TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Exames: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

2.3. Estrutura Organizacional

Com a criação da Faculdade de Nutrição em 2004, sua estrutura ficou definida com uma Direção da Faculdade, uma Coordenação de Ensino de Graduação em Nutrição, um Departamento de Alimentos e Nutrição. Mais recentemente foram criadas a Coordenação de Pós- Graduação e a Coordenação de Ensino de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Como órgãos decisórios configuram-se os Colegiados de Curso, Colegiado de Pós- Graduação, Colegiado de Departamento que congrega todos os professores e o Conselho da FANUT, com representação de todas as categorias, que traça as políticas da faculdade. No seu quadro de docentes, lotados no Departamento de Alimentos e Nutrição, a Faculdade possui um total de 38 docentes, sendo 19 doutores, 18 mestres, sendo que entre estes 4 estão concluindo o doutorado, e 1 graduado. Além dos docentes a Faculdade conta ainda com 18 servidores técnicos administrativos e auxiliares. 5 técnicos administrativos atendem na secretaria, 2 são graduados e 3 nível médio. Os outros 13 servidores atendem os diversos laboratórios, são 3 mestres, sendo 1 doutorando, 3 graduados, 4 com nível médio e 2 com ensino fundamental. A capacitação dos docentes e de técnicos associada à inserção dos discentes em atividades de pesquisa e extensão, refletem nos resultados obtidos pelo curso de Nutrição nas avaliações realizadas pelo INEP/MEC, que em 2007 obteve a nota máxima 5,0(cinco) se configurando como um dos melhores cursos da área no país. A Faculdade de Nutrição em 2006 amplia sua área de atuação implantando o curso de Mestrado em Biociências e em 2009, implanta o curso de graduação em Tecnologia de Alimentos com oferta de 60 vagas no período noturno.

2.4. O Curso de Mestrado em Biociências

O Mestrado em Biociências, vinculado à Faculdade de Nutrição e à Coordenação de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, foi criado em 2006, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso em 29/03/2007 (Resolução n° 17/2007) e, no mesmo ano, recomendado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES/MEC (Ofício CTC/CAPES Nº3682002) com conceito 3 e entrou em funcionamento em março de 2008. Está baseado nos laboratórios e serviços mais produtivos dos cursos da área da saúde da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui uma área de concentração, Nutrição, e três linhas de pesquisa: 1) Metabolismo e Transdução de Sinais; 2) Epidemiologia Nutricional; 3) Nutrição, Exercício Físico e Doenças Metabólicas. Os orientadores credenciados no Programa foram admitidos respeitando os critérios de produção científica e atuam em diferentes ramos das Ciências Biológicas e da Saúde, o que confere ao Curso uma característica multidisciplinar.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

21

É objetivo principal do curso a formação de recursos humanos altamente qualificados para o exercício do magistério superior e para as atividades de pesquisa original e relevante na área de nutrição. O Mestrado em Biociências tem se integrado ao Curso de graduação em Nutrição por meio das seguintes atividades de seus docentes e pós-graduandos: ministrando disciplinas regulares, orientando discentes de iniciação científica e estágio em docência. Atendendo a orientação geral da CAPES de prover aos pós-graduandos atividades que auxiliem na sua formação profissional para o exercício do magistério superior, o Curso de Mestrado em Biociências instituiu a obrigatoriedade do Estágio de Docência a todos os pós-graduandos. Em 2009 todos os pós-graduandos realizaram o Estágio em Docência nas disciplinas de Fisiologia, Dietoterapia, Introdução à Alimentação e Nutrição, Avaliação Nutricional e Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica para o Curso de Graduação em Nutrição. Atualmente o curso conta com 31 discentes matriculados e 5 egressos. O corpo docente é formado por 17 docentes permanentes e 4 docentes colaboradores. Avalia-se que a Faculdade de Nutrição, ao longo de sua criação, vem ampliando suas atividades de ensino, pesquisa e extensão permitindo maior participação dos discentes. Essas novas tendências da Faculdade, principalmente frente aos cursos de graduação, exigem reflexão sobre suas metodologias de aprendizagem, a fim de que as experiências vivenciadas pelos discentes integrem cenários de aprendizagem dos cursos de graduação.

2.5. Histórico do Curso de Graduação em Nutrição

O Curso de Nutrição foi implantado através da Resolução CD 74/77 em 30 de dezembro de 1977 na forma de sistema integrado e desenvolvido sob regime de créditos. Foi reconhecido em 01 de dezembro de 1982 pelo Conselho Federal de Educação, tendo como filosofia formar profissionais de perfil generalista com ênfase em saúde pública comprometido com o desenvolvimento regional, habilitado em bacharelado e/ou licenciatura. Em janeiro de 1978 foi realizado o primeiro exame vestibular com 40 vagas, sendo duas entradas semestrais de turmas com 20 discentes. Na metodologia do sistema integrado, o Curso de Nutrição oferecia informações e formação em blocos organizados de conceitos e afirmativas dispostas em uma complexidade crescente e capazes de evidenciar a unidade essencial da ciência da nutrição e alimentação, apesar da multiplicidade de suas abordagens. Dessa forma, o núcleo de interesse no currículo integrado foi definido através de oito Unidades Curriculares integradas, desenvolvidas semestralmente. A partir da formação dos profissionais e obedecendo a lógica da evolução e geração de novos conhecimentos, as avaliações e reformulações foram fazendo-se necessárias para adequação do profissional às novas perspectivas da visão globalizada da saúde, nutrição e alimentação. A partir de 1985, vários eventos e seminários foram realizados em nível nacional e

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

22

local visando à reflexão sobre a formação do profissional nutricionista, culminando na realização de um seminário em 1986 promovido pelo antigo Departamento de Nutrição com o tema Avaliação do Curso de Nutrição onde foi desencadeado o processo de Reestruturação Curricular do Curso de Nutrição e a formação da Comissão de Reestruturação Curricular (CRC) para elaborar um novo Projeto Político Pedagógico que refletisse os anseios de uma filosofia de curso internalizada pela maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com