TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Relatorio Final

Trabalho Universitário: Prointer Relatorio Final. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  2.046 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento e Implementação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental

As organizações ou as empresas de todos os tipos, portes e nacionalidades têm disponível uma ferramenta, válida e reconhecida em mais de 100 países do mundo, para auxiliá-las a reduzir os impactos ambientais que causam, além de proporcionar conformidade com a legislação ambiental.Essa ferramenta é a ISO 14001, que determina diretrizes e requisitos para se estabelecer o chamado Sistema de Gestão Ambiental – SGA e tem como foco a proteção ao meio ambiente e a prevenção da poluição, equilibrando-a com as necessidades sócio-econômicas do mundo atual.

O modelo de gestão ambiental com base na norma ISO 14001 utiliza um ciclo PDCA espiralado (planejar – plan, implementar – do, verificar – check, analisar – act) com o objetivo de introduzir a melhoria contínua do processo da organização.

A implantação do sistema de gestão ambiental em uma empresa é um processo complexo e dispendioso,que exige transformações no âmbito da organização, seja na sua estrutura, sistema de comunicação, formas de controle, etc., além de envolver mudanças no comportamento e atitude de todos os envolvidos no processo.Sendo assim, podemos definir Gestão Ambiental como uma estrutura organizacional que possui atividade de planejamento, responsabilidades, prática, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir e analisar criticamente a política ambiental da organização.

A gestão ambiental está fundamentada em 5 princípios básicos que podem ser definidos como:

●Conhecer o que deve ser feito; assegurar comprometimento com o SGA e definir Política Ambiental.

● Elaborar um Plano de Ação para atender aos requisitos da política ambiental.

●Assegurar condições para o cumprimento dos Objetivos e Metas Ambientais e implementar as ferramentas de sustentação necessárias.

●Realizar avaliações quali-quantitativas periódicas da conformidade ambiental da empresa.

●Revisar e aperfeiçoar a política ambiental, os objetivos e metas e as ações implementadas para assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.

Obtido o comprometimento da alta administração e efetuada a avaliação inicial, é possível iniciar as atividades específicas para atendimento aos requisitos da NBR ISO 14001, visando a implantação do SGA normalizado, com possibilidade de certificação.

A certificação é um processo que qualquer entidade pode requerer, independentemente do seu estatuto ou domínio de atividade. As vantagens da certificação são inúmeras, apontando-se as principais em baixo:

● melhoria na organização interna ;

●melhoria da imagem ;

●aumento da satisfação do cliente ;

●aumento da confiança do cliente;

●aumento da motivação e envolvimento do sistema e colaboradores internos ;

●confiança no sistema ;

●maior competitividade ;

●maior produtividade e redução de custos.

Atender aos princípios por meio de uma metodologia prática para a implementação de um SGA é garantia de redução de impactos ambientais e, ao mesmo tempo, de melhoria de imagem da empresa no mercado (ROVERE,et. al., 2000).

O objetivo da ISO 14001 é estabelece os requisitos de implementação e operação do sistema de gerenciamento ambiental. Sua utilização é um meio de garantir às empresas uma administração eficaz e eficiente dos assuntos ambientais.Um bom gerenciamento ambiental, além de diminuir riscos de acidentes ecológicos e melhorar a administração de recursos energéticos, materiais e humanos, também fortalece imagem da empresa junto à sua comunidade, fornecedores, clientes e autoridades, entre outros.

Entretanto, a implantação do Sistema de Gestão Ambiental na empresa do Grupo Gafor Logística foi viável,pois, a mesma demonstra que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com