TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sustentavel

Trabalho Universitário: Projeto Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  4.317 Palavras (18 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 18

Um projeto sustentável

A palavra de quem testou

A matemática Cecília Bugan Conta dois segredos de sua casa ecológica. Fala ainda sobre dois de seus sonhos de consumo “verdes”-eles ficaram de fora do seu projeto original por serem caros demais colocou na ponta do lápis.

Painéis de energia solar do tipo fotovoltaico, capazes de abastecer a casa inteira de luz. Custariam 17,000 reais,no caso de Célia.

Cano de propileno,um plástico mais leve cuja fórmula leva menos petróleo.Sai por 14 reais (com capacidade para 20ml),o dobro do preço do cano comum.

Deixando esses sonhos de fora ela teve a idéia de utilizar seis idéias sustentáveis.

1.Tijolo de solo –cimento

Por que é ecológico: seca ao sol sem precisar ir ao forno a lenha. Numa casa como a de Cecília, a opção por esse tipo poupou a queima de sessenta árvores.O tijolo em feito de argila e restos de material de construção,por isso despensa o forno.

Quanto custa*380 reais (1000tijolos).

Comentários dos especialistas: Vale apena investir no tijolo ecológico. Como dispensa acabamento com massa corrida, na ponta do lápis não onera em nada o orçamento da obra é feito de argila com resto de material de construção.

2.Madeira com certificado de origem

Por que E ecológico: vem com um selo que atesta que a madeira foi extraída sem degradar o solo nem o ambiente de onde foi retirada.

Quanto custa*2.500 reais (o ipê, por metro cúbico) 15%mais caro do que a mesma madeira sem a certifição

Comentários dos especialistas:Sua única diferença para as outras esta no processo de extração.

3.Sistema de energia solar para aquecer a água.

Por que é ecológico: com essa “miniusina” caseira gasta-se 30% menos energia elétrica.

Quanto custa*5000reais.

Comentário dos especialistas: com a economia na conta de luz, o investimento se paga em dois anos.

Uma ressalva: o sistema não dá conta das baixas temperaturas, quando é necessário recorrer ao aquecimento elétrico.

4.Sistema de captação de água de chuva

Por é ecológico: Numa região chuvosa, como90 Sorocaba, a metade da água necessária à família vem desse sistema.

Quanto custa:*2 500reais (para uma casa de 100metros quadrados ).

Comentários dos especialistas: Compensa investir no sistema. Além de ajudar a economizar na conta, E garantia de abastecimento de água para o futuro,quando esse pode se tornar um item mais escasso e caro.

5.Estação Doméstica a de fluorescente

Por que é ecológico: Permite reaproveitar a água para tarefas do dia a dia, como a limpeza da casa (como não fica 100%limpa,deve-se evitar usá-la no banho ou para beber).

Quanto custa:*6 000reais.

Comentários dos especialista: na comparação com o sistema de captação de água da chuva, é mais cara e de uso mais restrito se for escolher entre os dois,fique com o outro.

6.Lâmpada fluorescente

Por que é ecológica: consome 80% menos energia do que uma lâmpada incandescente e dura dez vezes mais.

Quanto custa:*15 reais(a de 20watts) seis vezes mais do que as lâmpadas comuns.

Comentários dos especialistas: compensa por ter vida útil infinitamente mais longa do que a das lâmpadas convencionais a ainda poupar energia.

O resultado final chegou assim:

Projeto Casa ecológica - Ecoloft

Com o objetivo de divulgar práticas mais sustentáveis junto aos clientes e usuários do setor da construção, o escritório Cria Arquitetura desenvolveu o projeto para o Ecoloft na Mostra Campinas Decor 2009.

O espaço de aproximadamente 100m² é uma casa ecológica conceito que incorpora design inteligente, tecnologias verdes, técnicas construtivas e materiais que diminuem significativamente o impacto ambiental causado pelas construções tradicionais e melhora a qualidade de vida cotidiana.

________________________________________

Diretrizes do Projeto

Uma construção de casa ecológica / sustentável deve levar em conta o processo no qual o projeto é concebido, quem vai usar os ambientes, quanto tempo será sua vida útil e se, depois desse tempo, ela poderá servir para outros propósitos ou não.

No caso do Ecoloft, por se tratar de uma construção ecológica que faz parte de uma Mostra de arquitetura, algumas características específicas também tiveram que ser contempladas:

• pouco tempo para execução;

• vida útil de apenas dois meses (duração da exposição);

• caráter didático do espaço (casa ecológica conceito).

Todos estes aspectos levaram a uma demanda por um sistema construtivo rápido, desmontável e que gerasse poucos resíduos. Além disso, a casa ecológica deve apresentar ao visitante um questionamento quanto aos paradigmas da vida contemporânea, hábitos de consumo e o impacto causado por suas escolhas no dia a dia. Afinal uma moradia é tão sustentável, quanto a pessoa que nela habita.

________________________________________

Conceito do projeto

O ECOloft foi concebido como um exemplo de casa ecológica contemporânea e contempla todas as funções de uma residência convencional em um espaço extremamente compacto e versátil.

O projeto utiliza recursos arquitetônicos para reduzir a habitação à sua essência e conseguir a máxima eficiência nos espaços mínimos. Apresenta soluções engenhosas que permitem que a casa, por diminuta que seja, ofereça um lugar para cada uma das funções básicas: descanso, alimentação, trabalho e higiene.

Podemos definir o espaço como simples, aberto e ortogonal; características que facilitam o aproveitamento do espaço e reduzem custos. A ausência de divisões e a escolha de móveis e elementos que se transformam ou se movimentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com