TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicados A Gestão De RH

Dissertações: Projeto Interdisciplinar Aplicados A Gestão De RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  3.840 Palavras (16 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 16

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO

À GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

São Caetano do Sul - SP

2013

RESUMO

Com as diversas mudanças climáticas ocorrendo no mundo as pessoas começam a se preocupar cada dia mais com o meio ambiente no qual vivem, e criam diversas soluções para suas ações terem um impacto menor no meio ambiente, e as empresas se tornam mais cobradas para aderirem aos novos padrões e leis respeitando ao meio ambiente. Por isso, neste trabalho temos como objetivo implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa A Chocolate & Cia, uma distribuidora e atacado de chocolates com grande diversidade de marcas, localizada em São Caetano do Sul, no bairro Barcelona. Pensando em ter como consequência um lucro maior, pesquisamos um sistema que gere melhor resultado para a empresa e tenha menor custo.

SUMÁRIO

1. Introdução 5

2. Contextualização da Pesquisa 6

3. FundamentaçãoTeórica 8

4. Análise e Interpretação dos dados. (Diagnóstico Estratégico) 13

5. Desenvolvimento e Implantação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) 15

6. Resultados 17

1. Introdução

Neste trabalhamos, pesquisamos a empresa A Chocolate & CIA, uma distribuidora e atacado de chocolates com grande diversidade de marcas, localizada em São Caetano do Sul, no bairro Barcelona.

Após quatro anos de Inauguração da sede em São Caetano do Sul, a organização se viu em queda, por esse motivo foi vendida para os proprietários atuais, onde a empresa ganhou fortes investimentos, cresceu muito e aproximadamente três anos depois foi aberta a 2ª unidade e um ano depois a 3ª unidade e recentemente a 4ª unidade.

Sempre buscando ser excelência na revenda de chocolates, doces e demais produtos através da ideia de fazer o cliente sair sempre feliz e satisfeito, mantendo a equipe motivada a todo o momento para que o fluxo corporativo gere melhores resultados para todas as partes.

2. Contextualização da pesquisa

Em um mercado globalizado se tem aumentado a concorrência e a necessidade de as empresas buscarem uma vantagem, um diferencial. E a única forma de se criar um diferencial é pesquisando os concorrentes.

Pesquisamos em empresas como Garoto e Nestlé algumas iniciativas para sustentabilidade dos dois. Na empresa Garoto verificamos iniciativas sociais e ambientais, como projeto Sala de Leitura, Aulas de culinária, Reciclagem de óleo de cozinha, 100% da água tratada, reduzindo o consumo de energia e programa cuidar e vencendo através do esporte entre outras.

E na empresa Nestlé se tem iniciativas como Programa Jovens Nutricionistas, a água e os objetivos de desenvolvimento do milênio, desenvolvimento rural e a Fundação Nestlé Brasil dança e projeto comida de escola, além de doações e patrocínios.

E as duas empresas possuem grande investimento no marketing, com filiais pelo Brasil todo, sendo elas as produtoras de seu chocolate, diferentemente da nossa empresa.

Nos comparando com essas grandes multinacionais, ficamos em baixa em alguns dados. Para verificarmos nosso posicionamento no mercado realizamos pesquisas a fim de verificar quais os pontos fortes e fracos da empresa e as ameaças e oportunidades existente no mercado para analisar a possível consequência da implantação do SGA. Para realizar essa pesquisa, usamos a ferramenta Análise SWOT, "uma ferramenta utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a companhia", explica Mayara Chaves da Revista Administradores.

Análise SWOT

Internos Forças Fraquezas

1.Liberdade de criatividade para/com os funcionários.

2.Já foi a 3 maior distribuidora de chocolates do Brasil.

3.O nome é muito conceituado no mercado.

4.Oferece cursos para os clientes.

5.Atendimento diferenciado (delivery) 1. Ficou estagnada, no sentido evolutivo, por alguns anos.

2.Não há muito investimento no marketing.

Externos Oportunidades Ameaças

1.Há grande público que compra esse produto/produto comum.

2. Crescimento do segmento de produção de chocolates.

3.Inovações nesse mercado/fatores tecnológicos. 1.Concorrência: já existem muitos produtos similares no mercado.

2.Escassez da matéria-prima, podendo gerar o aumento do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com