TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro inter compre em enviado pela anhanguera

Por:   •  27/4/2017  •  Resenha  •  4.021 Palavras (17 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CAMPINAS (SP) – UNIDADE 1

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MARKETING

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR

DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MARKETING III (PROINTER III)

 PROINTER – RELATÓRIO PARCIAL

Abril/2017

[pic 2]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

EM MARKETING

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO À

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MARKETING

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Marketing - Centro de Educação à Distância – CEAD – da Universidade Anhanguera UNIDERP, campus Campinas (SP) – unidade 1 como parte de requisito de avaliação Prointer – Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Marketing.

Orientadores:

Tutor EAD: Andressa Vilela

Tutor Presencial: Luciano Rodrigues Lima

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..........................................................…........…................…....... 1

2. ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DA AREA DE MARKENTING………..……2

3. BENEFÍCIOS DE SE PLANEJAR O MARKETING.................…...............…..…..4

4. A NATUREZA DE UM PROJETO …………………….………………………..…….6

5. ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE PROJETOS…………...…………..….…7

6. COLETA DE DADOS ………………………………………………….…………..…..9

6.1. TABULAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS………………………………………...…10

7. BENS E SERVIÇOS ………..…………………………………………….……….….11

8. FALHA DE SERVIÇOS E RECUPERAÇÃO………………………………………..13

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………………….....15

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................…..…16


1. INTRODUÇÃO

O nosso objetivo é demonstrar todas as habilidades e experiência profissional do Supermercado Compre Bem, para a abertura de uma nova filial em nossa cidade de Campinas, expondo as dificuldades enfrentadas nos dias de hoje, e como serão revertidas através de um Plano de Marketing.

Atualmente, o mercado em geral tem se tornado bastante criterioso em relação às suas preferências, e o motivo que torna esses consumidores mais seletivos se relacionam diretamente com o seu nível de informação.

A globalização trouxe, além de muita modernização, novas questões, novos horizontes e o mais importante: levou o consumidor a refletir mais sobre as suas decisões de consumo. É nessa era de conhecimento que a posse de informação faz a diferença e motiva as empresas a se lançarem em novos mercados com o objetivo de conquistar cada vez mais camadas e tentar a sua sobrevivência diante da competitividade. Neste contexto de mudanças rápidas, muitas empresas se constituem sem que a sua estratégia de ação seja pensada e programada. Apesar de alguns dos novos empresários já terem essa preocupação, uma boa parte deixa de colocar no papel as suas ideias e objetivos a curto, médio e longo prazo.

Percebemos que algumas empresas apresentam dificuldades para conseguirem se manter e crescer no mercado, mas cabe aos seus administradores perceberem a importância de um Plano de Marketing e formular estratégias inteligentes e viáveis para atenderem determinados nichos de mercado, onde as grandes empresas não conseguem. Uma das vantagens é poder conhecer mais profundamente os seus consumidores e conseguir detectar mais rapidamente suas necessidades, e transformá-los em oportunidades de negócios. O plano de marketing torna-se uma ferramenta muito importante para atender tais requisitos e sendo sim, viável para uma empresa de qualquer porte, basta adequar para realidade de cada ambiente.

É importante refletir sobre a situação atual da empresa e conhecer o ambiente na qual esta inserida, pois facilitará na hora de propor ações estratégicas que visam transformar as ameaças em oportunidades e pontos fracos em pontos fortes.

2. ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DA ÀREA DE MARKETING

Entrevistado: Albino Pinho

Diretor de Marketing dos Supermercados Guanabara.

Foram levantadas algumas questões mais relevantes, e que foram respondidas pelo entrevistado.

Definir o Público-Alvo – A definição do público-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja atingir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades. É preciso determinar que segmentos ofereçam as melhores oportunidades para o seu negócio.

Oportunidades e Ameaças do Mercado – Após analisar a situação atual e definir o público-alvo, precisamos conhecer as oportunidades e ameaças que o mercado proporciona, pois administrar um negócio significa conhecer os ambientes interno e externo da organização, para que no Plano de Marketing constem as melhores alternativas para superar os desafios do mercado.


Análise da Concorrência – A análise da concorrência é uma questão fundamental para a formulação de um Plano de Marketing adequado à realidade do mercado atual e potencial em um setor de negócios. Pois é neste item que identificaremos as fraquezas do concorrente para podermos potencializar e transformar em oportunidade para o nosso negócio.


Pontos Fortes e Pontos Fracos do Negócio – Resumidamente é fazer a análise SWOT. Identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio que você está inserido é fundamental para se obter vantagem competitiva. Obtendo estas informações lhe facilitará estabelecer metas e objetivos de Marketing a serem alcançados e seu empreendimento terá mais chances de obter sucesso.

Objetivos e Metas de Marketing – Aqui são definidas as metas financeiras e de marketing do plano em termos de volume de vendas, participação de mercado e lucro. Os objetivos devem ser traçados no intuito de indicar para onde a empresa deseja ir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com