TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Analise Anhanguera

Artigos Científicos: Projeto De Analise Anhanguera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  3.000 Palavras (12 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 12

Curso: Administração

Disciplina: Atps De Análise de Investimentos

Professor Presencial:

Professor a Distância:

Período: 5º semestre

ANÁLISE DE UM PROJETO DE INVESTIMENTO

2013

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo proporcionar ao estudante uma visão superficial, mas eficaz sobre a sistemática de uma análise de investimentos em uma empresa de caráter hipotético com dados reais para que possam ser levados em relevantes considerações.

O real intuito deste trabalho é demonstrar que é possível fazer uma breve projeção de investimentos com base nas ferramentas criadas por estudiosos, e forçá-los a desenvolver a capacidade de discernimento para que possam tomar decisões futuras no mercado de trabalho como merecidos profissionais de respeito.

2 Capítulo - Descrição do investimento pretendido

2.1 Tipos de Investimentos

Existem vários tipos de investimentos, porém são somente três mais importantes, são eles:

1. Investimentos públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.

2. Investimentos privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

3. Investimentos mistos: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.

2.2 Importâncias dos investimentos.

A lógica dessa informação é que para a economia crescer faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas das unidades produtivas o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB).

O investimento influência a sobrevivência das organizações e, pelo menos dois aspectos:

1) Expansão das organizações:as organizações privadas tem por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor de forma a poder gerar mais retorno para o investidor

2) Reposição do capital: As organizações mesmo que não estejam em expansão necessitam de um fluxo de investimento no mínimo suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das sua s maquinas e equipamentos.Se essa reposição não for realizada organização acabara utilizando-se de maquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados acarretando produtos e serviços mais caros e de menor qualidade.

2.3 Análises de investimento.

O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos, cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos investimento de forma racional objetivando as melhores as melhores opções.

• Considerações Econômicas

Essas considerações levam em conta a rentabilidade e o risco do investimento. Assim 0o administrador deve escolher o melhor investimento de retorno e de menor risco para a organização.

• Considerações Financeiras

Estas considerações levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financeiros, pois não faz sentido analisar investimentos sem recursos disponíveis.

• Considerações do Ambiente Empresarial

São considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e são as mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressas em valores monetários, contudo são de fundamental importância já que influenciam a viabilidade de um investimento.

2.4 Análise no contexto estratégico das organizações

Toda empresa possui um plano estratégico, de como atingir os seus objetivos, esse plano pode ser formalizado em documentos e está ligada á analise dos investimentos necessários a sua realização.

Muitas empresas fazem do planejamento ferramentas nos quais se projetam receitas custos e despesas, estimando os resultados futuros. Essas ferramentas só tem validade quando vinculada a uma analise de investimentos adequada a qual determinara a viabilidade desses planos futuros traçados pala organização.

2.2.1 Mercado Financeiro e a Analise de Investimentos

Podemos chamar de mercado financeiro ou bancário o conjunto de instituições e operações ocupadas com o fluxo de recursos monetários entre os agentes econômicos.

O equilíbrio do mercado significa que o volume total que as pessoas desejam emprestar deve ser igual ao volume total que as pessoas desejam tomar emprestado, portando o mercado precisa encontrar a taxa de juros de equilíbrio, isto é a taxa que os em prestadores desejam fornecer precisa ser exatamente igual á taxa que os tomadores desejam captar.

Essa intermediação financeira desenvolve-se de forma segmentada com base nas subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro:

▪ Mercado monetário

▪ Mercado de crédito

▪ Mercado de câmbio

▪ Mercado de capitais

▪ Outros mercados

O mercado financeiro apresenta uma referencia comum para as diversas negociações financeiras, a taxa de juros entendida como a moeda de trocas desses mercados.

Mercado monetário: é especificamente para financiamentos e aplicações de curto prazo, no qual instrumentos financeiros de curto prazo como bilhetes do tesouro, papel comercial ou financiamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com