TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar VII

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.217 Palavras (21 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII
Thermopor Comercial e Industrial de Plásticos LTDA - EPP

Guilherme Balbino Rodrigues / RA: 1767487

Campinas

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII
Thermopor Comercial e Industrial de Plásticos LTDA - EPP

Trabalho Interdisciplinar do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), apresentado como exigência parcial para conclusão do 4º Semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, da Universidade Paulista - UNIP Interativa, campus Campinas Swift, sob a coordenação local do Prof.º Renato Bulcão.

Campinas

2017

RESUMO


        O objetivo deste projeto é analisar a empresa Thermopor Comercial e Industrial de Plásticos LTDA - EPP, a fim de entender melhor todo o processo organizacional e trabalhista da instituição. O processo de gestão fundamentada em modelos econômicos tem sido de fundamental importância para as empresas adequarem-se à nova realidade econômica, haja vista que aquisições e fusões, estabilidade da moeda e globalização são determinantes nessa nova realidade. A controladoria tem a função de subsidiar esse processo, apoiando e suprindo os gestores em todas as etapas, com informações confiáveis. O sistema de informações tem grande importância nesse processo, captando ocorrências externas e internas e apoiando a empresa no processo de tomada de decisão. O sistema implantado de desenvolvimento sustentável verifica se a empresa desenvolve suas atividades com foco na eficiência de seus processos e na alta qualidade em seus produtos e melhoria contínua, alinhada a essas diretrizes, se observa as questões de saúde e segurança, qualidade de vida de seus empregados, bem como o desenvolvimento socioeconômico e o bem-estar das comunidades em que a empresa se relaciona, através de programas educacionais e de melhoria da gestão de organizações da sociedade. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e contato com o departamento comercial da instituição.

        Palavras chave: controladoria, planejamento, controle, mercado de capitais, desenvolvimento sustentável.

ABSTRACT


        The objective of this project is to analyze the company Thermopor Comercial e Industrial de Plásticos LTDA - EPP, in order to better understand the entire organizational and labor process of the institution. The management process based on economic models has been of fundamental importance for companies to adapt to the new economic reality, since acquisitions and mergers, currency stability and globalization are determinants of this new reality. Controlling has the function of subsidizing this process, supporting and supplying managers at all stages, with reliable information. The information system has great importance in this process, capturing external and internal occurrences and supporting the company in the process of decision making. The implanted system of sustainable development verifies if the company develops its activities with focus on the efficiency of its processes and the high quality in its products and continuous improvement, in line with these guidelines, if it observes the health and safety issues, quality of life of its employees, as well as socioeconomic development and the well-being of the communities in which the company relates, through educational programs and improving the management of society's organizations. The data were obtained through interviews and contact with the commercial department of the institution.

        Key words: controlling, planning, control, capital markets, sustainable development.

SUMÁRIO

        Introdução                                                5

        Apresentação da Empresa                                        6

                História                                                6,7

                Thermopor Atualmente                                7

                Estrutura organizacional                                8

                Princípios da Gestão                                8

        Controladoria                                                9, 10, 11

        Mercado de Capitais                                        12

                Estrutura do Mercado de Capitais                        12

                Classificação do Mercado                                12, 13

                Thermopor e o Mercado de Capitais                        13

        Desenvolvimento Sustentável                                14

                Thermopor e o Desenvolvimento Sustentável                14, 15

        Considerações Finais                                        16

        Referências                                                17

                Bibliográficas                                        17

                Documentos Eletrônicos                                17


INTRODUÇÃO


        A empresa, considerada como um sistema aberto e dinâmico e que se relaciona com seu ambiente, absorvendo e fornecendo recursos, tem se mantido em constante mutação. O principal fator que tem influenciado essa situação é a globalização dos mercados, que pode ser entendido como um processo de integração entre os agentes básicos que intervêm na vida econômica de um grande número de países.
        Os governos, através de políticas de liberalização e integração promovem a interdependência das economias. As empresas buscam aperfeiçoar seus processos e para isso promovem a descentralização de seus recursos a países distintos do seu.
        Estas constantes mudanças decorrentes de contingências macroeconômicas, como aquisições e fusões, a internacionalização das empresas, têm tornado as organizações mais complexas, sendo necessárias informações internas e externas mais confiáveis para a tomada de decisões que permita o alcance dos objetivos e a continuidade da empresa. Nesse contexto, os relatórios contábeis são importantes fontes de informação, desde que, representem a realidade da empresa e não apenas o cumprimento das questões fiscais e legais. Devem, ainda, incorporar e integrar novas dimensões e novos instrumentos de pesquisa e avaliação. Cabe a controladoria desempenhar o papel de geradora de conhecimento a partir das informações relevantes dos relatórios contábeis da empresa. Além disso, cabe a ela, também, divulgar as informações necessárias para a tomada de decisão dos gestores da empresa.
        O mercado de capitais está presente no dia a dia de cada empresa, de cada cidadão. A movimentação financeira diária, oscilações de ações e todos os elementos externos influenciam na alta ou baixa de preços e custos. Como ocorreu com o fenômeno Sandy, que fez a bolsa de New York fechar.
        O desenvolvimento sustentável tem sido um dos assuntos mais discutidos atualmente. É necessário que as indústrias colaborem com o meio ambiente, já que estas são as maiores causadoras de poluição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (421.8 Kb)   docx (231.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com