TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado

Projeto de pesquisa: Projeto Interdisciplinar Aplicado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora EAD: Profº Carlos Eduardo de Azevedo

Tutora Presencial: Keiliane Garcia

Projeto I

Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado

Lucilene Pereira Costa RA 414632

Danilo J. dos S.Costa RA 407563

José E. Sousa Júnior RA 419466

Maria Felix da Silva RA 414628

Maria de Jesus V. da Silva RA 409187

São Luis/ MA

2013

Lucilene Pereira Costa RA 414632

Danilo J. dos S. Costa RA 407563

José E. Sousa Júnior RA 419466

Maria Felix da Silva RA 414628

Maria de Jesus V. da Silva 409187

Projeto Interdisciplinar Aplicado

Atividade avaliativa: Projeto Interdisciplinar de aprendizagem apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado para a obtenção e atribuição de nota da Atividade prática e supervisionada.

São Luis / MA

2013

INTRODUÇÃO

A empresa Centro de Formação de Condutores Maranata LTDA foi planejada através de estudo de mercado realizado pela equipe de gestores de diversas áreas de atuação, onde se empenharam no sentido de elaborar um projeto que viesse a supri as necessidades dos clientes condutores ou os pré-candidatos a formação condutores, oferecendo a eles conforto e comodidade no ambiente. Mostrando assim o perfil profissional da equipe de trabalho buscando levar ao publico cliente a oportunidade de ser habilitado e estar cociente dos seus direitos e deveres junto aos órgãos competentes.

Identificar ás oportunidades que o mercado oferece e analisando o comportamento interno e externo, em que o concorrente e o consumidor e o reflexo de todo um trabalho em que o CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES MARANATA LTDA se propôs a fazer como forma de padrão de qualidade em serviços prestados aos usuários.

Os diretores do CENTRO DE FORMAÇÃO, procurou da melhor forma de pesquisa diante dos padrões que o conhecimento de mercado, e de todo um processo de infra-estrutura é a base para o sucesso empreendedor.

1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA:

a. Histórico:

A Autoescola Maranata foi construída em 20 de maio de 2005, atuando no ramo de formação de condutores.

Razão Social: Centro de Formação de Condutores Maranata LTDA

Nome Fantasia: Autoescola Maranata

Endereço: A Autoescola Centro de Formação de Condutores Maranata LTDA, está localizada a Rua Mirador Nº 20, Bairro: Mirador, na cidade de São Luís no Estado do Maranhão.

2. Nome do Negócio:

Centro de Formação de Condutores Maranata LTDA.

a .Razão para a escolha do nome:

Trabalhar diretamente com o publico.

b. Nomes e qualificação dos proprietários:

A equipe de Gestão da Autoescola Maranata é diversificada, com experiência e formação de alto nível, assim com a detentora de vasto conhecimento na área.

José Evangelista Sousa Junior - Diretor Geral;

Danilo Costa – Diretor Administrativo;

Maria Felix da Silva – Diretor Financeiro;

Lucile Pereira Costa – Gerente Comercial;

Maria de Jesus Viana da Silva – Equipes de Condutores

organograma:

O organograma é bem simples por se tratar de uma empresa de médio porte.

Figura1: Organograma da Autoescola Maranata

Fonte: Dados primários (2010)

3. Lista detalhada dos pontos fortes e fracos do projeto proposto.

Pontos Fortes: A Autoescola possui muita agilidade o cadastro e registro de cargo horária dos clientes no sistema DETRAN; a Auto Escola possui profundo conhecimento da operacionalização do sistema do DETRAN; a Autoescola estar localizado em ponto estratégico, já que fica próximo ao Centro da Cidade, local de fácil acesso e de muito movimento; a Autoescola possui bom atendimento aos clientes e instrutores, A Auto Escoa possui importantes relações comunitárias e comerciais para se consolidar-se no mercado.

Pontos Fracos: Falta de planejamento para médio e longo prazo; falta de preparação/formação profissional dos colaboradores; conflitos que surgem ente os interesse dos colaboradores, da Autoescola como um todo; falta de compromisso de todos os envolvidos sobre tudo com respeito da responsabilidade e desempenho; situações que prevalece a informalidade e a falta de profissionalismo sem que haja orientação ou acompanhamento e critérios para desenvolvimentos; Autoescola não disponibilidade de recursos financeiros e administrativo para auto financiamento; A Autoescola não possuem sede própria e o proprietário do ponto comercial não permite mudança na estrutura necessária na melhoria do ambiente.

