TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Comercio Eletronico

Ensaios: Projeto Comercio Eletronico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CST – PROCESSOS GERENCIAIS

GESTÃO DE PROJETOS

PROJETO DE

COMERCIO ELETRÔNICO

Alvacir Chollet

2013

1 Introdução

1.1 Motivações e Objetivo

O fato de a Internet ser uma ferramenta sem fronteiras territoriais, permite que um usuário qualquer, sentado diante da tela de seu computador numa cidade qualquer, tenha acesso a sites localizados em qualquer outra parte do mundo sem sair de sua cadeira. Quando esses sites oferecem produtos e serviços a preços acessíveis então, a Internet passa a ser um poderoso instrumento de compras. Além de saber que existe uma infinidade de produtos disponíveis com os quais aquele nosso usuário antes só poderia sonhar, ele passa a tê-los ao alcance das mãos e, melhor, sem precisar se levantar daquela cadeira em frente ao computador, a não ser para abrir a porta para recebê-los.

O objetivo deste projeto de comércio eletrônico é reunir as ferramentas de que uma empresa precisa para cuidar dos seus clientes desde a pré-venda até a pós-venda e entre diferentes canais de comunicação e distribuição.

1.2 Descrição do Produto

Este projeto tem como objetivo produzir um sistema de venda on-line permitindo a entrega do produto direto dos fornecedores aos clientes em conjunto com serviços de pós-venda, como rastreamento de pedidos, avaliação de produtos, e um serviço de recomendação, a fim de aumentar as vendas da empresa.

1.3 Premissas

A equipe de desenvolvimento será composta por um desenvolvedor e gerente de projeto;

Para utilização do sistema se faz necessário que:

o A Empresa tenha a sua disposição um hosting e um domínio.

o Os usuários finais do sistema possuam acesso à internet.

1.4 Restrições

1.4.1 Restrição de Tempo

O sistema deverá estar implantado em 26 dias.

1.4.2 Restrição de Orçamento

O orçamento do projeto foi estipulado em R$ 6.455,16, referentes às despesas para todo o período de desenvolvimento do projeto.

1.4.3 Recursos

Serão alocados dois computadores munidos das ferramentas necessárias ao desenvolvimento e gerenciamento do projeto.

1.4.4 Riscos e ameaças

Identificar possíveis riscos ou ameaças inerentes aos processos em questão, em caso de riscos negativos, tomar as medidas cabíveis para sana-los.

1.4.5 Qualidade

Primar pela qualidade no atendimento ao consumidor, oferecer produtos de boa qualidade e com garantia que satisfaçam o cliente, exigir dos fornecedores responsabilidade sobre os produtos vendidos.

2 Gerenciamento do Escopo

2.1 Declaração de Escopo do Projeto

2.1.1 Justificativa

A favor do cliente, a diminuição crescente dos custos de hardware, popularização da internet e comodidade. A favor do varejista, alcance a novos mercados e redução de encargos trabalhistas. É nesse cenário que surge a demanda por sistemas de comércio eletrônico que ao mesmo tempo em que satisfazem tais necessidades, agreguem também características como segurança e customização.

2.1.2 Detalhamento do Produto e Sub-produtos

É a partir dos subsistemas descritos a seguir que o E-Commerce supre todos os requisitos necessários à construção de um sistema completo com funcionalidades que vão além da simples venda de produtos, abrangendo, avaliação, rastreamento, recomendação.

O sistema pode ser dividido nos seguintes módulos principais:

• Backend

O sistema é alimentado através desse módulo, a partir dele é possível gerenciar produtos, contas de usuário e pedidos. Área restrita ao Gerente da empresa.

• Frontend

Área onde os clientes navegam pelas seções do site a fim de localizar produtos de sua preferência e eventualmente efetuar a compra. Uma vez logados no sistema os clientes também podem utilizar serviços de rastreamento de encomendas e recomendação.

2.1.2.1 Subsistemas

• Gerenciador de produtos

É possível gerenciar os produtos a serem disponibilizados para os clientes. O analista pode detalhar, informações como descrição, especificações técnicas, itens inclusos, fotos, etc.

• Sistema de avaliação

Permite a atribuição de comentários e notas aos produtos disponíveis. Os clientes podem postar suas considerações a respeito dos produtos, tais considerações devem ser avaliadas pelo Gerente antes de serem disponibilizadas para o público.

• Sistema de recomendação

De acordo com pedidos anteriores, e o histórico de navegação do cliente, o sistema procura indicar produtos de seu interesse, potencializando as vendas do sistema.

• Tracking

Serviço disponível apenas para clientes cadastrados no site e que tenham algum pedido ainda não entregue. Permite que o cliente verifique a localização do seu pedido.

• Suporte on-line

Visa esclarecer possíveis dúvidas a respeito de produtos disponíveis no site, formas de pagamento, prazos de entrega, etc. O cliente pode esclarecer suas dúvidas a partir do FAQ ou ser auxiliado por algum atendente.

• Sistema de pagamento

Boleto bancário, Mercado Pago ou Pagseguro.

2.2 Plano de Gerência do Escopo

A gerência do escopo será feita por meio do acompanhamento dos indicadores de desenvolvimento. Serão verificados os tempos e custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com