações premiadas no Brasil, concluiu-se que 72% das organizações tiveram diminuição do índice de "turn over" no período posterior à implantação do programa de qualidade de vida e 40% tiveram diminuição do índice de absenteísmo (ARELLANO, 2008).

A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) analisa todos os anos as empresas e suas práticas concedendo o Prêmio Nacional de Qualidade. Em 2009, a Volvo foi escolhida para ganhar o prêmio em virtude de ter um dos menores índices de rotatividade do mercado nacional (cerca de 3%). Em entrevista a revista Época Negócios o gerente de RH, Carlos Ogliari, fala o seguinte: “na Volvo, quem entra não sai. É preciso lembrar, que as pessoas não chegam prontas. Nós é que temos como missão identificar o que essa pessoa pode trazer para empresa e como ela vai se identificar com o alinhamento, nossos valores, o que estamos buscando para nossas vidas e para a empresa”. Diz ainda que a razão pela qual a empresa vem prêmios ao longo dos últimos anos, deve-se a vários fatores, principalmente: o bom clima dentro da empresa, as condições de trabalho e a valorização do capital humano.

Experiências de sucesso das grandes empresas, no que diz respeito à implementação de práticas de Gestão de Pessoas, podem estimular outros empresários a adotar essa política.

Em pesquisa realizada em 2006, na 58ª Conferência Anual de Gestão em Recursos Humanos, realizada em Washington DC, que elegeu as 50 melhores pequenas e médias empresas para se trabalhar na América, publicada na Women in Management Review, Volume 21, Issue 8, ficou claro pelos depoimentos quais os fatores que levam essas empresas a se tornarem altamente atraentes em relação aos seus colaboradores. "Abrir uma comunicação clara é essencial. Diga aos seus empregados o que você esperava, e isso é fundamental ouvir o que eles têm a dizer", disse o presidente e CEO da SHRM Susan R. Meisinger, SPHR. "Isso nem sempre é fácil, mas as empresas que fizeram essa lista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com