TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII –ESTUDO DE CASO DO GRUPO AMBEV

Por:   •  9/7/2017  •  Monografia  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Teremos como base nesse trabalho, a apresentação de uma análise sobre o grupo Ambev, ao qual utilizaremos várias etapas para a realização desse projeto, tais etapas contam com pesquisas  nas áreas de controladoria, ao qual estabeleceremos uma análise das ações de controle realizadas pela empresa;  na área de mercado de capitais, buscando informações sobre as atuações da empresa no mercado de ações; e  na área de desenvolvimento sustentável estabeleceremos uma visão mais ampla sobre as políticas de sustentabilidade praticadas pela empresa, tal qual a sua conscientização sobre a sustentabilidade.

Palavras-chave: Controladoria, Capitais e Sustentável.

ABSTRACT

We'll be working on this work, the presentation of an analysis of the Ambev group, which will use several steps to the realization of this project, such steps have research in controllership, which will establish an analysis of the control measures taken by the company; in the capital markets area, seeking information about the actions of the company in the stock market; and sustainable development area will establish a broader view on the sustainability of policies pursued by the company, as is their awareness of sustainability.

Keywords: Controlling, Capital and Sustainable.

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1- FUNÇÕES DA ÁREA DE CONTROLADORIA.................................9

FIGURA 2- DESEMPENHO FINANCEIRO.......................................................12

FIGURA 3- METAS DE MEIO AMBIENTE........................................................16

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................................7
  2. CONTROLADORIA..................................................................................8
  3. MERCADO DE CAPITAIS......................................................................10
  4. DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.................................................13
  5. CONCLUSÃO.........................................................................................18
  6. BIBLIOGRAFIA......................................................................................19


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um projeto de avaliação referente ao grupo Ambev. Nascida no Brasil, fruto da união de cervejarias centenárias (Brahma e Antarctica), a Ambev se tornou a maior empresa de bebidas da América Latina e, hoje, opera em 19 países das Américas. Faz parte do maior grupo cervejeiro do mundo, a Anheuser-Busch InBev (ABI). Seu extenso portfólio congrega algumas das marcas mais consagradas do mercado, entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Dotada de uma infraestrutura excelente, a Ambev é uma das maiores empresas do ramo cervejeiro em todo o país, seu auge ocorreu nos anos 2000, decorrente da fusão de duas grandes marcas, fusão está que marcou para sempre a história da economia brasileira.

Empresa de capital aberto, composta por um quadro de acionistas, onde a AB InBev detém o controle da maiorias de suas ações.

Podemos perceber no decorrer de nosso trabalho que a Ambev é uma empresa que não funciona de maneira simples, fazendo uso de diversos recursos, como comprar, produzir, vender e receber, com isso emprega aproximadamente 32 mil pessoas, valorizando a cultura brasileira.

Com isso vemos que a indústria cervejeira está diretamente conectada ao progresso e ao desenvolvimento do país, incluindo o desenvolvimento sustentável, abrangendo novas áreas no ramo cervejeiro, mantendo sua linha de crédito ativa e acima de tudo proporcionando um local de trabalho promissor e agradável para seus colaboradores e pensando sempre no melhor para o meio ambiente, assumindo o compromisso de fazer cerveja e demais bebidas de um jeito único, construindo um mundo melhor e levando sustentabilidade e responsabilidade social para todas as áreas onde está inserida.

  1. CONTROLADORIA

De acordo com os estudos realizados sobre controladoria, vemos que:

“As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência.  Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão  (LUNELLI, 2014).”

Segundo Lunelli (2014), a controladoria é um papel gerencial que precisa ser desenvolvida por um profissional contábil capacitado e com um conhecimento amplo.

“A controladoria é uma busca contínua por atualização e por novas soluções são apenas o começo de um caminho para quem pretende seguir neste mercado (LUNELLI, 2014).”

“Controladoria é uma atividade e um campo do conhecimento, que recebe conceito da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão (CAPRINI, 2016).”

Segundo as pesquisas realizadas sobre controladoria vemos diversas informações, Caprini (2016) explica:

“A controladoria apoia-se num sistema de informações e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões. Por isso é que se exige dos profissionais da controladoria uma formação sólida e abrangente a cerca do processo de gestão organizacional.”

Segundo Paula (2014), controladoria é responsável por coordenar o planejamento estratégico, orçamento empresarial e pelo processo contínuo de geração de informações que dão suporte a tomada de decisões por parte da diretoria da empresa.

FIGURA 1 – FUNÇÕES DA ÁREA DE CONTROLADORIA

[pic 1]

FONTE: TREASY – Planejamento e Controladoria, 2016.

De acordo com Paula (2014) a área de controladoria possui alguns objetivos, assim vemos:

“A área de planejamento e controladoria tem como objetivo garantir que a atividade da empresa seja medida e avaliada, e com esse resultado acompanhar e comparar com o desempenho das outras empresas do ramo, para mostrar aos gestores como seu resultado poderia ser melhorado, e na sequência, apontar as devidas correções nas atividades”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (475.5 Kb)   docx (781.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com