TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Exames: Projeto Integrador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  1.160 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Em um mundo globalizado favorecendo a chegada de novas empresas, tornando o mercado de produtos e serviços cada vez mais competitivos, faz com que as empresas busquem cada vez mais por alternativas que as mantenham firmes neste mercado.

Na maioria das vezes, a opção escolhida pelos gestores, é a captação de recursos que financiem seus projetos. Visando aumentar a produção, investem na automatização dos processos produtivos, na aquisição de novos equipamentos, ou até mesmo na diversificação dos seus produtos e conseqüentemente na busca por novos mercados e consumidores.

Várias são as formas de se captar recursos dentro do Sistema Financeiro Nacional, podendo este ser feito através do BNDES, das Instituições financeiras, Mercado de capital dentre outras, cabendo à empresa definir qual das opções melhor se aplica a sua necessidade.

Porém, captar recursos não é algo simples, requer uma análise profunda sobre a empresa e o projeto a ser financiado, envolve fatores como: O produto ou serviço oferecido, mercado de atuação, a distribuição logística, qualidade, os custos envolvidos e principalmente a capacidade de gerir lucros. Pois ninguém aplica capital em algo, sem ter a certeza de que este retornará.

Visando demonstrar como ocorre este processo, é que se fez necessário a montagem deste trabalho, que a princípio aponta o cenário de uma empresa de médio porte na tentativa de conseguir um financiamento para ampliação do seu negócio.

Para isso, ela apresenta um projeto de estruturação, apontando onde serão aplicadas as mudanças que farão deste um investimento viável.

CAPÍTULO 1

1.1 Histórico

A Brasquim Indústria Química Brasileira foi fundada em março de 2006, na cidade de Osasco com o objetivo de produzir e comercializar saneantes domissanitários, que são substâncias destinadas à higienização e desinfecção dos ambientes, utilizadas nas indústrias químicas na fabricação de produtos de limpeza.

Sua história começou com a amizade de dois homens que sem medo investiram em um sonho. Tiveram como alicerce a experiência e idéias inovadoras, além da coragem para ousar e a flexibilidade para vencer os desafios do mercado.

O comprometimento com os seus clientes, primando oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis e a pontualidade na entrega tem feito da Brasquim uma empresa reconhecida e respeitada dentro do ramo.

Outro diferencial que tem favorecido para sua crescente atuação no mercado deve-se a preocupação que ela tem com a preservação do meio ambiente. Pensando nisso, a Brasquim fabrica produtos biodegradáveis e faz pesquisas constantes na busca por alternativas que não prejudiquem a natureza.

A Brasquim também conta com fornecedores qualificados e profissionais capacitados para elaboração de seus principais produtos. Visando o seu crescimento, ela investe incessantemente em pesquisas, com o objetivo de ampliar suas instalações, aperfeiçoar seus processos para melhor atender seus clientes.

1.2 Objetivo Social

Desenvolver e industrializar e comercializar substâncias químicas para o setor químico industrial de produtos de limpeza, oferecendo produtos de qualidade, primando sempre pela ética em nossos relacionamentos, contribuir para o desenvolvimento e crescimento social e econômico do país, assim como pela responsabilidade social, promovendo a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

1.3 Quadro Societário

O Quadro societário da Brasquim é composto por dois sócios: José Spinoza, engenheiro químico formado pela UNICAMP e Manuel Martins Novaes, administrador com MBA em gestão financeira.

Através de um contrato os sócios iniciaram suas atividades com um capital inicial de R$ 100.00,00, divididos em cem quotas no valor de R$ 1.000,00.

Desta forma, ambos se obrigaram a unir esforços e recursos para atingir fins comuns; com o objetivo de introduzir no mercado um novo conceito de produtos de limpeza, a fim de atribuir os valores adquiridos ao longo dos anos, e buscar melhoramento de seus serviços através de muita dedicação e eficiência para conseguir a credibilidade com seus clientes.

1.4 Infra Estrutura

A Brasquim conta com uma equipe composta por mais de vinte profissionais diretos e indiretos envolvidos em seus processos administrativos, comercial, produtivo e de pesquisas, distribuídos em uma área total de 1.000 m² sendo 800 m² de área fabril e 200 m² reservados aos escritórios. A empresa ainda conta com mais de 1.500 m² de pátio utilizado para carga e descarga de matérias primas e produtos acabados.

1.5 Produtos

1.5.1 Ácido Sulfônico

A Brasquim trabalha no processo de manipulação de produtos químicos, sendo o seu principal produto o Ácido Sulfônico, o tensoativo mais utilizado no mercado mundial. Sua formulação é empregada em diversos tipos de detergentes líquidos, pastas e detergentes para lavar roupas (líquido e pó), sua função é facilitar a remoção de sujeiras e gorduras de qualquer superfície.

1.5.2 Shampoo

Aproveitando-se da fabricação da matéria prima utilizada na produção de produtos de higienização, a Brasquim fabrica e comercializa também o Shampoo para limpeza de tanques, destinado às empresas especializadas no transporte de outros agentes químicos, sua fórmula concentrada elimina qualquer resíduo, desinfetando e esterilizando todo o local.

1.6 Processo Produtivo

O processo produtivo da Brasquim inicia-se a partir da solicitação dos clientes em adquirir um dos seus produtos e encerram-se com o produto acabado no estoque.

Em uma descrição mais clara; quando um cliente solicita um produto a um representante comercial, o mesmo elabora um pedido de compra e o encaminha ao departamento de vendas que se encarrega de levá-lo ao departamento de produção para dar início ao processo produtivo. Após isso, verifica-se no estoque se há ou não quantidade suficiente de matéria prima para iniciar a produção.

Quando há matéria prima suficiente, inicia-se o processo de fabricação dos produtos, quando não, o supervisor da produção encaminha ao departamento compras uma solicitação de compra da matéria prima a ser utilizada e aguarda a sua entrega.

Com a mercadoria em estoque,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com