TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a economia?

Tese: Qual é a economia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Tese  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Questões para preparação prévia, com base em pesquisa de internet, na bibliografia do curso (básica e complementar), e/ou em livros sobre o assunto na biblioteca da ESAMC:

a) O que é Economia? Por que é considerada uma ciência?

R: Segundo o 1º vídeo disponibilizado pelo professor, economia é a Administração de uma unidade habitacional, ela é considerada uma ciência, pois estuda como os indivíduos e a sociedade aloca os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços fazendo assim que se possa distribui-los a toda sociedade.

b) Explique o funcionamento do Sistema Econômico Simplificado (Fluxo Circular da Renda), diferenciando o lado real do lado monetário da economia.

R: O lado real, a “Família” é detentora dos fatores de produção, fornecendo eles as “Indústrias”, que produzem bens e serviços, estes que são fornecidos as famílias, tendo assim um fluxo de fornecimento, o lado monetário, as indústrias pagam pelos fatores de produção às famílias e com esse dinheiro as famílias pagam pelos bens e serviços produzidos pelas Indústrias, a junção desses dois lados é o Fluxo Circular de Renda.

c) Explique o conceito de Custo de Oportunidade e como funciona a Curva de Possibilidades de Produção.

R: Custo de Oportunidade é a quantidade de tempo que deixa de se usufruir para que se possa produzir um bem ou serviço, a curva de possibilidades de produção funciona como um meio de se exemplificar por um gráfico várias possibilidades de produção de bens e serviços quaisquer.

d) Defina e diferencie Macroeconomia e Microeconomia. Dê exemplos práticos de acontecimentos no campo macroeconômico e no campo microeconômico.

R: A macroeconomia estuda a economia em geral, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio, já a microeconomia analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço, estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço.

Exemplo de macroeconomia: A preocupação com a taxa de juros que ultimamente andam aumentando.

Exemplo de microeconomia: Alguém deixa de comprar certo produto por que está caro, e opta por um produto que tenha uma semelhança com o mais caro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com