TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Projeto “Super Célula” - Passos de um projeto, análise dos riscos e identificação dos processos de negócio

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo de Caso: Projeto “Super Célula” - Passos de um projeto, análise dos riscos e identificação dos processos de negócio

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PASSOS PARA QUE UM PROJETO ALCANCE OS OBJETIVOS DESEJADOS        

3.        ANÁLISE DE RISCOS DO PROJETO        

4.        IDENTIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO        

5.        CONSIDERAÇÃO FINAIS        

6.        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

Os projetos vêm sendo utilizados como instrumentos para planejar mudanças, o que é de suma importância, pois, as empresas estão no ambiente globalizado que as obrigam serem flexíveis e adaptáveis, com processo contínuo e ininterrupto, para manterem aptas a realizar as mudanças necessárias e garantir sua competividade no mercado (PIZE, 2012).

Neste contexto, a problemática deste estudo de caso Projeto “Super Célula”, dar-se com a empresa de Usinagem Brasil Ltda., que atua no ramo de usinagem de peças metálicas de precisão. Seu objetivo é modernizar uma das suas células de produção. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa, busca-se abordar os passos para que um projeto alcance os objetivos desejados, análise de riscos do projeto, identificação de processos de negócio.

  1. PASSOS PARA QUE UM PROJETO ALCANCE OS OBJETIVOS DESEJADOS

O primeiro passo é aprovação do projeto. Desse modo, é preciso fazer: a descrição do produto do projeto; o plano estratégico; levantamento dos históricos; critérios de seleção. O resultado disso é o Project Charter, ele autoriza formalmente um projeto, dá ao gerente de projeto autoridade para alocar recursos, descreve o produto e a necessidade a ser atendida e deve ser emitido pelo Cliente ou Patrocinador (PMBOK, 2008).

Logo após, é o Planejamento do Escopo, que descreve como o escopo será gerenciado e como as modificações serão identificadas, classificadas e integradas ao projeto (TORRES, 2014).


Para facilitar a gestão é preciso subdividir o trabalho a ser realizado no projeto em componentes menores. Essa decomposição tem como saída a Work Breakdown Structure (WBS), que organiza e define o escopo (RUGGIERI, 2010). O escopo descreve o que se pretende realizar e estabelece as entregas, premissas, restrições, critérios de aceitação e o não escopo, definindo o limite do projeto (TORRES, 2014).

Com os dados da WBS, é possível identificar e documentar as atividades do projeto, porém, a lista de atividades gerada não está em sequência, não tem data, custo ou responsável.

O quinto passo é o planejamento de recursos, o qual define: quais serão os recursos físicos, quais quantidades de cada devem ser usadas e quando elas serão necessárias para a realização das atividades do projeto. Em seguida, deve estabelecer o tempo mais provável que uma atividade levará para ser concluída, ou seja, o tempo que uma atividade deve começar e terminar. Para isso, pode ser aplicada duas técnicas: Program Evaluation and Review Technique - PERT e Critical Path Method - CPM (TORRES, 2014).

De acordo com Cruz, “um projeto depende da habilidade do gerente em estimar seus custos, no início de seu desenvolvimento, e controlá-los, ao longo do processo” (1998, p. 1). Sendo assim, o Planejamento de Custo tem a finalidade de: verificar se o projeto é viável, selecionar as melhores alternativas, obter recursos financeiros, elaborar propostas e criar uma base de controle de custo. Pode ser aplicado duas metodologias, a Top-Down e a Botton-Up (ADVISIA, 2012).

Sequenciar as atividades é descrever passo a passo cada atividade e qual sua relação de dependência. O Método do Diagrama de Precedência (MDP), define os tipos de dependência entre as atividades: Término para Início (TI); Início para Início (II); Término para Término (TT); Início para Término (IT) (TORRES, 2014).

Em seguida, a programação das atividades consiste em determinar as datas de início e fim das atividades. Para representar o cronograma pode ser usado o gráfico de Gantt, que é um gráfico de barras em que as atividades do cronograma são listadas vertical do lado esquerdo e do lado direito, as datas estão na horizontal na parte superior (PMBOK, 2008).

O orçamento, segundo o PMBOK (2008), é a agregação dos custos estimados de atividades do cronograma para estabelecer uma linha de base dos custos totais para a medição do desempenho do projeto. Tem como resultado a linha base dos custos, a necessidade de financiamento e o plano de gerenciamento de custos.

Por fim, o Desenvolvimento do Plano do Projeto, o que reuni e organiza todos os planos descritos e serve de guia para execução e controle do projeto. Dentro do Plano do Projeto, há também os planos de Risco, Contratações, Qualidade e Comunicação (OLIVEIRA, 2014).

  1. ANÁLISE DE RISCOS DO PROJETO “SUPER CÉLULA"

O objetivo do Projeto “Super Célula” é de modernizar uma das suas células de produção, para isso, irá otimizar os processos dessa área e especificar, comprar e instalar uma nova máquina, além de realizar treinamentos e testes necessários antes de entrar em operação. Para atingir esse objetivo, o ciclo de vida do projeto está dividido em 06 fases, conforme Quadro 1.

Resumo do Produto

Entregas Parciais e Finais

Critério de aceitação

Modernizar uma das suas células de produção, para isso, irá otimizar os processos dessa área e especificar, comprar e instalar uma nova máquina, além de realizar treinamentos e testes necessários antes de entrar em operação - R$ 230 mil.

Início: 01/08/2014;

Fase 0: Otimização de Processo - 03 semanas;

Fase 1: Especificação da nova máquina – 01 semanas;

Fase 2: Compra da nova máquina – 06 semanas;

Fase 3: Instalação da máquina – 02 semanas;

Fase 4: Testes necessários – 01 semanas;

Fase 5: Treinamento de pessoal – 02 semanas;

Término: 09/12/2014.

O início da Fase só ocorre com o término da Fase predecessora a ela, exceto o Treinamento que pode começar quanto os Testes estiverem sendo realizados.

A instalação deve estar em conformidade com a ISO 9000 e outras normas de segurança.

Quadro 1. Plano de Gestão do Escopo do Projeto “Super Célula”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (785 Kb)   docx (165.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com