TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - VII

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.511 Palavras (15 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

FÁBIO BIZI SILVA – RA: 1630694

GUSTAVO POLONINI PAZINI – RA: 1601943

GUSTAVO SILOTTI ZAMPIROLLI – RA: 1606530

PAULO JOSÉ ZANON – RA: 1600685

EMPRESA VIAÇÃO ITAPEMIRIM

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - VII

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2017


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

FÁBIO BIZI SILVA – RA: 1630694

GUSTAVO POLONINI PAZINI – RA: 1601943

GUSTAVO SILOTTI ZAMPIROLLI – RA: 1606530

PAULO JOSÉ ZANON – RA: 1600685

EMPRESA VIAÇÃO ITAPEMIRIM

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII

Projeto Integrado Multidisciplinar VII para obtenção do título de Técnico em Logística apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2017

RESUMO

        Este estudo apresenta temas referentes ao gerenciamento de transporte, logística integrada e desenvolvimento sustentável, praticados pela empresa  viação Itapemirim, com fundação na cidade de Cachoeiro de Itapemirim e hoje com matriz no estado de São Paulo. Foram discutidos os aspectos da importância de uma gestão de transporte bem organizada para atender e satisfazer seus clientes e ao mesmo tempo reduzir gastos desnecessários. Além disso, foram analisadas as práticas de logística integrada, com a atuação em 20 estados brasileiros, além da importância que a empresa dá à sustentabilidade, investindo em veículos menos poluentes e adotando práticas que minimizem a agressão ao meio ambiente.

Palavras-chave: gerenciamento, logística, sustentabilidade

ABSTRACT

This study presents topics related to transportation management, integrated logistics and sustainable development, practiced by the Itapemirim highway company, with a foundation in the city of Cachoeiro de Itapemirim and now headquartered in the state of São Paulo. The importance of well-organized transport management to meet and satisfy customers and at the same time reduce unnecessary costs was discussed. In addition, we analyzed the integrated logistics practices, with operations in 20 Brazilian states, besides the importance that the company gives to sustainability, investing in less polluting vehicles and adopting practices that minimize aggression to the environment.

Keywords: management, logistics, sustainability

Sumário

INTRODUÇÃO        5

1.        Breve histórico        6

1.1.        Porte e tipo de negócio da empresa        6

1.2.        Principais produtos e/ou serviços        7

1.3.        Principais concorrentes        8

2.1.        Indicadores de desempenho        9

2.2.        Gestão de custos        9

2.3.        Gestão de riscos        10

2.4.        Questão ambiental na gestão de transporte        11

3.        Logística integrada: produção e comércio        11

3.1.        Gerenciamento da cadeia de suprimento        11

3.2.        Gestão de produção        12

3.3.        Sistemas de produção e arranjo físico        12

4.        Desenvolvimento sustentável        13

5.        Conclusão        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo sobre a empresa Viação Itapemirim. A empresa foi criada pelo empresário Camilo Cola no dia 04 de julho do ano de 1953, no município de Cachoeiro de Itapemirim, ES. Iniciou-se com cerca de 70 funcionários e 16 ônibus, porém limitou-se apenas em viagens no estado do Espírito Santo. A partir de 1954, Camilo Cola aumenta sua frota com 22 ônibus e começa a fazer viagens interestaduais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Constatou-se que um importante passo para o desenvolvimento da empresa, considerada nos anos 80 a maior empresa de viação da América Latina, foi a criação da de sua própria fábrica, a Tecnobus, chegando a fabricar um ônibus por dia. A importância dada ao empresário à logística da empresa, bem como sua área de atuação foram determinantes para o avanço da empresa, além de trabalhar fortemente com o marketing de seus desenvolvimentos, como o Tribus 3 e Tribus 4, nos anos 90.

Com a preocupação de serem tomadas novas medidas sustentáveis, a empresa preocupou-se em desenvolver formas de redução de emissão de CO2, a partir de sua frota ecológica em seus ônibus, diminuindo, assim, cerca de 80% da emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento global, além disso, a empresa realizou o plantio de 6 milhões de árvores ao longo dos anos.

Ao longo dos anos, os administradores da empresa tiveram a missão e visão de desenvolver uma empresa capaz de atender seus clientes com o máximo de qualidade possível, além de estabelecer bom relacionamento com parceiros e colaboradores, com ênfase na valorização de seu recurso humano e mão de obra qualificada.

O presente estudo visa analisar os aspectos relacionados ao gerenciamento de transporte, logística integrada e desenvolvimento sustentável presente na empresa. Desse modo, foram colhidas informações sobre os indicadores de desempenho, gestão de custos e riscos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (355.3 Kb)   docx (200.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com