TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o gerenciamento financeiro e orçamentário?

Projeto de pesquisa: Qual é o gerenciamento financeiro e orçamentário?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Essa ATPS consiste num Roteiro de Estudos práticos sobre análise dos riscos e impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas da inflação, sobre os temas tratados em sala de aula, com foco na análise de investimentos potencializando o conhecimento em elaborar o controle administrativo financeiro de uma organização. Iremos entender conceitos sobre administração financeira e orçamentária e aprender a escolher os investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro. Vamos conhecer a relação entre o risco e o retorno, quanto maior risco que o investidor aceita correr, maior é a expectativa do retorno sobre o investimento realizado.

Ao final desse estudo a equipe saberá como avaliar e conduzir obstáculos financeiros nas organizações.

ETAPA 1

Aula-tema: O que é Administração Financeira e Orçamentária. Tipos de Negócios.

Esta atividade é importante para que você entenda os principais conceitos da administração financeira e orçamentária e aprenda a escolher os investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro, sempre auferindo os melhores resultados.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Pesquisar individualmente na internet e na biblioteca informações pertinentes sobre planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda. A seguir acessar os links com alguns artigos referentes aos temas:

1. Ler o artigo dos autores Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz. Fundamentos básicos da Administração Financeira. Disponível em: -< https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U >. Acesso em: 28 abr. 2013.

2. Ler o artigo publicado em Congresso pela universidade Federal do Mato Grosso do Sul elaborado pelos autores Renata Gama, Guimaro Moura e Osmar Francisco de Oliveira. Disponível em: < https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM > Acesso em: 28 abr. 2013.

3. Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

De acordo com Groppelli e Nikbakht (2012, p.08) “A meta de um administrador é maximizar o valor da empresa ou de suas ações. Para isso deve-se investir nos projetos que tenham o melhor balanceamento entre risco e retorno”

Quando o investidor define que a ação de uma aplicação deve ser descontada 6% e a outra 12 %, definimos que entre as duas rendas estimada, aquela que possui a data de resgate antecipada deve ter a menor taxa de desconto e quanto maior for o risco percebido, maior devera ser a taxa de desconto. Se as taxas de juros do mercado subir, a taxa de desconto devera subir também. O risco pode diminuir por causa das perspectivas favoráveis como previsão de queda das taxas de juros e inflação ou por situações econômicas estáveis, mas os descontos de retornos futuro são aplicados devido à incerteza no decorrer do prazo estipulado.

Passo 2 (Equipe)

Anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração da introdutória do relatório.

Passo 3 (Equipe)

Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados no passo anterior, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo e redigir um resumo geral contendo suas análises. Esse resumo servirá de base para a elaboração do Passo 4.

Nota da autora: O grupo tem autonomia para acrescentar informações de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos científicos obtidos em fontes confiáveis. Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas), no final do trabalho.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar em equipe, com base no resultado das leituras realizadas pelos integrantes do grupo, um relatório com no máximo duas páginas.

Podemos definir a administração financeira orçamentária como a arte e ou ciência de administrar fundos de investimentos com o intuito de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados da cadeia.

A administração financeira e orçamentária está presente em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, neste caso é possível avaliar isoladamente um departamento em questão e após o todo. Possui ainda as principais funções abaixo também de forma isolada e maximizada:

• Analisar, planejamento e controle financeiro;

• Tomada de decisões de investimentos;

• Tomada de decisões de financiamentos;

Para efetuar as análises acima são utilizados alguns demonstrativos onde estarão descritos

as realidades do processo:

• Demonstração do Resultado do Exercício

• Fluxo de Caixa

• Balanço Patrimonial

O fluxo de caixa é um dos principais demonstrativos financeiros por mostrar as entradas e saídas diárias que o setor ou o macro da empresa esta gerando.

Em cada modelo de negócio a abordagem da administração financeira pode ser diferente, isso dependerá dos objetivos e da amplitude de retorno que se deseja alcançar. Mesmo com esta diferença a administração destes dois pontos na empresa é de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.

Atualmente, com a grande competitividade do mercado e com as grandes mudanças no ambiente econômico a figura do administrador financeiro tornou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com