TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Esporte Na Escola

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Esporte Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 6

Salinópolis, 17 de Dezembro de 2011.

I-Introdução:

Este projeto apresenta os passos que serão dados para a implantação do esporte na escola. Cada passo foi planejado e avaliado para que fosse possível implantá-lo de uma maneira que pudesse vir colaborar não somente com a parte física do aluno mais também com a parte intelectual, o que é o nosso objetivo principal, pois trabalhará principalmente com alunos que apresentam problemas educacionais, desta forma estaremos contribuindo com novas alternativas para solucionar problemas tão graves e rotineiros que acontecem no Brasil inteiro. Além dos passos a serem dados também traz o que é necessário em recursos materiais para que possa garantir o mínimo de conforto para que os alunos se sintam estimulados a participarem dos treinos. O cronograma que foi colocado no projeto é meramente ilustrativo podendo sofrer alterações dependendo da aceitação deste projeto acontecer a médio ou longo prazo.

II- Justificativa:

Este projeto foi elaborado para as escolas do município de são-joão de pirabas equidistante da capital do Estado 210 km; estando ele situado na região nordeste do Estado do Pará, micro região do salgado..

É do conhecimento de todos que atualmente as escolas de um modo geral, vem enfrentando um grande número de problemas com os mais variados motivos e nessas escolas devido a constatação através das matrículas feitas anualmente, foi possível comprovar o razoável número de alunos que se evadem ou que acabam reprovados, muitas das vezes desmotivados por não terem um objetivo na vida ou não encontrarem sentido no estudo. Além disso, foi possível perceber o baixo rendimento escolar de um grande número de alunos.

Com vista na busca de soluções de problemas ou procurando minimizá-los é que se tornou necessário a elaboração desse projeto, intitulado “EDUCAÇÃO NO ESPORTE”. Através dele buscamos melhorar o processo de socialização entre os alunos, evitando brigas dentro da escola por motivos fúteis. O uso do esporte como meio de manter o interesse na escola é uma boa solução porque visa atrair a atenção de alunos que muitas das vezes mantém em baixa sua estima; então esse é um meio de colocá-lo em evidência de uma forma estratégica. Outro ponto positivo do projeto é que ele focaliza principalmente o aluno em risco de evadir-se ou que possua notas baixas. É uma maneira de dar a ele um novo objetivo sem perder de vista o controle do estudo.

O esporte escolhido é a prática do JIU¬-JITSU, BOXE , MUAY-THAI E JUDÔ na modalidade de treinamento para competições que possibilitará aos alunos competirem dentro do município ou fora dele. O motivo da escolha desses esportes é por já existir dentro do município pessoas capacitadas que dominam técnicas e que tem tempo livre para coordenar o projeto, além do mais esse tipo de esportes não precisa de tantos recursos materiais. O necessário será conseguido através de parcerias publicas e privadas

Toda prática de esporte é bem vinda porque ocupa o tempo ocioso do jovem e trabalha o corpo, tornando-o mais resistente às doenças e também a mente, tornando-a alerta e preparada para reagir com mais rapidez. O esporte nos possibilita uma série de benefícios como:

• A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo

• Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maiores níveis de concentração e memória mais apurada

• Exercícios mais vigorosos e regulares aumentam o nível de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom” colesterol) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas

• Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido

• A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress, também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural, depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade

III- ATORES DO PROJETO:

O principal ator do projeto é o professor de jiu-jitsu: Jefferson sanderson, que irá coordenar o projeto contando com o apoio de alunos-monitores escolhidos dentro da escola de artes marciais e que já possuam conhecimentos avançados das artes, Contará também com a participação de vários professores das escolas para fornecer a lista dos alunos que precisam da ajuda desse projeto e para mantê-lo informado da repercussão do projeto na vida escolar do aluno.

IV- OBJETIVO GERAL:

Criar meios de ajudar os alunos através do esporte para obterem a aquisição de competências necessárias a uma melhor socialização e através disso, um melhor rendimento escolar evitando com isso a repetência ou a evasão escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Identificar os alunos que apresentem um nível elevado de faltas na escola com risco de evadir-se, baixo rendimento escolar ou baixo índice de socialização para compor a equipe de participantes do projeto.

• Usar o esporte (artes marciais) tem como forma de atrair a atenção do aluno para a escola e consequentemente para a melhoria de seus estudos, através de um monitoramento específico.

• Criar estratégias que possam desenvolver nos alunos um maior vínculo com a escola como forma de contribuir para a solução de problemas escolares.

V- METODOLOGIA:

A metodologia para a implantação desse projeto na escola está dividido em duas fases:

a) Primeira Fase:

 Reunião com a parte administrativa para falar sobre o projeto e mostrar as propostas.

 Reunião com os professores para buscar apoio na identificação dos alunos que possuem problemas de socialização, baixa freqüência e pouco rendimento escolar.

 Coletar as listas dos nomes dos alunos que possam ser inseridos no projeto.

 Criar e incentivar na escola um período da prática do esporte.

 Buscar parcerias para a efetivação do projeto nas escolas.

 Avaliar a estrutura e escolhendo o espaço necessário para o projeto.

b) Segunda Fase:

 Reunir com os alunos escolhidos para montagem dos horários de aulas.

 Palestrar sobre a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com