TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador - CBC

Casos: Projeto Integrador - CBC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2014  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

LEDA CORDEIRO

Matrícula: 201001003721

Turma: 9007

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Rio de Janeiro

13 de setembro de 2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7

6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Na década de 70 bastava ter um produto com qualidade mínima e que tivesse um preço acessível, para a empresa ser um sucesso.

A concorrência no contexto dos mercados em geral era fraca, era simples e fácil liderar com um mínimo de competência, era possível gerir uma grande empresa somente com os conceitos básicos da administração de empresas.

Neste cenário, dos anos 70, a CBC foi criada pela união de dois homens de negócios, Cláudio e Marcel, um com a arte de administrar e o outro com a técnica de fazer. Dessa união surgiu uma pequena confecção de roupas, que rapidamente conseguiu destaque no mercado da moda, atendendo a crianças, jovens e adultos, transformando-se numa grande empresa, dando muitos empregos. Com os recursos limitados, contrataram pessoal suficiente para trabalhar na produção, Cláudio encarregava-se das funções comerciais e administrativas, enquanto Marcel incumbia-se de todos os problemas da produção.

Era uma administração fechada, tradicional, com planejamento estratégico, mas sem nenhuma visão, pois para eles, só havia o presente, eles não se prepararam para os imprevistos, não tinham uma estratégia armada para problemas futuros, nem pensaram em preparar sucessores. Quando o Diretor-Presidente teve que se afastar por motivos de doença, a empresa ficou em desequilíbrio, os Diretores não se sentiam capazes de tomar decisões.

Com o inicio da abertura dos mercados e o advento da globalização, na década de 80, a competição que já vinha crescendo cada vez mais, deu um salto. Não bastava se preocupar com os concorrentes regionais, ou mesmo com os produtores de nível nacional, agora produtores de lugares longínquos tais como China e Tailândia também estavam no páreo. Cada vez mais empresas foram sendo capazes de oferecer produtos de qualidade, ao contrário da CBC que recebia agora muitas reclamações de seus clientes quanto à modelagem e padronagem desatualizadas, e quanto aos preços, julgados excessivamente elevados. Agora era necessário investir mais em gestão e administração de empresas, eram necessários novos processos, era necessário oferecer algo mais ao cliente.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O planejamento adotado pela CBC é o Planejamento Estratégico, houve a realização de um trabalho para elaboração do Planejamento Estratégico para a empresa, a identificação dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças foi feita pelos próprios sócios, pois de início era um pequeno negócio, e ao longo do tempo passando para uma sociedade anônima reavaliaram o plano estratégico, mapearam a situação atual da empresa, fazendo uma nova análise do ambiente geral (suas necessidades, oportunidades, etc.) e do ambiente tarefa (clientes, fornecedores, concorrentes, etc.), para a empresa continuar operando com eficácia e eficiência, pois a realidade da CBC mudara, a empresa cresceu, o volume de produção também cresceu, e com isso o ambiente geral e o ambiente de tarefa mudaram, mas continuaram com a filosofia de planejamento conservador (identificando deficiências e problemas internos, não explorando as oportunidades ambientais futuras), conservando as práticas atuais vigentes, visto que a situação da empresa era muito boa e o mercado estável, o nível de incerteza era muito pequeno, só fizeram uns reajustes no plano estratégico .

O planejamento estratégico da CBC é orientado para o futuro, seu horizonte de tempo é o longo prazo.

Os objetivos e metas da CBC são estratégicos ou globais, são os mais amplos do negócio (lucratividade, participação no mercado, imagem, retorno do investimento) e foram definidos levando em conta as limitações da empresa (qualitativos e quantitativos), obedecendo a prazos previstos no planejamento, e são analisados constantemente, visando mensurar desempenho x investimento e verificar se o cronograma está sendo cumprido. Só assim era possível identificar as dificuldades e prováveis falhas, possibilitando mudança de estratégia caso fosse necessária.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

A administração da CBC era baseada na Teoria Clássica de Administração, na unidade do comando, na autoridade e na responsabilidade. A empresa como sistema fechado, e a partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente.

Centralização das atividades vitais da organização, isto é, concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com