TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Pensamentos De Fayol, Ford E Taylor

Dissertações: Principais Pensamentos De Fayol, Ford E Taylor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  1.660 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O propósito do presente artículo é fazer uma exposição, analise e comparação dos princípios clássicos da administração, segundo as principais idéias de Taylor, Ford e Fayol, principais precursores da teoria administrativa.

Também vai ser destacado as contribuições mais significativas à ciência administrativa, com o aporte valioso destes grandes personagens.

2. FREDERICK WINSLOW TAYLOR

Frederick Winslow Taylor (1856-1912) engenheiro da Filadélfia foi considerado por muitos “ o pai da administração científica” graças aos seus trabalhos sobre o desenvolvimento inicial da administração. Seus principais estudos se enfocaram em conhecer os problemas e atitudes dos trabalhadores para aumentar a eficiência na produção. Em seus princípios se afirma o uso da ciência, a cooperação em grupo, alcançar a produção máxima e o desenvolvimento dos trabalhadores.

Em seus trabalhos, Taylor, deu ênfase sobre a importância dos princípios administrativos que devem reger em toda organização, tais princípios, segundo ele, se baseia em um enfoque científico da administração.

Se enumera aqui um resumo dos princípios da gerencia científica formulados por Taylor, os quais a pesar de terem sido publicados a mais de 85 anos não se encontram muito longe das crenças fundamentais do administrador moderno:

 Principio de Planejamento: Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico - pratica, pelos métodos baseados nos procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, mediante o planejamento do método;

 Principio da Preparação: Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com sua aptidão e prepara-los, treina-los, para poder produzir mais e melhor, de acordo com o método planejado. Ademais da preparação da mão de obra, prepara também as maquinas e equipamentos de produção, como também a distribuição física e a disposição das ferramentas e materiais;

 Principio de Controle: Controlar o trabalho para certificar que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerencia deve cooperar com os trabalhadores para que a execução seja a melhor possível:

 Principio da Execução: Distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja disciplinada.

Os princípios acima mencionados tiveram por objeto fazer uma distinção precisa do que é a gerencia científica em oposição à simples gerencia sistematizada. Taylor enunciou em forma dispersa ao longo de sua obra alguns mecanismos ou regras fundamentais que se podem estabelecer também em forma de princípios, os quais aqui se apresenta:

 Estudar o trabalho dos operários, medir e cronometrar seus movimentos, para depois de uma analise cuidadosa, eliminar ou reduzir os movimentos inúteis e aperfeiçoar e racionalizar os movimentos úteis;

 Estudar cada trabalho ante de fixar o modo como deverá ser executado;

 Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com as tarefas que lhes sejam atribuídas;

 Dar aos trabalhadores instruções técnicas sobre o modo de trabalhar, ou seja, dar-lhes o treinamento adequado;

 Separar as funções de planejamento das de execução, dando-lhes atribuições certas e delimitadas;

 Especificar e treinar os trabalhadores, tanto no planejamento e controle do trabalho como em sua execução;

 Preparar a produção, ou seja, planejar e estabelecer prêmios e incentivos para quando sejam alcançadas as metas estabelecidas, também como outros prêmios e incentivos maiores quando as metas sejam superadas.

2.1 HENRY FORD

Henry Ford (1863-1947) foi o fundador da Ford Motor Company e pai das cadeias de produção moderna utilizadas para a produção em série.

A introdução do Ford T no mercado automobilístico revolucionou o transporte e a industria nos Estados Unidos. Foi um inventor prolífero que obteve 161 patentes registradas no País. Como único proprietário da companhia Ford, se converteu em uma das pessoas mais conhecidas e mais ricas do mundo.

A ele se atribui o fordismo, sistema que se difundiu entre os fins dos anos trinta e principio dos setenta y que criou mediante a fabricação de um grande numero de automóveis de baixo custo, mediante a produção em série. Este sistema levava conjuntamente a utilização de maquinaria especializada e um numero elevado de trabalhadores contratados com salários elevados.

Ford foi um pioneiro do estado do bem-estar através da sociedade de consumo. Buscou melhorar o nível de vida de sues trabalhadores e reduzir sua rotação. A eficiência consistia em contratar e manter aos melhores trabalhadores. No dia cinco de janeiro de 1914, Ford anunciou seu programa de retribuição de cinco dólares ao dia. Este programa revolucionário também incluía a redução da jornada de trabalho de nove a oito horas ao dia, cinco dias na semana, assim como o incremento de 2,34 dólares ao dia até 5 para os trabalhadores qualificados.

Foi também criticado por Wall Street por ter começado a implantação da semana de 40 horas e por estabelecer um salário mínimo. Sem embargo, demonstrou que um pagamento assim permitia a seus trabalhadores comprar os mesmos carros que produziam, e por tanto era bom para a economia. Ford denominou a este incremento nos salários como uma forma de compartir o beneficio. O salário de cinco dólares se oferecia aos homens maiores de 22 anos, que tivessem trabalhado na companhia durante seis ou mais meses e, mais importante, levassem uma vida que fosse aprovada pelo “Departamento de Sociologia”. Não aprovavam nem a bebida em abundancia ou o jogo. No departamento utilizava a 150 investigadores e apoiavam que os chefes mantivessem o padrão dos empregados. Uma grande porcentagem dos empregados conseguiam se qualificar para receber esta parte dos benefícios.

2.2 HENRY FAYOL

Henry Fayol (1841-1925), foi considerado como o fundador da teoria clássica da administração. Considerava que a administração era uma atividade comum a todas as empresas humanas, já fora em seu lar, nos negócios ou no governo.

Também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com