TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Trabalho Universitário: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Passo1

A) Definição

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é projetado a longo prazo, o mínimo de 2 a 5 anos, podendo chegar até 20 anos. Como faz ligação entre a empresa e seu ambiente de tarefa, pode surgir incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais, por isso o planejamento estratégico usa como base o julgamento e discernimento, descartando dados referenciais. O planejamento estratégico esta ligado com toda a empresa, assim pode-se obter efeito sinergístico de todas as capacidades, competências e potencialidade da mesma.

O planejamento estratégico se preocupa com as implicações futuras das decisões tomadas no presente, especificando como fazer para alcançar objetivos empresariais e é decidido no nível hierárquico mais elevado da organização. Esta dividido em 7 etapas:

Análise ambiental: analisar os negócios em geral, para descobrir como está sua empresa, tanto internamente, como em relação ao mercado. Essa etapa é fundamental, já que é o alicerce do restante do planejamento;

Determinação dos objetivos: definir com clareza aquilo que pretendemos atingir, pois quanto mais detalhadamente descrevermos nossos objetivos, mais fácil será alcançá-los;

Identificar os públicos: para sabermos com quem iremos lidar, onde para aumentar sua produção, por exemplo, é preciso pensar nossa maneira de agir levando em conta todas as pessoas envolvidas nesse processo;

Definir estratégias: colocar no papel como iremos de fato alcançar nossos objetivos. Após saber onde estamos, onde queremos chegar e com quem iremos lidar, é hora de traçar o caminho a ser seguido.

Estabelecer recursos: para sabermos o que temos à nossa disposição para a concretização de nosso projeto. Nesse ponto, é importante levantar dados sobre os recursos financeiros, materiais e, sobretudo, humanos, etc.

Implementar e operacionalizar: as estratégias definidas anteriormente, ou seja, dar vida ao projeto,levando em consideração as informações levantadas nas outras fases.

Avaliação dos Resultados: é a fase em que levantamos todos os pontos positivos, os negativos e o quanto de nossos objetivos iniciais foram alcançados. É o processo que chamamos de feedback,que serve como uma bússola, para nortear os próximos passos da empresa.

Planejamento Tático

O planejamento tático tem por base o planejamento estratégico, contribuindo para que o mesmo tenha sucesso.

Enquanto o planejamento estratégico esta relacionado com toda a empresa, o planejamento tático se relaciona como uma área específica como um departamento ou divisão.

Esse tipo de planejamento é dimensionado em médio prazo e sua tomada de decisões é relacionada a empreendimentos mais limitados.

Dentro do planejamento tático existem 4 tipos de planos: planos de produção, planos financeiros, planos de marketing e planos de recursos humanos.

Planejamento Operacional

O planejamento operacional esta relacionado com as operações realizadas no dia-a-dia, por isso podemos considerar que sua extensão é em curto prazo. Preocupa-se com o que fazer e como fazer as tarefas executadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com