TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Casos: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Processos administrativos

A organização como a função administrativa de organizar

É parte do processo administrativo a organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursoso e os órgãos incubidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles. A organização constitui a segunda das funções administrativas vindo após planejamento e antes da direção e do controle. A tarefa basica daorganização é estabelecer a estrutura organizacional. Existem dois caminhos para se abordar a estrutura organizacional: a especialização vertical que conduz aos niveis de hierarquia e a especialização horizontal áreas de departamentalização.

Tornando a empresa de pequeno porte mais competitiva

Utilizando o PDCA que é algo extremamente simples e por ser simples pode ser usado a favor da pequena empresa, PDCA significa Planejar, Fazer, Checar e Agir. Trata- se de um fundamento de gestão pela qualidade total que pode ser aplicado em qualquer empresa é a forma mais simples de planejar ações para o futuro e implementar mudanças. Tudo se baseia no principio de que as pessoas, processos, produtos, formas de operção e as tarefas de uma organização sempre podem e devem ser aprimorados exemplos de como o PDCA funciona:

P: Planejar detalhadamente suas atividades e estabelecer metas para tudo, álem de como realizar.

D: Fazer como planejado, coloque o planejamento em prática. Treine e abilite as pessoas para executar as tarefas corretamente requeridas pelo planejanejamento.

C: Cheque se o que foi realizado estava de acordo com o planejamento, com acompanhamento e avaliação criando indicadores de medição de desempenho.

A: Aja corrija no caso de a checagem apresentar problemas ou diferenças entre o realizado e o planejado e descubra porque as metas não foram atingidas.

O PDCA é uma ferranta de grande utilidade para gerenciamento de negocios. Por isso donos de pequenas empresas podem usar não é nescessario ser um expert em marketing para isso. Ele pode ser utilizado em toda e qualquer situação que demande aprimoramento, por ser tão amplo e tão simples utilize em empresas e o resultado será gratificante e não demorarão ser percebidos.

A importância da direção

Para algumas pessoas administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar essas são as mais importantes funções de um administrador. Para se obter sucesso alcançando os objetivos da organização o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos devem ser utilizados.

A Abrangencia de Direção: Digirir significa interpretar os planos para os outros e dar intruções sobre como executa-lós em direção aos objetivos a atingir. A direção se divide em tês niveis que são institucional, intermediario e operacional.

O Comportamento: O comportamento do trabalhador conclui que existe profundas deferenças de estilos de direção que depende da visão do administrador em relação aos seus subordinados.

Formação por Equipes ou Grupos: A direção separa pessoas e conduz a uma função que melhor lhe cabe essas pessoas podem ser agrupadas por grupos e equipes. O grupo tem desempenho mais favoravel em tarefas complexas. As equipes tornam as organizações mais flexiveis e ágeis no ambiente pleno e competitivo.

Administração Participativa: Consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa não apenas com funcinários mas com clientes e usuarios. Construindo uma organização participativa em tadas as áreas.

Para se obter êxito na direção de uma organização o administrador precisa estabelecer objetivos, planejar a forma que será executada todo o processo e também precisa ser um bom líder desenvolvendo a confiança das pessoas, estimulando mudanças e estabelecer prioridades. Assim os objetivos da organização serão alcançados e todos se sentiram recompensados.

Planejamentos

Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças, até a nossa vida pessoal e familiar. Portanto, podemos dizer que planejar é decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e com que recursos.

Planejamento Estratégico

Definir: visão e missão do negócio

A Visão: É a direção em que a pequena empresa pretende seguir, ou o que a empresa deseja ser. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças.

A Missão: A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz a base para definição da Missão:

fazer o que, para quem, qual o público? e de que forma.

Analisar o Ambiente Externo: Uma vez declarada a visão e missão da empresa devemos conhecer as partes do ambiente, monitorar para atingir suas metas. É preciso analisar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os atores microambientais (consumidores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com