TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar VII para obtenção do título de Gestor de Marketing

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.402 Palavras (22 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 22

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

RENATO FRANZOLIN DE MELO

RA 1659629

LUZ FRANQUIAS:

PIM VII

AVARÉ, SP

2017

RENATO FRANZOLIN DE MELO

RA 1659629

LUZ FRANQUIAS:

PIM VII

Projeto Integrado Multidisciplinar VII para obtenção do título de Gestor de Marketing apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Solimar Garcia

AVARÉ, SP

2017


RESUMO

O presente trabalho, desenvolvido no formato de projeto integrado multidisciplinar, tem como objetivo principal, propor a internacionalização da empresa Luz Franquias, detentora da marca Chilli Beans, para o Chile, país que se mostrou como sendo o melhor destino dentre os integrantes do Mercosul. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida com base em levantamento bibliográfico pertinente e no conhecimento adquirido durante o bimestre com as disciplinas: Marketing Internacional, Distribuição e Trade Marketing e Desenvolvimento Sustentável. A empresa aqui estudada é adepta do franchising e já está presente em diversos países, atuando no comércio de óculos e acessórios de moda. Através da disciplina Marketing Internacional: foi descrita a situação financeira atual da empresa; seu posicionamento do mercado; sua participação de mercado; suas formas de distribuição; estratégias de comunicação e preço; e finalmente sugerido o Chile como destino, analisando fatores: culturais, geográficos, demográficos, cambiais e tecnológicos. Por meio da disciplina Desenvolvimento Sustentável, integrado ao mesmo capítulo, foram apresentadas as normas, leis e diretrizes do Chile quanto à utilização dos recursos ambientais, e demonstradas as adaptações necessárias para atender tais exigências. Já pela disciplina Distribuição e Trade Marketing, foi possível elaborar uma estratégia de distribuição para o mercado, e sugerida uma proposta inicial de trade marketing para o país de destino.

Palavras-chave: Marketing, Internacional, Chile, Franchising, Sustentável. 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................        04

2. MARKETING INTERNACIONAL......................................................................        05

2.1 SITUAÇÃO FINANCEIRA...............................................................................        05

2.2 PARTICIPAÇÃO DE MERCADO...................................................................        06

2.3 ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO................................................................        07

2.4 ESTRATÉGIA PARA ENTRADA NO MERCADO...........................................        08

2.5 CHILE..............................................................................................................        09

2.6 DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL..........................................................        12

3. DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING.........................................................        14

3.1 TRADE MARKETING. ...................................................................................        15

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................        18

    REFERÊNCIAS.................................................................................................        20

    ANEXO..............................................................................................................        23

        


1. INTRODUÇÃO        

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VII) apresenta a marca Chilli Beans, da empresa Luz Franquias S/A, a maior rede brasileira de óculos escuros e acessórios. Esse trabalho visa a internacionalização da marca para o Chile, para isso foram aplicados os conhecimentos adquiridos durante o bimestre com as disciplinas Marketing Internacional, Distribuição e Trade Marketing e Desenvolvimento sustentável, além de pesquisa bibliográfica sobre o assunto.

A empresa Chilli Beans, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas son o n° 10.614.426/0001-99 (anexo I), estabelecida no ramo desde 1996, deu início ao processo de franchising no ano de 2001. Já conta com mais de 740 lojas, e está presente em diversos países, como: Portugal, Emirados Árabes, Kuwait, Colômbia, Peru, México e Estados Unidos. Obtendo sucesso em todos eles e em plena expansão.

O objetivo deste projeto é a internacionalização da marca para o Chile, país que foi identificado como melhor destino dentre os associados ao Mercosul após análise de fatores culturais, geográficos, demográficos, cambiais e tecnológicos. Para tanto, foi brevemente descrita a situação financeira atual da empresa, seu posicionamento no mercado, sua participação de mercado, suas formas de distribuição e estratégias de comunicação.

Foi elaborada uma estratégia inicial de distribuição para o mercado chileno, demonstrando as vantagens e desvantagens dos modais rodoviário e marítimo, e suas características. Quanto ao trade marketing, foram sugeridas algumas adaptações para maior integração no mercado, e possíveis parcerias com personalidades locais e empresas para criação de coleções personalizadas.

Através da disciplina Desenvolvimento Sustentável, foram levantados dados sobre as leis e diretrizes do Chile com relação à utilização de recursos ambientais, normas e acordos comerciais. Foram demonstradas as adaptações necessárias para atender as exigências do país.

O projeto foi realizado utilizando-se de recursos como levantamento de dados secundários em revistas e endereços eletrônicos, e bibliografia pertinente ao assunto, com o intuito de aplicar o conhecimento adquirido durante o bimestre, de forma prática, no funcionamento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (463.6 Kb)   docx (490.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com