TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Individual Unopar

Artigos Científicos: Produção Individual Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  5.752 Palavras (24 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.............................................................4

2.1 INFLAÇÃO.............................................................................................................6

2.1.1 TAXA DE JUROS...............................................................................................7

2.1.1.1 TAXA DE CÂMBIO..........................................................................................8

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS NA GESTÃO FINANCEIRA..............9

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.........................................................................10

4.1 EXEMPLO DE HONESTIDADE...........................................................................11

5 CONCUSÃO............................................................................................................12

6 FLUXO CIRCULAR DE RENDA.............................................................................14

6.1 ÍNDICE DE OCUPAÇÃO E RENDA....................................................................15

6.1.1 TAXA DE DESEMPREGO................................................................................16

6.1.1.1 ÍNDICE DE TAXA DE JUROS.......................................................................17

6.1.1.1.1 ÍNDICE DE TAXA DE CÂMBIO..................................................................18

7 REFERÊNCIAS.......................................................................................................19

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com a finalidade de constatar de forma clara e objetiva, alguns conceitos básicos para entender o que é Economia.

A Economia é a “Ciência que estuda o comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que está inserida.

Passamos a abordar as principais áreas do estudo dessa ciência que faz parte do nosso cotidiano. A Microeconomia e Macroeconomia. Métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial com seus diversos graus de complexidades. Analisando também a ética como mecanismo dentro do sistema empresarial com seus diversos graus de complexidade. Analisando também a ética, como mecanismo dentro do sistema empresarial. Conceituar seus principais agentes como inflação, taxa de juros, taxa de câmbio e a variação de emprego e desemprego que fazem parte do noticiário diário.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Microeconomia ou teoria dos preços analisa, a formação de preços no mercado isto é, como empresa e consumidor interagem e decidem a quantidade e o preço de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. É definida como a alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam aos estudos do comportamento individual de consumidores, firmas bem como, a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais.

As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo, as firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedores de produtos.

Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucros a partir de custos e receitas possíveis.

A Microeconomia analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõem determinados indivíduos organizados em uma determinada sociedade.

A microeconomia se preocupa-se em explicar como é gerado os preços dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Dividem-se em:

a) 1 Teoria do Consumidor: estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.

b) 2 Teoria de Empresa ou Firma: Estuda a estrutura econômica de organização cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem produtos desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas como monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.

c) 3 Teoria de Produção: Estuda o processo de transformação da matéria prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere aos serviços como, transportes, atividades financeiras e outros.

A Macroeconomia estuda a economia de modo geral, analisando a determinação e os níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos, e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico, pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo, como por exemplo: o desemprego.

A Macroeconomia possui algumas metas como aumentar o número de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

a) 1 Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com