TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propaganda é isso ai!

Por:   •  20/6/2017  •  Resenha  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 7

PROPAGANDA É ISSO AI!

MARTINS Zeca, 1958- Propaganda é isso ai! Um guia para novos anunciantes e futuros publicitários/ Zeca Martins- São Paulo: Saraiva 2010. Apresentação de Roberto Menna Barreto e prefácio de Roberto Duailibi. O livro de Zeca Martins Propaganda é isso ai! Explica passo a passo para empresários, anunciantes, estudantes de comunicação, e donos de pequenas agências publicitárias e nos traz uma visão de como é esse campo de trabalho, de forma divertida, simples, e uma linguagem extremamente didática, baseando-se em experiências vividas. Zeca Martins redator publicitário e graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo. Possui mais de 30 anos de profissão na área, atuando em planejamento estratégico, criação publicitária e em projetos de marketing direto. Zeca começa comentando um pouco da história da propaganda induz que tudo começou quando alguém disse a alguém que tinha algo a oferecer. Também cita o presente que a Segunda Guerra Mundial, apesar dos estragos causados, ela nos trouxe melhorias na comunicação, entre outras.

A empresa comercial e institucional tem a necessidade de vender seus produtos aos seus consumidores ou usando uma língua mais coloquial, seu público alvo ou melhor target group. Cada empresa ou instituição tem seu Target, como ele cita o exemplo do McDonald’s (rede de fast- food) que é direcionado ao público jovem, realizar campanhas publicitarias ao público de terceira idade, não haveria adequação.

Dando sequência Martins fala um pouco sobre as formas de comunicação comercial: o primeiro é a chamada comunicação promocional, que é do mais simples produto aos mais elaborado de forma sedutora, bonita, informativa, que faz a gente sentir a necessidade de adquirir aquele produto. Que se divide em duas categorias: Hard Sell (Informativos de apelos fortes e informações explicitas sobre preço) e o soft sell (comerciais que fazem que o Target imagine que o produto seja aos poucos uma necessidade de compra). E o outro tipo de comunicação é a institucional que passa a ideia de missão, valores e visões da empresa.

Segundo Zeca fala de forma irônica de Marketing: “Marketing é a palavra da moda. Nem todos sabem lá muito bem o que é, mas todo mundo usa” (Saraiva 2010. Pág. 11) Resumindo Marketing é nada mais, que prever qualquer tipo de comportamento do seu Target. Basicamente marketing, se baseia nos estudos dos 4P1 (Produto, Preço, Ponto-de-venda, Propaganda). Zeca cita de um por um como o produto que não é simplesmente um amontoado de matérias-primas que lhe dão forma, o produto vai além, é um objetivo uma promessa. Mas todo produto tem um preço, que é estudado pelos marqueteiros, que varia de segmentação de mercado, isto é, depende de cada Target group. Mas para seu consumidor ter acesso a esse produto e esse preço ele precisa ter um ponto de venda, tecnicamente uma

1 Embora exista muitas outras teorias como 4A,6P, entre outas, os 4P ainda são bastante úteis como ferramenta.

distribuição, seja lá como; através redes varejistas, telemarketing, internet, loja direta..., mas isso só é possível se você conheça esse produto, aí entra a propaganda, que vai lhe informar através dos meios de comunicação2 sobre o produto, assim fechando o ciclo 4P.

Martins descreve que para ser um bom profissional você tem que ter tesão pelo que faz, informação, responsabilidade e ousadia, o que é muito importante nos dias atuais com a concorrência profissional, não basta saber tem que lutar, ter amor pelo que está se fazendo.

Sabemos que toda agência necessita de um cliente, publicitário e tem a plena consciência que o cliente é o rei, como cita Zeca, e que o primeiro passo de relacionamento é o Briefing, que nada mais que é a “expressão da ópera”, um documento que contem a pergunta certa, que traz além das informações do produto, a expectativa do anunciante, estratégia e o objetivo, registro de verbas com os custos envolvidos. Bom briefing e nada menos que um profundo exercício intelectual de um bom sucesso.

Ele também comenta das necessidades de uma agência publicitaria, que coloca à disposição apenas o talento, experiência e criatividade aos seus clientes. É nada mais que uma prestadora de serviços ela estuda o mercado, o perfil sócio econômico e comportamental do público-alvo, que se divide em vários departamentos como administrativo, prospecção e atendimento, planejamento, criação, mídia, produção gráfica, promoção de vendas, pesquisa de mercado, produção eletrônica...

O atendimento é quase o responsável por tudo dentro de uma agência é o responsável por zelar a relação entre “agência x anunciante” em pura harmonia. O atendimento é o maestro da orquestra, é o responsável pelo primeiro contato do cliente com a agência. Conhecer muito bem a agência em que trabalha tem resultados óbvios. É o dever do atendimento saber o que cada setor da agência funciona.

Prospecção é uma garantia de sobrevivência e continuidade de uma agência. Martins explica que o ideal é traçar metas de número de clientes. Pois é muito fácil você perder seu cliente, como por exemplo pisão no tomate um simples erro humano normal, do cotidiano já se torna um motivo para você estar com os dias contados, ou até mesmo a fadiga do material é muito raro o caso de cliente ficarem anos e anos com a mesma agência. Entre outras situações que Martins cita em seu livro.

Mas, e aí, qual é o real problema do meu cliente? Qual é o mesmo real problema do cliente? Aí entra o pessoal do planejamento, que fica responsável por planejar, prever resultados, realizando umas boas pesquisas de mercado. E claro com o briefing bem realizado, e centrado no problema!

No capitulo direcionado somente para criação, Zeca se volta a velha pratica do 1% de inspiração, 2% de sorte e claro 97% de transpiração. Como eu disse não basta ter o conhecimento tem que ter amor pelo que faz. Isso é um conjunto de técnicas, algo que se pode aprender e nada mais. A criatividade, pode ser aprimorada, isto é, quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com