TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER - RELATORIO FINAL

Trabalho Escolar: PROINTER - RELATORIO FINAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  1.675 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II

PROINTER II – Relatório Final

Participantes:

Aluna: Jeftá Brasilino da Silva – Nº. RA 431903

Aluna: Joseane Galvão de Melo Lira – Nº RA 435129

Aluno: Rosival Valdevino Cordeiro – Nº RA 434318

Aluna: Wedlany Soares da Silva – Nº RA 414508

Aluna: Zelma Maria de Melo – Nº. RA 435130

Goianinha – RN

Dezembro /2013

Sumário

1. Descrição da empresa 3

2. Descrição do Sistema de Gestão Ambiental 6

3. Situação do SGA na empresa 7

4. Implantação Do Sistema De SGA 8

5. Dificuldades Encontradas Na Implantação 10

6. Práticas Ambientais 10

7. Conclusão 11

8. Referencias 11

1. Descrição da Empresa

O Rio grande do Norte é um dos estados brasileiros mais propícios ao desenvolvimento turístico e industrial. Pouco mais de 40% das empresas possuem Sistema de Gestão Ambiental (SGA) devidamente implantado. Isso mostra que existe a necessidade da sensibilização das empresas locais, independente do ramo de atividade, para que as mesma priorizem a variável ambiental e atuem de modo ambientalmente responsável.

Com o intuito de contribuir para que a inclusão da variável ambiental se estabeleça como uma das estratégias empresariais da região e mostrar os aspectos positivos de se implantar um SGA.

A Usina Verde Vale é um dos exemplos do desenvolvimento da região nordeste sendo uma das mais antigas Usinas de Açúcar do Estado do Rio Grande do Norte em atividade. Empresa cuja história, em vários momentos se insere na História Produtiva do Brasil, através de sua origem, das inovações introduzidas ao longo do tempo

A empresa foi fundada em 2 de março 1848 na cidade de Goianinha, o nome (Verde Vale) é em homenagem ao local onde a industria é instalada, já que fica na parte baixa do relevo. Privilegiada por sua topografia plana, nas área de plantio, apresenta quase 100% de sua área mecanizável. O parque industrial tem capacidade de processar 2,5 milhões de toneladas de cana de açúcar. A Usina tem uma posição logística privilegiada, por estar locada ás margens da BR 101 a cerca de 60km do porto de Natal.

A Usina Verde Vale produz açúcar, etanol e bioenergia( reutilizando bagaço de cana de açúcar nas caldeiras) com um ótimo padrão de qualidade. Possui laboratórios bem equipados e funcionários capacitados, no intuito de assegurar um rigoroso controle de qualidade e monitoramento de seus produtos, que são produzidos a partir da cana-de-açúcar.

1-Fluxograma do processo de fabricação de açúcar e álcool.

Hoje a Usina Verde Vale, tem uma área agricultável de 96.000,00(noventa e seis mil) hectares, sendo estes distribuídos em 14 municípios,contribuindo com a renda da população de forma direta e indireta. A produção da Usina é de 10 ton de açúcar por dia e cerca de 150m³/dia de alcool anidro e carburante.

O parque industrial compreende uma área de 5(cinco) hectares, tendo sua composição administrativa formada pelos escritórios administrativos, escritório agrícola e das áreas de apoio( Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e Ambulatório), balança e refeitório. E sua composição Industrial: pátio de estacionamento, posto de abastecimento, casa de recepção de cana de açúcar, moenda, fabricação de açúcar, fabricação de álcool(destilaria), casa de força, 4 caldeiras, oficina automotiva, oficina industrial, armazém de estocagem de açúcar, 16 tanques de estocagem de álcool e 4 tanques de estocagem de melaço, industria de produção, e laboratórios. Cerca de 480 pessoas compõem o quadro de funcionários industrial/administrativo e 1200 o quadro de funcionário agrícola.

O processo industrial inicia-se na recepção de cana de açúcar, onde é realizada a lavagem da matéria prima (seja picada, das áreas mecanizáveis, ou inteiras, das áreas de queima), passa pela moenda onde é extraído o caldo, através dos ternos, encaminha-se o caldo para a fabricação onde passa por processos químicos e é transformado em açúcar e de fermentação, onde se produz o álcool. Para o processo de cozimento do açúcar, as caldeiras são aquecidas com a queima do bagaço onde transforma o vapor gerado em energia mecânica e posterior em energia elétrica (mesmo princípio de uma hidrelétrica, que produz energia através do movimento das turbinas a partir da velocidade da água, e essa energia mecânica, de movimento das turbinas, é transformada em energia elétrica). Nas caldeiras foram instalados lavadores de gases, que tem como função, diminuir o material particulado emitido na atmosfera.

A área agrícola é dividida em plantio, irrigação e colheita, que compõe uma equipe de 16 caminhões oficina, 32 colhedoras, 10 caminhões combio(abastecimento), 20 tratores, 10 plantadoras, 20 pivores central, 30 moto-bombas, 15 carreteis. Além disso, cerca de 25% da área esta contemplado com adutoras para projetos de irrigação.

A produção sucroalcooleira é o que se chama de ciclo fechado. A matéria prima, cana de açúcar, é transformada em açúcar e álcool. Um dos seus subprodutos, o baçaço, é reutilizado nas caldeiras e gera mias um produto, a energia. Outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com