TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Comparativo Tga

Exames: Quadro Comparativo Tga. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 2

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS

Teoria Principais estudiosos Principais idéias Como o homem (trabalhador) era considerado Exemplo de utilização nos dias atuais

Administração Cientifica Frederick Taylor, Carl Barth, Franck e Lilian Gilbert, Hanington emerson, Henry Gant e Hugo musterberg Divisão de funções dos trabalhadores, desenvolver as tarefas de modo inteligente, elevando o nivel de produtividade, em menos tempo e custos. O operário era tratado como uma máquina, passivo e desencorajado a tomar iniciativas. Industrias automobislisticas.

Teoria Clássica Henri Fayol Em fatizar a estrutura organizacional, separando a administração das demais funções. Os trabalhadores eram manipulados através de incentivos materiais e salariais, com excesso de comando e responsabilidade. MC Donalds

Teoria das Relações Humanas Roethsberger e Willian Dickson, Howthorne e Elton Mayo Ênfase nos aspectos emocionais Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e autorealização. Google

Teoria Neoclássica Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C. Davis, Louis allen e George Terris. Ênfase nas práticas administrativas, resultados e objetivos, atribuindo 4 funções: PLANEJAR, ORGANIZAR, DIREÇÃO E CONTROLE. Homem organizacional e administrativo, racional e social voltado para o alcance de seus objetivos individuais e organizacionais. As grandes organizações.

Modelo Burocrático Max Weber, James Burnham Eficiência, detalhando antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas devem ser feitas. O funcionário ewra visto como uma peça de máquina esperando-se dele comportamento formal, e estandartizado, comprindo com exatidão as tarefas que lhes estão sendo destinadas. Emprego fixo e regular. Bancos.

Teoria Estruturalista Etzioni e Richard Hall Novo conceito de estrutura, preocupação com o "Todo" e com o relacionamento das partes dentro da organização e com outras organizações Homem organizacional. Empresas que estimulam a criatividade e o relacionamento entre as pessoas, como as empresas jornalísticas e de publicidade.

Teoria Comportamental Hebert Alexander Simon, Chester Bernard, Douglas MC Gregor Grande ênfase nas pessoas, preocupação com os comportamento organizacional e os processos de trabalho. Há uma preocupação em analisar o trablhador, a fim de se compreender o comportamento humano e utilizar a motivação para melhorar a qualidade de vida nas organizações. Ex: Empresas que possuem executivos, trabalhadores de criação e de produção. Onde o RH deve compreender as necessidades de cada área.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional Leland Breadford Mudar a cultura organizacional de forma planejada. Exerce seu papel social dentro da organização, contando com sua vivencia particular, seu passado pessoal, definindo seu papel em relação a organização. Empresa de jornalismo.

Tecnologia da Informação

Teoria Matemática

Teoria de Sistemas

Teoria da Contingência

Estratégia Organizacional

Nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com