TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de armazenamento e distribuição de cosméticos

Relatório de pesquisa: Prática de armazenamento e distribuição de cosméticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

Boas práticas de armazenamento e distribuição de cosméticos

Eva Cosméticos

Responsável Técnico: Ana Carla Sousa Costa CRF- Ba 1408

1 OBJETIVOS

Garantir a integridade dos produtos armazenados, desde a recepção até a distribuição, produzindo informações qualificadas para uso no monitoramento das atividades operacionais e no controle gerencial.

Assegurar condições satisfatórias de conservação do produto.

Reduzir custos com estocagem.

Eliminar perdas.

Manter níveis de estoque compatíveis com equilíbrio aquisição/estoque/entrega.

Produzir informação.

.

.

.

2 ESTRUTURA FISICA

A localização da distribuidora é de fácil acesso para o recebimento e distribuição dos produtos. Está localizada em um prédi

As instalações e equipamentos estão adequados para a conservação e distribuição de medicamentos. Os dispositivos de monitorização são permanentes.Equipamentos: Termo-Higrômetro digital, Condicionador de Ar...

Piso: O piso é liso, lavável, de fácil higienização, resistente para suportar o peso dos produtos e movimentação dos equipamentos. Tipo de piso: lajotas.

Paredes: As paredes são de cor branca, com tinta látex hospitalar, com pintura lavável, isentas de infiltrações e umidade.

Ventilação: As diferentes áreas possuem aberturas, protegidas por telas milimétricas, que permitem a ventilação dos recintos. Janelas com telas nas sala.

Pé direito: A altura, do piso ao teto, é suficientemente alto para permitir o empilhamento dos produtos e a ventilação do ambiente. Altura do pé direito:

Rede elétrica; Toda rede elétrica possui aterramento e quadro de disjuntores apropriado ao porte das instalações e equipamentos.

Iluminação: A iluminação é adequada ao desenvolvimento das atividades, feita com lâmpadas frias, colocadas no teto.

Sanitários: São 2 sanitários, sem comunicação direta com a área de estocagem. Os ralos dos sanitários são protegidos com telas. Os sanitários possuem toalhas descartáveis, sabonete líquido e lixeiras com tampa. Um dos sanitários, o maior, serve como vestiário para os funcionários.

A área física está dividida em:

a) Área de recepção.

b) área administrativa.

c) área de separação/expedição.

d) área de estocagem/armazenamento.

e) área de segregação.

f) Sanitários.

g) ....

(ANEXO 1).

3 RECEPÇÃO

A área de recepção está montada de modo a proteger as remessas. A área de recepção é separada da área de armazenamento.

As remessas são examinadas durante a recepção para verificar se os conteúdos não estão danificados e se a remessa corresponde à encomenda. Utilizamos um procedimento operacional padrão. (ANEXO 2 )

4 ESTOCAGEM / ARMAZENAMENTO

Os medicamentos são estocados em local distinto e nas condições especificadas pelo fabricante, para evitar a sua deterioração pela luz, umidade ou temperatura. Utilizamos um procedimento operacional padrão. (ANEXO 3)

5 TEMPERATURA / UMIDADE

A temperatura e a umidade são diariamente monitorizadas e registradas.Os registros são regularmente analisados. Utilizamos uma tabela de anotação afixada ao lado do termômetro. (ANEXO 4 )

O controle é adequado para manter todas as partes da área de armazenamento dentro do intervalo de temperaturas especificado.

6 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

As instalações estão sempre limpas e sem detritos, poeiras e agentes infestantes, e são adotadas precauções quanto à entrada de insetos e roedores. Na parte superior das divisórias, estão colocadas telas de proteção que impedem a entrada de insetos, mas permitem a circulação de ar. A limpeza geral é realizada uma vez por semana por funcionário especifico para esta tarefa, e o material de limpeza é armazenado em local separado. Utilizamos um procedimento operacional padrão. (ANEXO 5)

7 SEPARAÇÃO / EXPEDIÇÃO

Existe um sistema de rotação dos estoques (primeiro a entrar, primeiro a sair), sujeito a verificações periódicas e freqüentes.

Os produtos com o prazo de validade a dois meses do seu término, ou com esse prazo já ultrapassado, são separados, em local apropriado (área de segregação) e não são vendidos ou fornecidos, mas imediatamente devolvidos ao fornecedor. (ANEXO 9)

8 SEGREGAÇÃO

Os medicamentos cuja embalagem tenha sido danificada ou relativamente aos quais haja suspeita de contaminação são retirados do estoque e colocados na área de segregação. Utilizamos um procedimento operacional padrão. (ANEXO 6 )

9 PESSOAL

O Farmacêutico Responsável técnico assegura que o sistema de qualidade seja concretizado e mantido. O farmacêutico é devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Farmácia do RS.

Os funcionários envolvidos no armazenamento de medicamentos receberam treinamento por parte do responsável técnico, inclusive instruções de higiene relevantes às suas atividades, além de motivação para manutenção dos padrões de qualidade. Todos os funcionários realizaram exames médicos, em casos de suspeita ou confirmação de enfermidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com