TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção Instrução de MOSHENNICHESTVO Uhod a adotar uma análise Jobs e vendas

Tese: Prevenção Instrução de MOSHENNICHESTVO Uhod a adotar uma análise Jobs e vendas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Tese  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 9

MANUAL DE PREVENÇÃO ÀS FRAUDES

Cuidados na contratação e análise de vendas

INTRODUÇÃO

Mundialmente as fraudes ameaçam os governos, as corporações, os negócios e a sociedade, independentemente do grau de desenvolvimento de cada país. Dentre as razões do crescimento de fraudes, destacam-se os seguintes fatores: a perda de valores morais e sociais, a impunidade, a insuficiência dos sistemas de controle e problemas econômicos. A PEGMONEY, que valoriza o comportamento ético refletido na integridade, lealdade e honestidade dos profissionais que dela participam, e cientes de suas responsabilidades sociais na implementação de ações de repressão ao crime, estabeleceu como conceito de atividade de Prevenção e Combate à Fraude o conjunto de ações, processos e sistemas capazes de detectar, analisar, comunicar e monitorar as ocorrências com indícios de fraude.

As fraudes são praticadas mediante a apresentação de documentos falsos e informações inverídicas, com o objetivo de auferir ganho financeiro.

Os fraudadores são pessoas especializadas que conhecem as regra e os procedimentos de aquisição de empréstimos. Para atingir seus objetivos, se apresentam na agência/promotora com toda documentação obrigatória e com respostas prontas para as indagações que lhe serão feitas.

O êxito na liberação de empréstimos adquiridos mediante documentos falsos decorre geralmente, da inobservância de diretrizes divulgadas pelas Instituições Bancárias, por parte dos funcionários do banco e correspondentes.

O funcionário deve estar atento quando, na formalização do contrato, o processo de entrega de documentos e prestações de informações é compartilhado por outra pessoa que esteja acompanhando o proponente.

O funcionário deve evitar atendimentos simultâneos, que geralmente se caracteriza quando está atendendo uma pessoa e outra se apresenta e solicita informações, geralmente com urgência.

Há casos que os fraudadores recuam ao perceber que o funcionário está sendo diligente nos exames e nas consultas, ou seja, que esse está cumprido os requisitos pré-determinados pelo Banco.

Os funcionários devem conhecer os exames básicos de segurança que podem ser feitos nos documentos apresentados (RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de endereço e etc.), bem como quais pesquisas podem ser feitas e quais ferramentas podem ser utilizadas para confirmá-los, detectando a fraude se ela existir.

Consciente de que para combater é preciso reconhecer, a PEGMONEY elaborou o presente manual com o objetivo de orientar seus colaboradores quanto às diretrizes estabelecidas em relação à prevenção e combate à fraude, explicitando, dentre outros aspectos o que vem a ser fraude, como são classificadas e que procedimentos devem ser adotados quando da identificação de operações com indícios de fraude.

DICAS GERAIS

• Nenhum fraudador utiliza seus dados de documentos em uma fraude, observe, principalmente, a assinatura que é um marco da característica do cliente.

• Sempre são utilizados dados de uma pessoa idônea, verifique os documentos apresentados.

• Deve-se exigir a assinatura do cliente semelhante aos documentos apresentados observando sempre as primeiras e últimas letras de cada nome, pois dificilmente mudam.

SUMÁRIO

1. Conceito ......................................................................................... 05

2. Cuidados na contratação ............................................................... 06

3. Prevenção de Fraude ...................................................................... 07

3.1 Dicas de postura verbal .................................................................. 07

3.2 Perfil dos fraudadores .................................................................... 08

3.3 Dicas de Postura Corporal .............................................................. 08

3.4 Dicas Gerais .................................................................................... 09

4. Documentação................................................................................ 09

4.1 Registro Geral................................................................................... 10

4.2 Cadastro de Pessoa Física – CPF ...................................................... 10

4.3 Comprovante de Residência e Renda .............................................. 11

4.4 Carteira Nacional de Habilitação ..................................................... 12

4.5 Dicas Gerais ...................................................................................... 12

CONCEITO

Fraude é uma ação de má-fé que visa à obtenção de vantagens para si ou para outrem, mediante engano e abuso da confiança e da ingenuidade de pessoas. É a utilização deliberada de artifício visando à obtenção de vantagem indevida ou majorada. Entende-se por fraude relevante, aquela em que o montante de recursos desviados implique ajustes nas demonstrações financeiras.

CUIDADOS NA CONTRATAÇÃO

• Confira bem os comprovantes de pagamento do cliente

• Verifique sempre o cargo designado ao ver a margem consignável e se o cliente já possui outros empréstimos;

• Compare as cópias do RG e CPF com os documentos originais e verifique se eles estão em bom estado (sem rasuras, com a foto bem colada, dados como data e local de nascimento, filiação, etc., têm que bater);

• Só aceite cópias de documentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com