TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativos Final

Artigo: Processo Administrativos Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

ETAPA 1

PASSO 1 04

PASSO 2 E 3 06

ETAPA 2

PASSO 1 E 2 07

ETAPA 3

PASSO 1 09

PASSO 2 11

PASSO 3 11

ETAPA 4

PASSO 1 13

PASSO 2 17

PASSO 3 22

CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

BIBLIOGRAFIA 25

INTRODUÇÃO

Trabalho desenvolvido na disciplina de Processos Administrativos, tem como objetivo identificar a importância e os tipos de planejamento dentro das organizações, o controle gerencial e suas implicações éticas dentro dos processos administrativos.

Os sistemas de administração e aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem.

ETAPA 1 – PASSO 1

PLANEJAMENTO

Planejamento é uma programação feita dentro de uma empresa para determinar objetivos e métodos a serem seguidos. É um plano antecipado que ajuda a minimizar dúvidas futuras, dando maior sustentação ao cronograma realizado e consequentemente para o desempenho da organização.

O planejamento representa a primeira função administrativa. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.

Há três tipos de planejamento:

1) Planejamento Estratégico: é um planejamento feito para longo prazo, que envolve a organização por completo, ou seja, as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa. É definido pela cúpula da organização e é voltado para a eficácia da organização.

O planejamento estratégico consiste na tomada antecipada de decisão, em decidir o que fazer antes da ocorrência da ação necessária. Envolve seis etapas principais: a determinação dos objetivos empresariais; a análise ambiental; a análise interna da organização e de seus recursos; a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas; a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais e, sobretudo, o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.

2) Planejamento Tático: é um planejamento programado para o médio prazo, que envolve cada departamento da organização. É definido pelo nível intermediário da organização. É subordinado ao planejamento estratégico, pois traduz e interpreta as decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. Apresenta características típicas por ser um processo permanente e contínuo, está voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade de tomada de decisão, visa selecionar entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação, é sistêmico e interativo, é uma técnica de cíclica e de alocação de recursos, interagem dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo, e é uma técnica de coordenação, bem como uma técnica de mudança e de inovação.

3) Planejamento Operacional: é um planejamento projetado para o curto prazo, que envolve cada atividade em particular dentro da empresa. É voltado para eficiência da empresa. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, está voltado para a otimização e maximização de resultados.

Existem várias definições para planejamento e os tipos de planejamento. Uma pesquisa realizada em outras fontes bibliográficas, o planejamento é definido como: um processo ordenado e consciente; um mapa claro a ser seguido no futuro; um sistema organizado de tomar decisões sobre metas e atividades que um indivíduo ou uma organização buscarão no futuro.

Todas as definições tem o mesmo significado, pois estão com um propósito comum: absorver as incertezas sobre o futuro.

Outras definições para os tipos de planejamento:

Planejamento Estratégico:

- Conjunto de procedimento para a tomada de decisões sobre os objetivos e as estratégias de longo prazo.

- Processo de elaborar a estratégia - a relação pretendida da organização com seu ambiente.

Planejamento Tático:

- Conjunto de procedimentos para traduzir objetivos estratégicos abrangentes em objetivos e planos específicos relevantes para determinada parte da organização.

- Focalizam as principais ações que uma unidade deve empreender para realizar sua parte do plano estratégico.

Planejamento Operacional:

- Processo de identificar procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização.

- É um processo desenvolvido geralmente para períodos curtos de tempo e focalizam tarefas rotineiras.

Em todas as fontes pesquisadas, as definições dos tipos de planejamento obedecem à mesma hierarquia de planos:

Estratégico (institucional) - feito em longo prazo. Aborda a empresa por completo.

Tático (Intermediário) - em médio prazo. Aborda cada unidade da empresa.

Operacional (operacional) - em curto prazo. Aborda cada tarefa isoladamente.

PASSO 2 E 3

PLANEJAMENTO E CONTROLE

Segundo a mensagem do professor Roberto Shinyashiki, as pessoas devem ter visão, o que significa ter visão? É a arte de ver o que os outros não veem, onde a maioria das pessoas vê problemas, uma pessoa empreendedora vê oportunidade, sabe que o futuro é a consequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com