2. Produto/Serviço - nome:

2.1 Produto:

Formação de condutores, capacitar e atualiza candidatos e condutores conscientes de seu papel na sociedade contribuindo para o transito mais ordenado seguro e cidadão.

2.2 Serviço:

Tira carteiras de habilitação.

2.3 Desenho/Layout e fotos dos concorrentes devem ser apresentados (extensão jpeg).

3. Localização do Negócio:

A Autoescola Centro de Formação de Condutores Maranata LTDA necessita de uma localização privilegiada, infla-estrutura com sala de recepção, sala de serviço administrativo, sala dos diretores, sanitário masculino e feminino, sala de ensino teórico e técnico, estacionamento de preferencia área livre que fica situada a A Autoescola Centro de Formação de Condutores Maranata LTDA 3.1 Necessidades de espaço (aproximadas):

Sala de ensino teórico-técnico, (com área de 1,20 mt por aluno que comporte, no mínimo 10 e no máximo de 30 candidatos).

3.2 Tamanhos do negócio:

40 por 30 de área construída.

3.3 Razões/justificativas da escolha:

Por não ter nenhum centro de formação de condutores neste bairro, pela grande demanda de candidatos a procura de um centro de formação de condutores

4. Fundamentos da Empresa:

4.1 Visão:

Ser reconhecida como um dos maiores e melhores centro de condutores de São Luís do Maranhão, com base na eficaz formação do condutor e excelência na qualidade da prestação do serviço.

4.2 Missão:

Formar, capacitar e atualizar a candidatos a condutores, atendendo com qualidade, eficácia, pontualidade e preços competitivos, por meio da valorização dos colaboradores, parceiro e fornecedores

4.3 Valores:

Ética, comprometimento, qualidade e responsabilidade social com essa atitude os proprietário deseja mostrar o a organização pretende alcançar dentro de respectiva de prazo, oferecendo tempo para conseguir os resultados desejados espera assim, poder motivar os parceiro do negocio que se comprometeram com uma visão para que, quando concretizada a visão do negocio, todos estejam satisfeitos com os resultados obtidos.

4.4 Princípios:

O principal compromisso da Autoescola é trazer aos nossos tomadores aquilo que nos propomos fazer em condição de aperfeiçoamento para que seja possível mantermos princípios básicos. Proporcionar aos nossos clientes a busca de melhor satisfazer as suas necessidades. Onde buscamos uma eficácia de gestão dentro da empresa, colocando diante de nossos clientes melhores serviços. Isso que tornamos possível adaptar com os nossos serviços a inovações tecnológica, que traduz a pratica empreendedora coletiva, de ante de um processo conjuntos de clientes; funcionários; fornecedores na busca de soluções. A Autoescola busca com zelo com o processo de valor.

4.5 Objetivos:

É estruturação da Autoescola na proposta de crescimento e expansão da autoescola.

a)-liquidar a frota de veículos da Autoescola

b)-adquirir sede própria com estrutura igual ou superior aos concorrentes;

c)-providenciar corpo profissional de ensino e administrativo, condizente com as norma do DETRAN.

d)-Elaborar planejamento estratégico com detalhado plano de marketing e plano financeiro.

4.6 Fatores Chaves e/ ou Críticos de Sucesso (FCS):

A Autoescola Maranata nasceu de um encontro com os sócios onde dois deles são filhos de empreendedores bem sucedidos, sendo assim juntos em equipe com o objetivo de alcançar seus clientes e trabalhando com Ética, a Autoescola Maranata tem alcançado seus objetivos com muito êxito.

5. Aspectos Técnicos (Análise Interna e Micro Ambiental):

5.1 Análises Interna:

A Autoescola Maranata possui controle financeiro e contábil o que nos leva a está em situação regular com o fisco. Além disso possui informações básicas para tomada de decisões e gerenciamento eficaz da Autoescola.

