TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas De Gestão

Ensaios: Práticas De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

A Petrobras Distribuidora foi criada no dia 12 de novembro de 1971, subsidiária da Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras, que passou a atuar na comercialização e distribuição de derivados do petróleo para todo o Brasil.

Devido ao enorme desenvolvimento da Petrobras Distribuidora como empresa, em 1974, no terceiro ano de vida, a Companhia assumiu o posto de maior distribuidora de derivados do petróleo do país, exercendo sua função em caráter estritamente competitivo - em condições de igualdade com as demais distribuidoras e superando concorrentes nacionais e estrangeiras.

Subordinada ao Ministério de Minas e Energia e classificando-se entre as entidades de administração indireta do Governo Federal, a Petrobras Distribuidora tem por objetivo, além da distribuição, do comércio e da industrialização de produtos de petróleo e derivados, atividades de importação e exportação.

A posição de liderança no setor se mantém até hoje e pode ser confirmada através da considerável estrutura construída pela Petrobras Distribuidora. Hoje, são cerca de 7.500 postos de serviços, constituindo a maior e única rede de postos presente em todo o território nacional. Além de mais de 10 mil grandes clientes entre indústrias, termoelétricas, companhias de aviação e frota de veículos leves e pesados.

Atenta a novas oportunidades de negócios, a Petrobras Distribuidora vem desenvolvendo parcerias para a implantação de unidades térmicas a gás natural para fornecimento de energia elétrica, bem como programas destinados aos clientes visando a otimização do uso dos produtos da Companhia, privilegiando os aspectos de economia de energia, preservação do meio ambiente e segurança industrial. Uma estrutura elaborada com o intuito de construir um sistema em volta do petróleo

A Petrobras Distribuidora orgulha-se de estar presente em todo o território nacional, marcando com pioneirismo sua trajetória de sucessos e constante apoio à integração social do Brasil. Baseada neste fato, a Petrobras Distribuidora entra no século XXI investindo em pesquisas e projetos científicos de tecnologia primordialmente nacional. No Brasil, foi a primeira companhia a utilizar bombas eletrônicas para abastecimento e a comercializar álcool hidratado e gás natural como combustíveis automotivos; e também a primeira a fornecer óleos combustíveis ultra viscosos, reduzindo expressivamente os custos nas indústrias. A Companhia ainda foi a primeira a lançar no Brasil o óleo classe SJ, o Lubrax SJ, o Lubrax SL, um óleo de última geração, em simultaneidade com os Estados Unidos, além do primeiro lubrificante para motores a álcool, o Lubrax Álcool, a Gasolina Supra o Extra Diesel, lubrificante ecológico, além de várias outras ações comerciais pioneiras.

Missão da Petrobras Distribuidora

Distribuir, industrializar e comercializar derivados de petróleo e seus correlatos com competitividade, rentabilidade e responsabilidade social e ambiental.

Visão de futuro da Petrobras Distribuidora para 2030

Ser líder no mercado de distribuição de derivados de petróleo e biocombustíveis, integrada na cadeia logística e a preferida pelos nossos públicos de interesse.

Valores da Petrobras Distribuidora

Na busca de sua Missão e Visão de Futuro, a Petrobras Distribuidora deverá agir e ser orientada de acordo com alguns princípios básicos que serão compartilhados pelos membros da Companhia.

Sistema de Gestão Integrada

A Petrobras Distribuidora iniciou em abril de 2000 o projeto Sistema de Gestão Integrada na Cadeia de Distribuição – SGI BR, para certificar as unidades operacionais da Companhia.

O SGI é um conjunto de práticas inter-relacionadas que atendem aos requisitos das seguintes normas:

• NBR ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade

Objetivo: Sistema de gestão com abordagem por processos para atendimento a requisitos dos clientes.

• NBR ISO 14001:2004 – Sistema de Gestão Ambiental

Objetivo: Sistema de gestão ambiental que leva em conta requisitos legais, requisitos próprios, aspectos e impactos ambientais significativos, permitindo controlar os riscos de acidentes ambientais.

• OHSAS 18001:2007 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

Objetivo: Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional que leva em conta requisitos legais, requisitos próprios, perigos e danos, permitindo controlar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

A certificação do SGI demonstra o comprometimento da companhia em desenvolver, industrializar, comercializar, distribuir produtos e prestar serviços com qualidade, respeitando o meio ambiente e zelando pela saúde e segurança da sua força de trabalho e parceiros.

Valorizar o capital humano da Petrobras Distribuidora é a principal atividade da área de Recursos Humanos da Companhia.

A Petrobras Distribuidora acredita que a função de uma empresa não se resume a dar lucro e emprego, pagar impostos e cumprir as leis. Por isso, todos os procedimentos de informação e segurança foram revisados em seu Plano Estratégico, assim como foram reavaliados todos os programas de treinamento do pessoal envolvido. A Petrobras Distribuidora é uma das empresas brasileiras que mais valoriza o seu capital humano. E faz isso porque sabe que é impossível alcançar seus resultados financeiros, de produtividade, de tecnologia, sem valorizar as pessoas que nela trabalham.

A missão da política de Recursos Humanos da Companhia tem como foco principal assegurar um sistema de gestão de RH que valorize o potencial humano e gere ambiência organizacional favorável à motivação das pessoas, levando-as a contribuírem e se comprometerem com a excelência do desempenho e dos resultados organizacionais.

É nesse sentido que a área de Recursos Humanos da Companhia atua, sempre trabalhando para valorizar, desenvolver e reter os seus talentos. A Petrobras Distribuidora oferece oportunidades de progressão na carreira, remuneração nos padrões do mercado, benefícios educacionais, plano de saúde, além de ser uma empresa mundialmente reconhecida pela qualificação de seu corpo técnico.

Petrobras Distribuidora considera que só existe qualidade ou padrão de excelência com uma intensa política de segurança, de proteção do meio ambiente e saúde de seus empregados.

Desde medidas preventivas até o treinamento dos transportes de combustíveis para casos de acidente, todas as ações mostram preocupação com segurança, proteção, do meio ambiente e saúde dos empregados.

Nas bases, terminais e fábricas, são contínuos os investimentos para aperfeiçoar e reforçar os sistemas de segurança e de proteção. Nos postos de serviços também são realizados, frequentemente, treinamentos com os frentistas, para torná-los capazes de reagir a uma emergência.

...

Baixar como  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »