TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo

Monografias: Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades do Processo Administrativo

O texto abordado trata sobre as quatro atividades do processo administrativo, planejamento, organização, liderança e controle, suas características, compreendendo a importância de cada uma das atividades do processo administrativo, e destacando como cada uma delas pode contribuir para o sucesso na gestão de uma empresa.

É através do planejamento, da organização, da liderança e do controle que as empresas encontram respostas para atingir o sucesso.

O planejamento é um processo que determina os objetivos e metas organizacionais de uma empresa. O planejamento é um elemento extremamente importante na função de um gerente, seja do ponto de vista organizacional ou do seu conjunto de responsabilidades pessoais do dia-a-dia , envolve escolher um destino, avaliar os caminhos, decidir sobre o rumo especifico para alcançar o destino escolhido.

O planejamento é um processo permanente e continuo não se esgota em um único plano de ação, mas é realizado continuamente dentro de uma empresa, é sempre voltado para o futuro, visa à racionalidade da tomada de decisão, é uma técnica de mudanças e inovações dentro de uma empresa, pode ser visto de três perspectivas diferentes planejamento estratégico, tático e operacional.

O planejamento é uma função administrativa que interage com as demais funções como organização, liderança e controle, influenciando e sendo influenciada por todas elas.

A organização como função administrativa é parte integrante do processo administrativo, significa ato de organizar, estrutura e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e as atribuições de cada um deles.

A organização é uma atividade básica da administração, e serve para atingir os objetivos predeterminados.

Através da organização as pessoas são agrupadas para melhor realizar em tarefas inter-relacionadas e para melhor poderem trabalhar em grupo.

A liderança constitui a terceira função administrativa, definido o planejamento e estabelecida à organização, resta fazer as coisas acontecerem, a liderança aciona e dinamiza uma empresa.

A função da liderança esta relacionada diretamente com a maneira pela quais os objetivos devem ser alcançados através das atividades das pessoas que compõem a organização.

Liderar é interpretar os planos para os outros e dar instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir.

Os princípios gerais de administração aplicados a liderança são: unidade de comando, delegação, amplitude de controle e principio da coordenação ou das relações funcionais.

O controle como função administrativa é padronizar o desempenho, através de inspeções, supervisão e procedimentos escritos, serve para padronizar a qualidade do produto ou serviços oferecidos pela empresa, limitar a qualidade de autoridades que esta sendo exercida pelas varias posições ou níveis organizacionais, medir e dirigir o desempenho dos empregados, e como meios preventivos para atingir os objetivos de uma empresa, através da articulação de objetivos em um planejamento.

A finalidade do controle e assegurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com