TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado A Gestão De Recursos Humanos II

Ensaios: Projeto Interdisciplinar Aplicado A Gestão De Recursos Humanos II. Pesquise 837.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  3.293 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância polo Recife

Superior de Tecnologia em gestão em Recursos Humanos

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Processos Gerenciais

Tutor distância: Ademir Cavalheiro Leite

Tutor presencial: Sidney Santana

Nomes dos acadêmicos RA:

Adriana Silva 429769

Bianca Daniela de Lima Andrade 417199

Eduarda Maria da Silva 8114706337

Erica Maria da Silva Santos 407049

Flavia Michelly de Mendonça 414657

Janeide Almeida dos santos da silva 412293

Luciene Maria da silva 448361

P – Quais fatores têm que ser levados em conta no desenvolvimento do plano de ação

LC – O plano de ação é resultado da necessidade de ações executivas que garantam a exequibilidade do planejamento. Este plano tem que estar em consonância com a missão, visão de futuro, objetivos e resultados esperados pela instituição. Assim, as ações estratégicas devem ser trabalhadas para minimizar os aspectos negativos e também para potencializar os aspectos positivos identificados em etapas anteriores. Após a organização em ações macros ou programas, partimos para a identificação das ações mais estratégicas qualificando o processo que deverá apresentar soluções de quando, como e por quem serão executadas, fundamental para dar continuidade aos trabalhos seja por meio de iniciativas institucionais ou de elaboração de projetos específicos. É importante deixar claro que toda instituição pode e deve realizar seu plano de ação, independente do seu porte e da sua complexidade.

Todo esse processo de busca de profissionalização no setor cultural está relacionado à institucionalização e complexificação do campo da cultura, desencadeada a partir da década de 1990, levando à complexidade das organizações culturais contemporâneas, sejam elas públicas, privadas ou da sociedade civil e, ao mesmo tempo, promovendo novas dinâmicas e reflexões sistemáticas sobre o setor. Assim, percebemos um processo de organização e discussão política em torno do campo da cultura, demonstrando que estamos diante de um ambiente profissional e, cada vez mais, exigente com a formação de quem atua como gestor e/ou artista, o que significa voltar um olhar estratégico e sensível ao seu campo de atuação.

Introdução

“O planejamento é uma atribuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificado”. (FRIENDMAN,1960)

O planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende.

O planejamento e as determinações devem ser práticos para garantir continuidade e para haver soluções nas situações propostas como: resultados e soluções.

Existem no planejamento níveis hierárquicos que são: planejamento estratégico, tático e operacional.

2. Tipos de Planejamento

2.1- Planejamento Estratégico

Considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos da empresa. É relacionado com objetivos de longo prazo e com ações estratégicas para alcançá-los. O planejamento consiste em medidas e resultados em longo prazo visando programar estratégias e almejando a vantagem competitiva das organizações e aumentando seu poderio em relação à concorrência.

Conforme CHIAVENATO “É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo”.

2.2 - Planejamento Tático

Sua atuação é em cada área funcional da empresa e compreende os recursos específicos e se desenvolve nos níveis intermediários e seu objetivo é a eficiência nos recursos disponíveis em médio prazo. Constitui ações que impetrem medidas que redundam em retornos de médio prazo objetivando melhorias no produto ou serviço através de doação de novas metodologias e tecnologias restritas a um departamento ou mais.

Segundo CHIAVENATO “O planejamento tático é um conjunto de tomada deliberada sistemática de decisões envolvendo empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e mais baixas e que o planejamento tático está contido no planejamento estratégico”.

2.3- Planejamentos Operacionais

Preocupa-se com o que fazer e como fazer. Está relacionado com a otimização e maximização dos resultados. Medidas imediatistas (curto prazo) visando correções de desvios ou o acompanhamento de processos restritas a setores ou seções.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com