5.2 Micro-Ambiental:

A Autoescola Maranata está localizada em duas salas de um prédio comercial que possui uma sala de recepção, sala de serviços administrativos, sala dos diretores, sanitário masculino e sanitário feminino, sala de ensino teórico-técnico (com área 1.20 m² por aluno, que comporta, no mínimo 10 e no máximo de 35 candidatos).

a)-Máquinas e equipamentos necessários (tipo, custo, capacidade, situação do fornecimento e outros).

* Dois computadores Positivo no valor 3.500,00, seis GB HD 500GB avista, Americanas.com.br;

* Duas calculadoras CASSIO no valor 7,00, fx. 82 MSa unidade, avista Casa Vidal;

* Duas impressoras multifuncionais HP no valor de 299,00, deskjet 3516 a unidade avista, Americanas.com.br;

* Um roteador MARFIX no valor de 99,00, HBX 500 a unidade avista, Americanas .com.br;

* Um telefone TELMIX no valor de 79,00, 45 RP33 a unidade avista, Americanas.com.br;

* Dois ar condicionados SPRINT valor de 2.198,00, 18.000 BTUS avista, Americanas.co.br;

* Uma cafeteira BRITÂNIA no valor de 229,00, três rotações avista, Americanas.com.br;

* Um retroprojetor Multimídia no valor de 1.099,00, 350L vista, 1

b)-Máquinas administrativas (computadores, servidor, máquina de calcular e outras).

* Um computador POSITIVO no valor de 1.750,00 seis GB, HD 500, avista, Americanas.com.br;

* Um servidor VELOX no valor mensal de 85,00 10 MG avista, Americanas.com.br

* Uma maquina de calcular CASIO CENTIFIC. no valor de 450,00 fx. 102 MS. Americanas.com.br;

6. Oferta e Demanda – pesquisas Quali-Qualitativas (Análise Externa e / ou Macro- Ambiental)

: A Autoescola tem oferecido aos clientes ofertas e preços e forma de pagamento, oferecendo habilitação de carro mais habilitação de moto (A e B) pela metade de preço! De R$ 1.420, por R$ 710, na Autoescola Maranata.

7. Estratégias de Marketing dos concorrentes (Análise Externa: Micro e Macro Ambiental).

Concorrentes são empresas que atende as mesma necessidades de mercado, onde a empresa concorrente busca descobrir em suas característica objetivando o mercado do concorrente, seus pontos fortes e fracos para atender seus tomadores de serviços onde a busca de coletas e dados ou informações monitoradas, buscando os pontos interno e externo dos serviços dos concorrentes, alinhando a sua empresa ao perfil de qualidade.

8. Oportunidades e ameaças (Análise Externa: Micro e Macro Ambiental).

8.1 Analise Externa:

Para podermos avaliar um ambiente externo é necessário avaliar os fatos que mudam a forma de decidirmos como agir. Vários fatores são preponderantes para identificarmos as ameaças externas onde deve ser observado o mercado ou atividade que ofertamos ao publico usuário de como está o mercado, se está estagnado ou em declínio, que ações devemos aplicar ou adaptarmos para um mercado em crescimento. Baseando em formas estratégicas podemos ter fatores preponderantes de adaptações como conhecimento na área, para se manter competitivo, relacionamentos visando uma boa reputação de analise para vê que seus clientes consumidores pensão do seu trabalho. Para avaliar o melhor momento para realizar certos investimentos para não correr o risco de investimento equivocado.

8.2 Micro e Macro Ambiental:

Entende-se como Macro Ambiental de uma empresa o ambiente, que por sua vez consiste no conjunto dos agentes e das formas exteriores ao processo de informações levadas ao público alvo, buscando manter as suas relações com os consumidores.

As empresas de formação de condutores sofrem por não observarem as novas ameaças de mercado, onde as empresas que dão a devida importância a observação e adaptação ao mercado que esta em constante mutação, tendendo a aumentar as possibilidade de se tornarem bem sucedidas. Onde muitas empresas falham por não acreditarem que as mudanças é uma oportunidade para o sucesso empresarial.

9. Principais e Maiores consumidores do produto (Analise Externa/Macro Ambiental).

9.1. Analise Externa: É o conjunto de integração da parte interna e dinâmica relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e destina as atingir com um só objetivo. Onde o sistema organizacional objetiva visionar vários subsistemas.

Referencias Bibliográficas

www.slideshare.net

http://www.trabalhocerto.com

www.ebah.com.br/content

pesquisa geral na internet

...

Baixar como  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »