TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TEC EM PROCESSO GERENCIAIS II

Casos: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TEC EM PROCESSO GERENCIAIS II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  1.573 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Processos Gerenciais

“PRODUÇÃO DE RELATÓRIO ELABORADO A PARTIR DAS ETAPAS DA ATPS”

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

Abril/2013

JULIANA CARDOSO BATISTA - RA1299317842

MARIA IZABEL GONÇALVES SCATOLIN - RA6574244165

APARECIDO MÁRCIO BATISTA CERQUEIRA - RA6953491963

DÁRIO DUARTE DASILVA - RA6944446847

LEANDRO JESUS DOS SANTOS - RA6577314094

“PRODUÇÃO DE RELATÓRIO ELABORADO A PARTIR DAS ETAPAS DA ATPS”

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Comportamento Organizacional, no Curso de Processos Gerenciais da Faculdade, turma 1ºA, sob a orientação do Prof.º EAD Tiago Monteiro Veloso e do Tutor Presencial José Carlos Garcia Júnior.

São Bernardo do Campo/SP

Abril/2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta os conceitos nos processos do comportamento organizacional, que ajuda a prever, explicar e compreender o comportamento de cada indivíduo dentro da organização. É importante estudar e compreender o comportamento individual de cada pessoa, pois quando ela pensa apenas nela, surgem conflitos no grupo e todos perdem. O líder tem papel importante na equipe, é ele que vai direcionar o caminho que ela deve seguir para gerar grandes resultados.

Na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado. A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. Pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado. Assim como se pode produzir um produto com eficiência, isto é, rapidamente, com baixos custos, etc., mas que não é adequado, por exemplo, ao contexto e à situação econômica das pessoas. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia. Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizadas com eficácia e com eficiência. PAULO SANDRONI, em 1996, resume bem essa idéia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. Por isso, é necessário que o administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção, as atuais condições de mercado, do que a população está precisando, onde estão os funcionários mais competentes, enfim, aquilo que é essencial para que se produza com eficiência e eficácia.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3

1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL....................................5

1.2 QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E FECHADO.......5

2 PESQUISA SOBRE INOVAÇÃO......................................................................................5

2.1 CONCEITO DE INOVAÇÃO.......................................................................................6

3 RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM (Figura1) COM O TEXTO: TRABALHO DE EQUIPE: UMA VANTAGEM COMPETITIVA...............................................................7

4 PERCEPÇÃO .......................................................................................................................8

4.1 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL...........................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................12

1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho do indivíduo e de seus impactos no ambiente de uma empresa; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seu recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois norteia o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

1.2 QUADRO COMPARATIVO SOBRE SISTEMA ABERTO E FECHADO

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com