TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo empreendedor

Tese: Processo empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

O Processo Empreendedor

O Empreendedorismo no Brasil vem se expandindo e se destacando a partir da década de 1990.

No Brasil o empreendedorismo é algo novo e o motivo de Pesquisas e Estudos diante do Mundo Globalizado. Pequenas e Grandes Empresas buscam cada vez mais formar de se manter no mercado aumentando a competitividade e reduzindo custos.

Uma das Conseqüências imediatas foi o auto índice de Desemprego, principalmente nas grandes cidades fazendo com que essas Pessoas (Ex Funcionários) investissem suas Economias, FGTS, Seguro Desemprego em seus Próprios Negócios passando então de Empregado a Patrão. Muitos desses também ficaram na informalidade devido a falta de credito.

Visando isso o próprio Governo resolveu dar ênfase ao assunto criando o Programa Brasil Empreendedor em 1999; teve como meta a capacitação de mais 1 milhão de Empreendedores Brasileiros.

Dados do SEBRAE mostra que no Brasil foram criadas mais de 4,9 Milhões de Empresas no período de 1990 a 1999, sendo que 2,7 Milhões são Microempresas, sendo representadas por 99,2% do total e apenas 3% são Empresas de Grande Porte. Portanto é importante aprofundar Estudos no conceito Empreendedorismo, visando que Pequenas e Médias Empresas são responsáveis por maior partes dos negócios no País, e nem sempre muitos desses Pequenos Empresários tem conceito de gestão de Negócios o que leva a Mortalidade da Empresa que em alguns casos chegam a 73% no terceiro ano de Vida.

Auto Avaliação de Perfil Empreendedor

Desenvolvendo o Exercício Auto de seu perfil Empreendedor (Ambiente, Atitudes e Know-How).

An 126 Pontos

Kel 143 Pontos

A 115 Pontos

Cris 136 Pontos

M 126 Pontos

131 Pontos

121 Pontos

Totalizando: 898

Média do Grupo: 128,28

Desempenho Sala de Aula:

120 a 150 Pontos 32 Alunos

90 a 114 Pontos 29 Alunos

60 a 89 Pontos 0 Alunos

Menos de 59 Pontos 0 Alunos

Em relação a sala o grupo se encaixa na média de: 120 a 150 Pontos, Você provavelmente já é um empreendedor, possui as características comuns aos empreendedores e tem tudo para se diferenciar no mundo dos negócios.

Reflexão sobre o que é ser empreendedor:

Empreendedor é aquele que imagina, desenvolve e realiza suas visões assumindo riscos calculados, aprendendo com seus próprios erros e falhas não se preocupando com status.

Administrador:

Os Administradores são aqueles que tem a mais alta responsabilidade e a mais abrangente rede de interações. Eles tem a função de planejar, organizar, dirigir e controlar as ações dentro do seu ambiente de trabalho, sempre agindo com cautela nas suas decisões pois o perfil administrador é de prevenir.

Estão mais relacionados aos processos gerenciais, à soluções de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a sua organização.

Empreendedor:

O Empreendedor apresenta habilidades, competências para criar, são inovadores e não ficam na mesmice e dão o seu melhor a cada dia.

Tem o potencial mercadológico em negócios de sucesso e tem talento, idéias e criam recursos com conhecimento.

O Empreendedor é um administrador, mas com diferenças consideráveis em relação aos gerentes ou executivos de organizações tradicionais, pois os empreendedores são mais visionários que os gerentes.

Também trabalham mais com a criatividade, aprendizado colocando em pratica e arriscando em suas idéias.

Relatório de Conclusão do Exercício Auto Avaliação

Para ser Empreendedor de Êxito é necessário primeiramente amar o que faz.

Muitos Empreendedores que abrem um negócio acabam deixando que este negócio morra por falta de Paixão. O Empreendedor que cria o negócio, busca conhecimento, procura fonte de novas idéias e segue em frente sem temer.

Existem Algumas Idéias certas no momento errado, pois existe um fator que deve ser considerado que é o Time da Idéia (Momento que a Idéia foi gerada), principalmente em empresas tecnológicas, o time o crucial pois a tecnologia evoluiu muito rapidamente, com isso o ciclo de vida de Produtos de base tecnológica está cada vez mais curta, exigindo ainda maior Inovação e Agilidade das Empresas para se manterem competitivas no Mercado. Existem porem, alguns mercados que evoluem em menor velocidade que os de alta tecnologia e que mais importa nesses casos é o serviço prestados aos clientes. Podemos tirar o Exemplo do Mercado de Turismo no Brasil que é praticamente inexplorado, o negocio bem estruturado para esse nicho de mercado pode alcançar bastante Sucesso Naturalmente, também devemos contar que a Experiência no Ramo faz todo Diferencial, de nada adianta o Empreendedor ter uma Idéia brilhante dirigida a um mercado que ele conhece muito pouco, as chances de Sucesso nesse caso são mínimas, procure criar negócios em áreas que você conhece, em que já tem experiência ou já trabalhou.

Os Empreendedores de Sucesso são diferentes: Estão sempre atrás de novas Ideias de Negócios e de verdadeiras Oportunidades de Mercado, ficando atentos a tudo que ocorrem a volta deles, são curiosos e questionadores não aceitando a primeira explicação dada para os fatos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com