TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Fabrica De Uniformes

Monografias: Projeto Fabrica De Uniformes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  6.245 Palavras (25 Páginas)  •  1.394 Visualizações

Página 1 de 25

1 - Introdução

Realizar esse projeto fez com que descobríssemos a importância de como estruturá-lo e desenvolvê-lo com pontos que fosse definido e conseguisse atingir nossos objetivos. Com as orientações certas esse desafio está sendo estimulante e prazeroso já que não só alguns mais vários têm esse objetivo comum, montar um negócio próprio realizando assim um sonho. A idéia de montarmos uma confecção partiu de um desejo de sermos empreendedores de nós mesmos e à medida que o projeto se desenvolve vamos tentando formar expectativas de alcançar esse objetivo.

Depois de discutirmos o projeto verificou uma grande necessidade de abranger não só uns públicos-alvo mais vários, porque a sobrevivência no mercado dependerá dos nossos conhecimentos e de como iremos manter o projeto vivo. Hoje em dia a maioria dos grandes projetos são resultados de esforços de longa data, mas a duração não é único propósito porque a duração não chega a um ano no mercado e acabam fechando. Infelizmente todo projeto existe falhas e nós não queremos que aconteçam as mesmas armadilhas, queremos preservar o nosso objetivo minimizando cada falhas.

O trabalho a seguir tem por objetivo o tema gestão de projetos, que para ser abordado inicialmente seria importante definir primeiramente o que exatamente é um projeto, o que o diferencia de um negócio, e as ferramentas apropriadas para gerir um projeto do começo ao fim, obtendo o sucesso desejado.

O QUE É UM PROJETO

Para definirmos o que é um projeto vamos seguir alguns conceitos utilizados pela PMI – Project Management Institute, um dos maiores e mais conceituados institutos do mundo no assunto.

Primeiramente é importante definir que um projeto é sempre único de alguma forma, seja em relação ao cliente ou ao produto de que se trata, e possuem um objetivo bem claro que quando atingido caracteriza o final do projeto, ou seja, missão cumprida.

Podemos dizer, que uma idéia de negócio depois de colocada no papel com base em informações sobre o produto, pesquisas de mercado atuante, analises de risco e custo, se trata de um projeto. Porém, o conteúdo do documento não pode ser considerado um projeto, pois este seria um fim do negócio teoricamente e o negócio é feito para durar para sempre.

Podemos assim exemplificar um projeto como a construção de um imóvel, uma viajem, ou a implantação de uma nova linha de montagem em uma empresa, podendo eventualmente não ter nada a ver com um novo negócio.

A IDÉIA DO PROJETO

MONTAR UMA CONFECÇÃO DE ROUPAS - PÚBLICO ALVO

1. (Uniformes)

Há algum tempo os uniformes profissionais deixaram para trás aquela imagem que tinha no passado, ao utilizá-los consistia numa obrigação, tal preconceito, muitas vezes acontecia em virtude da utilização de tecidos de baixa qualidade que causavam desconfortos, além de não se preocupar com a estética.

Com a criação de tecidos mais modernos, confortáveis e sofisticados aliados com bons profissionais houve uma grande valorização deste segmento. Tal inovação aumentou a procura por uniformes profissionais, porque traz uma boa imagem as empresas e uma padronização, devido a praticidade que facilita.

Hoje a Indústria da moda movimenta bilhões de dólares anualmente e é a segunda que mais, absorve mão-de-obra, dentro dos segmentos industriais.

De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em 2008, o segmento de uniformes profissionais no Brasil contava com 1.700 empresas e movimentava cerca de R$ 3,5 bilhões/ano no País. O segmento cresceu mais de 80% em produção e cerca de 50% em valor na última década, apesar da falta de regulamentação e da observação de normas técnicas do setor.

A Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) afirma que existe um grande potencial do mercado nacional e internacional de uniformes, mas ressalta a necessidade de um instrumento que funcione como um marco normativo. Com o objetivo de colocar o país num elevado patamar de competitividade, agregando valor e segurança para as empresas e para os usuários do segmento, a entidade desenvolveu o Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação de Roupas Profissionais. Este programa traz em seu escopo um processo de Certificação, denominado Selo Qual, que visa trazer a adequação e a conformidade necessárias para melhorar o desempenho das confecções.

Buscando sempre atender os clientes com qualidade iremos criar maior motivação e envolvimento de todos do grupo para que essa soma de esforços torne nossa empresa mais forte e diferenciada no mercado da confecção.

Teremos dois públicos alvos devidos os altos e baixos do mercado porque quando é atendido os pedidos, algumas empresas demoram em refazer novamente. Sendo assim teremos trabalho sempre. Vale ressaltar que nas indústrias, geralmente, as renovações nos desenhos de uniformes ocorrem em prazos médios de um ano. Já em outros segmentos, como as companhias aéreas, o prazo pode ser bem maior, de acordo com as estratégias de marketing adotadas.

E o nosso sucesso, está em ter conhecimento, para chegar e ficar no mercado, essa seria uma descrição da onde queremos chegar.

Tipo de mercado

A tendência do segmento de confecções de uniformes é de crescimento. Tal otimismo pode ser explicado pelos elevados preços de peças do vestuário, fato que contribui para a adoção de uniformes pelos diversos tipos de empresas e instituições. Os principais clientes das confecções de uniformes profissionais podem ser condomínios, bancos, empresas de segurança, hospitais, empresas alimentícias, indústrias e empresas prestadoras de serviços nas mais diversas áreas.

Localização

A abertura da confecção seria na cidade de Hortolândia por ser uma cidade próxima ás indústrias, o local é de fácil acesso de forma que a matéria-prima chega sem dificuldades e a distribuição das peças para as empresas é adequada com a infra-estrutura por estar próximo do seu público-alvo, possibilitando assim redução de custos com transportes.

Por constituir maquinário de alta precisão a confecção não estaria próxima as residências para não causar transtornos aos vizinhos sem ultrapassar o horário comercial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com