TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Exames: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  4.162 Palavras (17 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 17

Sumário:

1. Introdução 03

2. Planejamento 04

2.1 Planejamento Estratégico 04

2.2 Planejamento Tático 04

2. 2 Planejamento Operacional 05

3. Conceito de Planejamento Estratégico: 05

4. Plano estratégico para realização de um projeto social 05

5. Projeto 05

6. Desenvolvimento: 06

7 Direção: 06

8 Controle 09

9 História de Sucesso 10

10 Considerações Finais 11

11 Implicações Éticas: 12

12 Referências: 13

1- Introdução

Toda empresa em seu desenho organizacional precisa agir de forma coesa e compatível em todos seus diferentes tipos de variáveis, para que haja um desenvolvimento estrutural da organização de forma objetivar a eficiência e a eficácia é necessária uma estratégia empresarial. Essa estratégia é subdividida em diversos Processos Administrativos que servem de estrutura básica para todas principais funções de operação decisão e coordenação. Neste artigo acadêmico pleiteamos demostrar conhecimentos adquiridos que nos possibilitam melhor entender, desenvolver e gerenciar os Processos Administrativos e seu Planejamento Estratégico.

Na administração como um todo necessita de pessoas fortemente comprometidas com aquilo que fazem. Descobriu-se por fim uma ferramenta indispensável para compor o êxito empresarial que é a liderança, contextualizada através do fomento da unidade em torno dos valores e da missão da empresa. Tal tarefa sabe-se, não é nada facil de realizar. É neste momento que se descobre os últimos traços da liderança, e, portanto, as verdadeiras prerrogativas de todo modelo de administração. A liderança não consiste somente em conduzir pessoas a qualquer parte. Tampouco consiste em fazer com que façam aquilo que se quer. Liderar é liberar a capacidade criativa das pessoas, visando atingir objetivos de acordo com os valores da organização. Como se faz isto? É aqui que se encontra o núcleo da questão: a dimensão moral do executivo. O líder não é aquele que consegue resultados através das pessoas, mas com as pessoas. Enquanto no primeiro caso, o resultado é o fim em si mesmo, e as pessoas, o instrumento; no segundo caso, o resultado é a conseqüência natural do processo de liderança, e as pessoas estão em primeiro lugar. (BULLARA, 2005), A Administração é a base de uma sociedade. O que seria das empresas sem um profissional que analisasse investimentos, que fizesse a gestão das compras, recursos humanos, logística? Provavelmente, muitas empresas teriam resultados insatisfatórios ou mesmo, acabariam falindo. Em suas funções, de planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar, os administradores de forma geral têm sido instruídos, e nota-se que o fazem muito bem, mas foi demonstrado que não basta aplicar as teorias da administração, visto que os gestores ainda atuam com autoridade, centralizando e acumulando poder, comportamentos típicos e característicos dos estudos das teorias científica, clássica e burocrática. Isto pode ser observado na dificuldade de muitos gestores em delegar tarefas, repassar informações, confiar e interagir com suas equipes.

2 - Planejamento

E uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

2.1 Planejamento Estratégico

Todo planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Este em termos de efeitos e consequencias deve ser projetado no longo prazo e está relacionado diretamente a empresa e seu ambiente de tarefas, gerando algumas incertezas e e imprevisibilidade em realação aos eventos ambientais. Baseia suas decisões em julgamentos e discernimento e não em dados e informações referenciais. Envolve a empresa como um todo, para obter um efeito sinergístico de todas as capacidades e competências da empresa abarca todos os seus recursos.

2.2 Planejamento Tático

O planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo. Antes que qualquer função adminstrativa seja execultada, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcançã-los. A ação empresarial parte de um planejamento estratégico que abrange a empresa como uma tonalidade, afetando-a no longo prazo pelas suas consequências. Este planejamento é definido no nível hierárquico mais elevado da organização. Para que o planejamento estratégico possa ser levado adiante ele precisa ser implementado nos níveis hieráquicos mais baixos da empresa, nos quais as tarefas são executadas. O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócios da empresa. Este é um processo permanente e contínuo, é sempre voltado para o futuro e está intimamente ligado com a previsão, embora não se confunda com ela. É focado em decisões rascionais, sempre subtraindo incertezas subjacentes a qualquer tomada de decisão.

2.3 - Planejamento Operacional

O Planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e “como fazer” no nível e que as tarefas são executadas. Como está inserido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com